img

TURISMO

Ministro do Turismo apresenta aos EUA medidas para ampliar fluxo de turistas americanos no Brasil

Publicado em 06/05/2021

Ministro do Turismo apresenta aos EUA medidas para ampliar fluxo de turistas americanos no Brasil

Entre as propostas discutidas estavam a possibilidade de simplificar a entrada no país, a ampliação de voos diretos e a promoção da segurança turística



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu ontem (5) com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman. Na pauta, estavam a apresentação de propostas para o aumento no número de turistas norte-americanos no Brasil.

Entre elas, a liberação da entrada no país apenas com a carteira de habilitação, a solução de entraves para melhorar a circulação de cruzeiros na costa brasileira, a ampliação de voos diretos e a divulgação de dados sobre a segurança turística nacional.

Durante a conversa, o embaixador dos EUA, Todd Chapman, parabenizou a iniciativa do governo federal da retirada de vistos para os norte-americanos.

Segundo ele, a medida aumentou o interesse desses turistas em visitar o Brasil, já que eles não costumam ir à países que exigem o documento.

Na oportunidade, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, apresentou a intenção do governo brasileiro de permitir a entrada desses turistas no país apenas com a apresentação da carteira de motorista.

Outro assunto discutido foi a solução de entraves para uma melhor circulação de cruzeiros no litoral brasileiro. Segundo Machado Neto, o Ministério do Turismo tem trabalhado para sanar esses impasses. Chapman pontuou, ainda, a necessidade de rever os impostos do segmento. Para ele, os navios não ficam mais tempo no Brasil para não pagar impostos, atracando em outros países.

A segurança turística também foi pauta da reunião entre o ministro e o embaixador americano. Machado Neto destacou que solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública relatórios dos níveis de segurança de alguns destinos brasileiros e afirmou que, assim que tiver retorno da Pasta, irá repassar à Chapman para divulgação nos Estados Unidos, como forma de atrair estes visitantes.

ISENÇÃO DE VISTOS – Entre os meses de junho e dezembro de 2019, o número de turistas norte-americanos no país cresceu 14,8%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Quantitativamente, o EUA foi o país que mais trouxe novos turistas para o território brasileiro nesse período: 34.932 visitantes a mais.

Vigente desde 17 de junho de 2019, a facilitação de vistos é uma demanda histórica dos empresários do setor. Quando o Brasil adotou o visto eletrônico para facilitar a entrada de turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão foi registrado um incremento de 15,73% na chegada de visitantes dessas nacionalidades.

De acordo com o perfil de gastos e permanência desses viajantes, trata-se de um incremento de R$ 450 milhões na economia.

 

*Com informações do Ministério do Turismo


Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







Setor aéreo prevê alta de 12% na oferta de voos no mês de junho

18/06 | Turismo
Em maio, as companhias apresentaram resultados satisfatórios frente à queda nos três meses anteriores

Avaí finaliza preparação para confronto com o Remo

18/06 | Esportes
A partida será no Estádio da Ressacada, às 16h30, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.


Secretaria da Administração promove Drive Thru para arrecadar cobertores em Florianópolis

18/06 | Geral
Serão recolhidos cobertores limpos e em bom estado para serem encaminhados à Rede Laço, coordenada pela primeira-dama Késia Martins. Os cobertores arrecadados serão destinados às assistências sociais dos municípios, privilegiando as cidades mais frias e com maiores índices de vulnerabilidade social.

Receita gerada com exportação dos Cafés do Brasil atinge US$ 357,6 milhões em maio de 2021

18/06 | Economia
Volume físico exportado foi de 2,6 milhões de sacas de 60kg, o que representa uma queda de 20,3% em relação a maio de 2020

Ministério da Defesa apresenta oportunidades para a indústria catarinense

18/06 | Geral
Encontro, promovido pelo Comdefesa, aconteceu em Joinville, nesta quarta-feira (16)