img

GERAL

Em meio à guerra contra a seca ministra recomenda preces a São Pedro

Publicado em 17/01/2022

Fotos: Mafalda Press
Em meio à guerra contra a seca ministra recomenda preces a São Pedro

Ministra da Agricultura Tereza Cristina esteve em Chapecó, no Oeste do Estado, na quarta- feira 12/1, para avaliação dos prejuízos causados pela estiagem em Santa Catarina.


Nada. Nenhuma promessa de ajuda financeira foi feita pela ministra da Agricultura Tereza Cristina em Chapecó, no Oeste do Estado, na quarta- feira 12/1, durante a visita de avaliação dos prejuízos causados pela estiagem em Santa Catarina.

No lugar de acenar com algum tipo de socorro econômico, ela deu um conselho que deixou os políticos, empresários e jornalistas presentes de boca aberta, sem saber se a ministra falava sério ou se estava fazendo uma brincadeira de mau gosto:– Rezem para São Pedro para ele fazer chover novamente. Temos que dar um puxão de orelhas nele.

Se Tereza Cristina soubesse da realidade enfrentada pelas prefeituras do Extremo Oeste – mais próximas do Rio Grande do Sul – neste terceiro ano de seca, entenderia que a situação da região é grave e exige mais raciocínio e logística do que fé.

Em Itapiranga, a 704 quilômetros de Florianópolis, por exemplo, desde novembro do ano passado o prédio da prefeitura transformou-se numa espécie de QG (Quartel General) da guerra contra a seca. Uma série de operações precisa ser controlada diariamente, a começar pelo nível do Rio Uruguai.

De lá, onde estão localizadas duas das cinco estações de tratamento de água do município, são retirados boa parte dos 8 milhões de litros captados e tratados diariamente. A operação, segundo o prefeito em exercício Nilo Bourscheid (PT), faz do município de 17 mil habitantes o único da região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) no qual todas as residências, urbanas ou rurais, recebem água encanada.

A manutenção do abastecimento, na verdade, deve-se a um acordo firmado entre as hidrelétricas do Rio Uruguai, a prefeitura de Itapiranga e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), como detalha o engenheiro agrônomo Eusébio Tavares, secretário municipal da Agricultura:

– Hoje, na bacia do Rio Uruguai o objetivo não é gerar energia elétrica e sim manter a vazão mínima – diz, lembrando que o acerto tende a ser renovado na reunião marcada para a terça-feira, 18/1 entre os envolvidos.

Segundo Eusébio, o acordo garante água para captação e atividades econômicas além de assegurar as condições necessárias à travessia das balsas entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. ”As hidrelétricas estão a nosso favor”, garante.

No entanto, basta alguma das barragens ser fechada por qualquer necessidade para que o nível do rio diminua deixando as pedras à vista como aconteceu nesta segunda-feira, 17/1.

A exemplo do que ocorre com as hidrelétricas, o apoio prestado pelo governo do Estado merece aplausos segundo o secretário de Agricultura. E inclusive resultou na criação de uma linha de financiamento para a implantação de cisternas nas propriedades rurais. “Mas os R$ 150 milhões disponíveis são insuficientes para atender todos os atingidos pela estiagem. “Isso é pouco”, assegura o prefeito Nilo. “Tem fila de espera”, complementa, garantindo que o valor seria suficiente para atender apenas os municípios do Extremo Oeste, entre os quais Itapiranga se inclui.

A estiagem cuja gravidade a ministra Tereza Cristina desconhece inclui ainda a retirada de 12 a 15 caminhões diários de água do Rio Uruguai para abastecimento dos chiqueirões e aviários em situação de crise hídrica. Vale dizer que cerca de 60% da receita de Itapiranga vêm da suinocultura e da avicultura

 

Texto: Imara Stallbaum



Em meio à guerra contra a seca ministra recomenda preces a São Pedro




Em meio à guerra contra a seca ministra recomenda preces a São Pedro






Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

28/06 | Economia
Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.

Festival de Inverno: Concurso fotográfico irá premiar a melhor foto do frio em São Joaquim na Serra Catarinense

28/06 | Regional
Os fotógrafos residentes em São Joaquim deverão expor 03 fotos cada, mostrando as belezas naturais que o frio proporciona na fantástica cidade da neve.

Memorial do Centro Educacional Menino Jesus apresenta cartilha e documentário sobre implantação de Plano Museológico

28/06 | Comunidade
O Plano Museológico, assim como o plano estratégico de uma empresa, é a ferramenta para organizar a gestão do museu e tem a duração de 10 anos, quando ele será reavaliado.

Salão Náutico Marina Itajaí recebe diversos modelos de lanchas de luxo entre os dias 7 e 10 de julho

28/06 | Geral
Visitantes poderão conhecer de perto embarcações que fazem sucesso no Brasil e exterior durante o maior evento náutico do sul do Brasil, o Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorre de 7 a 10 de julho.

Estética in Sul reúne mais de 5 mil pessoas durante três dias de evento em Florianópolis

28/06 | Geral
Maior evento de estética, saúde e bem-estar de Santa Catarina recebeu palestrantes de renome para congressos e workshops no CentroSul

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

28/06 | Variedades
O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Hora de conhecer uma nova geração de startups na final do Arena CELTA em Florianópolis

28/06 | Tecnologia
Finalistas apresentarão suas propostas para um grupo de investidores em evento a partir das 13h30, no Sapiens Parque, em Florianópolis

Pedro Silva expõe Retrospectiva no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis

28/06 | Cultura
O artista plástico paulistano radicado em Nova Iorque estará nos dias 02 e 03 de julho em Florianópolis, apresentando um compilado de suas criações entre os anos de 1999 e 2022. A curadoria da exposição está sob os cuidados de Paty Koerich

UFSC, Casan e Fapesc investem em pesquisas que beneficiarão a Lagoa da Conceição

28/06 | Comunidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irão investir cerca de R$ 3,2 milhões em pesquisas que beneficiam a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

77 quilos de maconha são interceptados pela PRF a caminho de Florianópolis

28/06 | Policia
Dezenas de tabletes de droga ocupavam grande parte de automóvel abordado na BR 101

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

28/06 | Cultura
As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Prefeitura de Florianópolis e sindicato selam acordo definido pela Justiça pelo fim da greve

28/06 | Cidades
A compensação de faltas ficará a cargo do judiciário.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade