img

Florianópolis, 26/04/2024




REGIONAL

Agronegócio catarinense marca presença na Expointer no Rio Grande do Sul

Publicado em 06/09/2021


Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Agronegócio catarinense marca presença na Expointer no Rio Grande do Sul



A Expointer 2021, maior feira de agronegócio da América Latina, iniciou no sábado (4 ) e segue até o dia 12 de setembro, na cidade gaúcha de Esteio, e a expectativa é que receba cerca de 25 mil visitantes por dia.

O agronegócio de Santa Catarina estará presente na maior feira do setor da América Latina, a Expointer, que iniciou no último  sábado, 4, e vai até o dia 12, em Esteio (RS).

Mas esta edição traz uma novidade: pela primeira vez em 20 anos, os produtores de Santa Catarina que levarem bovinos para exibição no evento poderão trazê-los de volta ao estado.

A mudança se dá após o Rio Grande do Sul ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação, mesmo status conquistado pelos catarinenses em 2007.

"Esse é um marco histórico para os produtores de Santa Catarina. Muitos pecuaristas já levavam seus animais para a Expointer, inclusive ganhando prêmios importantes, porém não era possível retornar ao estado. Entramos agora em uma nova fase, com nossos vizinhos também reconhecidos como área livre de febre aftosa sem vacinação, e temos certeza de que isso abrirá muitas portas para o agro catarinense", afirma o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

A abertura das fronteiras para o trânsito de animais aumentou ainda mais o interesse dos produtores catarinenses pela Feira. Este ano, são 237 animais de propriedades catarinenses inscritos na Expointer, sendo 77 bovinos, 85 ovinos, 48 equinos e 27 caprinos.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) ressalta que os animais que não forem comercializados na Expointer poderão retornar a Santa Catarina desde que os critérios sanitários para cada espécie sejam obedecidos - garantindo a rastreabilidade e a proteção do agronegócio catarinense.

É importante destacar que os bovinos nascidos em Santa Catarina possuem um brinco de identificação individual, que permite o controle de entrada e saída de cada animal.

"Os produtores devem ficar atentos a algumas questões: os animais devem possuir os exames negativos de brucelose e tuberculose, estar com os brincos de identificação de Santa Catarina e com a Guia de Trânsito Animal (GTA) válida para o retorno ao estado", lembra o diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Torres Severo. Além disso, o veículo de transporte dos animais deve ser lacrado na origem e deslacrado no destino.

Para o setor produtivo, a liberação do trânsito para a maior feira de agronegócio da América Latina traz um incentivo extra para os pecuaristas de Santa Catarina. "Essa medida atende a um pedido dos criadores e facilita o trânsito de animais, dentro das normas de segurança.

A restrição ao retorno dos animais não se justificava mais porque Santa Catarina e Rio Grande do Sul ostentam, agora, o mesmo status sanitário. Evidente que o expositor catarinense, na maioria das vezes, deseja comercializar seus animais na feira, mas quando não vender ou não desejar vender, terá o retorno garantido", ressalta o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo.

Os catarinenses que visitarem a Expointer contam ainda com um ponto de encontro dentro do Parque Assis Brasil. Há 43 anos, Santa Catarina mantém a Casa do Produtor Catarinense, localizada na área central do parque.

 

 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade