img

Florianópolis, 26/04/2024




REGIONAL

Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

Publicado em 03/12/2021


Foto: Divulgação
Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

A colheita da maçã é uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo




Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local

Conhecida como a Terra da Maçã, a cidade de Fraiburgo, localizada no Vale dos Imigrantes, está pronta para receber os turistas que, anualmente, são atraídos para a região em busca de conhecer e presenciar a famosa colheita da maçã – responsável por 40% das atividades econômicas do município. 

A abertura será no dia 20 de dezembro e se estenderá até 10 de abril de 2022 (pode sofrer alterações de acordo com as condições da natureza).

De acordo com a diretora de turismo de Fraiburgo, Natália Latrechia, aproximadamente 10 mil pessoas vão ao município para participar da colheita e ter a oportunidade de comer uma fruta diretamente do pé. 

“A maçã é um importante estímulo para o nosso turismo; atraímos pessoas do Nordeste, Sudeste e Sul do país. São cinco meses em que nossa economia é potencializada em mais de 50% por mês, com um consumo expressivo dos setores de hotelaria, restaurantes, postos de combustíveis, artesanato e lojas em geral”, destacou NatáliaEntre os gastos no setor de turismo, representam: alimentação (70,49%), hospedagem (18,40%) e transporte, agências de viagens e outros (11,11%). 

Da colheita da maçã para tantos outros passeios 

Visitar Fraiburgo é uma experiência peculiar e fascinante. Apesar da colheita da maçã ser a atração principal, existe um roteiro com tantas outras opções de entretenimento, que mesclam história, gastronomia e diversão. 

Além dos passeios pelos pomares de maçã, o turista pode visitar as cidades da Rota da Amizade (Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Arroio Trinta, Iomere e Joaçaba).

Ainda tem a Floresta René Frey, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Lago das Araucárias, Cervejaria Holzbier e diversos outros pontos turísticos. 

Dados 

De acordo com o diretor executivo da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã – Moises Lopes de Albuquerque, a safra 2020/21 colhida no estado de Santa Catarina foi de 620 mil toneladas de maçãs.

Os pomares estão concentrados na Serra Catarinense e no Vale dos Imigrantes – este último beneficiará até o final deste ano, cerca de 240 mil toneladas de maçãs (gala e fuji), sendo metade deste volume oriundo de pomares da própria região.

Dentre os principais produtores e embaladores de maçãs de Santa Catarina estão São Joaquim, Fraiburgo, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Videira, Lebon Régis, Monte Carlo e Santa Cecília. 

Entre 5% e 10% deste volume é exportado para diversos países, especialmente, Bangladesh, Índia, Rússia e países da União Europeia. O Brasil inteiro recebe as maçãs de Fraiburgo comercializadas in natura (entre 70% e 75% da produção). Os outros 20% vão para a indústria nacional, visando a fabricação de sucos, desidratados, geleias e outros.


Foto: Rafael Schweitzer
Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

A cidade recebe aproximadamente 10 mil pessoas a cada temporada da colheita









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...