img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Em meio à guerra contra a seca ministra recomenda preces a São Pedro

Publicado em 17/01/2022


Fotos: Mafalda Press
Em meio à guerra contra a seca ministra recomenda preces a São Pedro



Ministra da Agricultura Tereza Cristina esteve em Chapecó, no Oeste do Estado, na quarta- feira 12/1, para avaliação dos prejuízos causados pela estiagem em Santa Catarina.

Nada. Nenhuma promessa de ajuda financeira foi feita pela ministra da Agricultura Tereza Cristina em Chapecó, no Oeste do Estado, na quarta- feira 12/1, durante a visita de avaliação dos prejuízos causados pela estiagem em Santa Catarina.

No lugar de acenar com algum tipo de socorro econômico, ela deu um conselho que deixou os políticos, empresários e jornalistas presentes de boca aberta, sem saber se a ministra falava sério ou se estava fazendo uma brincadeira de mau gosto:– Rezem para São Pedro para ele fazer chover novamente. Temos que dar um puxão de orelhas nele.

Se Tereza Cristina soubesse da realidade enfrentada pelas prefeituras do Extremo Oeste – mais próximas do Rio Grande do Sul – neste terceiro ano de seca, entenderia que a situação da região é grave e exige mais raciocínio e logística do que fé.

Em Itapiranga, a 704 quilômetros de Florianópolis, por exemplo, desde novembro do ano passado o prédio da prefeitura transformou-se numa espécie de QG (Quartel General) da guerra contra a seca. Uma série de operações precisa ser controlada diariamente, a começar pelo nível do Rio Uruguai.

De lá, onde estão localizadas duas das cinco estações de tratamento de água do município, são retirados boa parte dos 8 milhões de litros captados e tratados diariamente. A operação, segundo o prefeito em exercício Nilo Bourscheid (PT), faz do município de 17 mil habitantes o único da região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) no qual todas as residências, urbanas ou rurais, recebem água encanada.

A manutenção do abastecimento, na verdade, deve-se a um acordo firmado entre as hidrelétricas do Rio Uruguai, a prefeitura de Itapiranga e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), como detalha o engenheiro agrônomo Eusébio Tavares, secretário municipal da Agricultura:

– Hoje, na bacia do Rio Uruguai o objetivo não é gerar energia elétrica e sim manter a vazão mínima – diz, lembrando que o acerto tende a ser renovado na reunião marcada para a terça-feira, 18/1 entre os envolvidos.

Segundo Eusébio, o acordo garante água para captação e atividades econômicas além de assegurar as condições necessárias à travessia das balsas entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. ”As hidrelétricas estão a nosso favor”, garante.

No entanto, basta alguma das barragens ser fechada por qualquer necessidade para que o nível do rio diminua deixando as pedras à vista como aconteceu nesta segunda-feira, 17/1.

A exemplo do que ocorre com as hidrelétricas, o apoio prestado pelo governo do Estado merece aplausos segundo o secretário de Agricultura. E inclusive resultou na criação de uma linha de financiamento para a implantação de cisternas nas propriedades rurais. “Mas os R$ 150 milhões disponíveis são insuficientes para atender todos os atingidos pela estiagem. “Isso é pouco”, assegura o prefeito Nilo. “Tem fila de espera”, complementa, garantindo que o valor seria suficiente para atender apenas os municípios do Extremo Oeste, entre os quais Itapiranga se inclui.

A estiagem cuja gravidade a ministra Tereza Cristina desconhece inclui ainda a retirada de 12 a 15 caminhões diários de água do Rio Uruguai para abastecimento dos chiqueirões e aviários em situação de crise hídrica. Vale dizer que cerca de 60% da receita de Itapiranga vêm da suinocultura e da avicultura

 

Texto: Imara Stallbaum



Em meio à guerra contra a seca ministra recomenda preces a São Pedro




Em meio à guerra contra a seca ministra recomenda preces a São Pedro










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade