img

Florianópolis, 26/04/2024




TURISMO

Ministro do Turismo apresenta aos EUA medidas para ampliar fluxo de turistas americanos no Brasil

Publicado em 06/05/2021


Ministro do Turismo apresenta aos EUA medidas para ampliar fluxo de turistas americanos no Brasil



Entre as propostas discutidas estavam a possibilidade de simplificar a entrada no país, a ampliação de voos diretos e a promoção da segurança turística

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu ontem (5) com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman. Na pauta, estavam a apresentação de propostas para o aumento no número de turistas norte-americanos no Brasil.

Entre elas, a liberação da entrada no país apenas com a carteira de habilitação, a solução de entraves para melhorar a circulação de cruzeiros na costa brasileira, a ampliação de voos diretos e a divulgação de dados sobre a segurança turística nacional.

Durante a conversa, o embaixador dos EUA, Todd Chapman, parabenizou a iniciativa do governo federal da retirada de vistos para os norte-americanos.

Segundo ele, a medida aumentou o interesse desses turistas em visitar o Brasil, já que eles não costumam ir à países que exigem o documento.

Na oportunidade, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, apresentou a intenção do governo brasileiro de permitir a entrada desses turistas no país apenas com a apresentação da carteira de motorista.

Outro assunto discutido foi a solução de entraves para uma melhor circulação de cruzeiros no litoral brasileiro. Segundo Machado Neto, o Ministério do Turismo tem trabalhado para sanar esses impasses. Chapman pontuou, ainda, a necessidade de rever os impostos do segmento. Para ele, os navios não ficam mais tempo no Brasil para não pagar impostos, atracando em outros países.

A segurança turística também foi pauta da reunião entre o ministro e o embaixador americano. Machado Neto destacou que solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública relatórios dos níveis de segurança de alguns destinos brasileiros e afirmou que, assim que tiver retorno da Pasta, irá repassar à Chapman para divulgação nos Estados Unidos, como forma de atrair estes visitantes.

ISENÇÃO DE VISTOS – Entre os meses de junho e dezembro de 2019, o número de turistas norte-americanos no país cresceu 14,8%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Quantitativamente, o EUA foi o país que mais trouxe novos turistas para o território brasileiro nesse período: 34.932 visitantes a mais.

Vigente desde 17 de junho de 2019, a facilitação de vistos é uma demanda histórica dos empresários do setor. Quando o Brasil adotou o visto eletrônico para facilitar a entrada de turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão foi registrado um incremento de 15,73% na chegada de visitantes dessas nacionalidades.

De acordo com o perfil de gastos e permanência desses viajantes, trata-se de um incremento de R$ 450 milhões na economia.

 

*Com informações do Ministério do Turismo









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade