img



COMUNIDADE

(A)Gentes do Riso se preparam para plantões virtuais e presenciais em 2022

Publicado em 03/02/2022


Vanessa Soares
(A)Gentes do Riso se preparam para plantões virtuais e presenciais em 2022

(A)Gentes do Riso




Completando 11 anos de ações artísticas junto ao Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), as palhaças e palhaços do projeto (A)Gentes do Riso iniciarão seus plantões semanais de modo virtual, por meio de videochamadas. Mas, a excêntrica trupe também aguarda ansiosa pelo momento em que voltará à Área de Sol do hospital, presencialmente.

Ao longo dos anos de 2020 e 2021, os (A)Gentes do Riso experimentaram esse modo híbrido de trabalho e descobriram que o riso, além de inspirar e trazer fôlego aos processos de cura, também tem o poder de atravessar telas e máscaras, aproximando afetuosamente as pessoas.

Os atuais protocolos sanitários para a prevenção de contágio da Covid-19 são abraçados pelo grupo. Cuidado redobrado e muita palhaçaria. Por esse motivo, a equipe está preparada para atuar tanto no virtual (em casos de elevado contágio) quanto no presencial (em condições adequadas).

O projeto promovido pela Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis/SC, mantém um treinamento regular de sua equipe visando a potência de um encontro mediado pelo riso em meio a dura rotina de procedimentos e cuidados médicos de uma unidade hospitalar. As palhaças e palhaços atendem a pacientes, acompanhantes e funcionários do HIJG, impulsionados pelo trabalho dos Setores de Psicologia e Pedagogia da instituição.

E, para diminuir as saudades, os plantões voltam a acontecer semanalmente, nas quartas-feiras a tarde (13h30 às 16h30), de fevereiro a abril. Três duplas no virtual e/ou dois trios no presencial, moverão graça, músicas, histórias e magia no HIJG.

Ao total, 12 plantões acontecerão por meio da edição (A)Gentes do Riso – ano 11, projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

“O lúdico é um lugar de permissão em meio a tantas restrições. Depois de 11 anos juntos, focados nesse tipo de ação, sabemos da potência e capacidade de transformação do projeto. Isso já aquece o coração e põe o corpo pra dançar. Haverá mais riso, mais cores e mais sabores. E isso tudo ainda costuma transbordar para fora hospital”, diz Egon Seidler (palhaço Jubi e integrante da equipe de coordenação do projeto).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade