img

VARIEDADES

Segunda edição estadual do Enchefs está com inscrições abertas até 27 de maio em Santa Catarina

Publicado em 24/05/2022

Segunda edição estadual do Enchefs está com inscrições abertas até 27 de maio em Santa Catarina

Santa Catarina realizará, pela segunda vez, a etapa estadual do Festival Enchefs, evento que indica representantes para o prêmio nacional Dólmã ? o Oscar da gastronomia brasileira.


A edição catarinense é uma iniciativa da Embaixadora do Festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora da edição de 2019 e participante da primeira edição do reality “Mestre do Sabor”.

O prêmio Dólmã está na sua 8ª edição e as disputas em Santa Catarina contarão com eliminatórias regionais nas unidades do Senac de Florianópolis, Joinville, Concórdia, Blumenau e Criciúma, entre os dias 6 e 14 de junho. Este ano, serão contempladas as categorias profissional para cozinha, com duas vagas, e profissional de coquetelaria, com uma posição. 

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site: https://www.janeteborges.com.br/enchefs-sc, até o dia 27 de maio, com valor de R$38,50. A etapa estadual, com os finalistas da regional, ocorrerá dia 27 de junho, na Faculdade Senac Florianópolis. Já a final nacional será em Macapá (AP), no mês de agosto. 

 "O Festival Enchefs é uma oportunidade única de vivenciar o melhor da gastronomia catarinense. Como Embaixadora e organizadora da etapa estadual tenho muito orgulho de dizer que nossos profissionais – tanto de cozinha quanto de coquetelaria, estão entre os melhores do país. O objetivo do Festival vai muito além de trazer um prato para disputa. Tem a ver com se conectar com a cultura local, explorar ao máximo o saber e sabores do nosso estado e compartilhar esse conhecimento com outros profissionais.”, afirma Janete.

Um dos critérios de avaliação é a relevância regional que o prato ou o coquetel tem para Santa Catarina. "Trabalhar a regionalidade de Santa Catarina em um prato ou um coquetel, é valorizar a nossa biodiversidade, os saberes e fazeres locais, respeitar a sazonalidade do ingrediente, conhecer quem produz e como produz o que consumimos e buscar aí, nesses conhecimentos, a inspiração para as receitas. É trazer "ao palco” ingredientes e produtos locais esquecidos, pouco conhecidos ou em risco de desaparecer e mostrar que ali tem valor, que ali tem outras formas de se utilizar e consumir. Tudo isso faz parte de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo que pode ter a gastronomia como um dos elementos estratégicos para a mudança”, analisa Nathália Bernardinetti, Analista de Projetos Educacionais do Senac SC, responsável pelo Observatório da Gastronomia.
 
Além de ser sede das etapas regionais e estadual, o Senac Santa Catarina é o maior apoiador do evento e traz a expertise dos profissionais para auxiliar nas competições. "Este evento é de grande relevância, pois estamos associando a marca Senac com o evento mais importante da gastronomia nacional, e por meio dele, temos a oportunidade de mostrar nossa expertise e profissionalismo.

Os competidores do Festival Enchefs/SC representam alguns dos melhores profissionais do nosso estado. Os critérios de avaliação foram inspirados nas Competições Senac, que valem vaga para World Skills, uma das maiores competições de educação profissional do mundo. Além disso, o comitê avaliador possui grande competência técnica para atender esta demanda”, pontua Felipe Martins, Analista Educacional de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Senac SC. 

Além do Senac SC, são apoiadores: Observatório da Gastronomia SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação, Convention e Visitor Bureau de Florianópolis e Sebrae.





Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

28/06 | Economia
Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.

Festival de Inverno: Concurso fotográfico irá premiar a melhor foto do frio em São Joaquim na Serra Catarinense

28/06 | Regional
Os fotógrafos residentes em São Joaquim deverão expor 03 fotos cada, mostrando as belezas naturais que o frio proporciona na fantástica cidade da neve.

Memorial do Centro Educacional Menino Jesus apresenta cartilha e documentário sobre implantação de Plano Museológico

28/06 | Comunidade
O Plano Museológico, assim como o plano estratégico de uma empresa, é a ferramenta para organizar a gestão do museu e tem a duração de 10 anos, quando ele será reavaliado.

Salão Náutico Marina Itajaí recebe diversos modelos de lanchas de luxo entre os dias 7 e 10 de julho

28/06 | Geral
Visitantes poderão conhecer de perto embarcações que fazem sucesso no Brasil e exterior durante o maior evento náutico do sul do Brasil, o Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorre de 7 a 10 de julho.

Estética in Sul reúne mais de 5 mil pessoas durante três dias de evento em Florianópolis

28/06 | Geral
Maior evento de estética, saúde e bem-estar de Santa Catarina recebeu palestrantes de renome para congressos e workshops no CentroSul

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

28/06 | Variedades
O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Hora de conhecer uma nova geração de startups na final do Arena CELTA em Florianópolis

28/06 | Tecnologia
Finalistas apresentarão suas propostas para um grupo de investidores em evento a partir das 13h30, no Sapiens Parque, em Florianópolis

Pedro Silva expõe Retrospectiva no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis

28/06 | Cultura
O artista plástico paulistano radicado em Nova Iorque estará nos dias 02 e 03 de julho em Florianópolis, apresentando um compilado de suas criações entre os anos de 1999 e 2022. A curadoria da exposição está sob os cuidados de Paty Koerich

UFSC, Casan e Fapesc investem em pesquisas que beneficiarão a Lagoa da Conceição

28/06 | Comunidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irão investir cerca de R$ 3,2 milhões em pesquisas que beneficiam a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

77 quilos de maconha são interceptados pela PRF a caminho de Florianópolis

28/06 | Policia
Dezenas de tabletes de droga ocupavam grande parte de automóvel abordado na BR 101

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

28/06 | Cultura
As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Prefeitura de Florianópolis e sindicato selam acordo definido pela Justiça pelo fim da greve

28/06 | Cidades
A compensação de faltas ficará a cargo do judiciário.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade