img



SAUDE

Setembro amarelo: Florianópolis promove ações de prevenção ao suicídio com servidores municipais

Publicado em 13/09/2021


Foto: Divulgação
Setembro amarelo: Florianópolis promove ações de prevenção ao suicídio com servidores municipais



Os números reforçam a importância da campanha. No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O mês de setembro foi designado como “Setembro Amarelo” onde as discussões sobre o combate ao suicídio são mais presentes na sociedade e relatam a sua importância.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a um transtorno psiquiátrico como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.  A principal forma de prevenção é o tratamento dessas condições e a conscientização das pessoas.

Diante deste importante período, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realiza ações com servidores municipais sobre o tema.

As ações acontecem de maneira online com rodas de conversas com as equipes de Saúde da Família nos dias 14 e 15 de setembro.

As atividades de educação permanente acontecem ao longo de todo o ano para salientar a aprendizagem sobre o tema. 


O que fazer quando identificar uma pessoa em risco de suicídio: 

Um dos mitos mais comuns sobre esse tema é o de que não se deve perguntar se a pessoa está pensando em se matar porque isso pode induzi-la ao suicídio. Pelo contrário, ao perceber sinais de que a pessoa está pensando em suicídio, o tema deve ser abordado abertamente, porém, com cautela e atitude de acolhimento.

Proporcionar um espaço para falar sobre o sofrimento pelo qual a pessoa está passando, de forma respeitosa e compreensiva, favorece o vínculo, mostrando que nos importamos com ela e que outras saídas são possíveis.

Um dos recursos que podem ser utilizados é ligar gratuitamente, de telefone fixo ou celular, para o número 188 e acessar o Centro de Valorização da Vida (CVV). Também podem ser acessados serviços de saúde (Centros de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial).

Em casos de tentativas de suicídio é importante que as pessoas sejam avaliadas em serviços que ofereçam suporte clínico de urgência (UPA e Emergências Hospitalares).



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade