img

Florianópolis, 26/04/2024




VARIEDADES

Cobrança por produtividade na pandemia pode levar à Síndrome de Burnout

Publicado em 06/05/2021


Fotos: Divulgação
Cobrança por produtividade na pandemia pode levar à Síndrome de Burnout



Confira os cuidados para adotar na rotina de trabalho e evitar o esgotamento físico e mental

Cansaço físico e mental, sensação de improdutividade e dificuldade na realização de atividades criativas são alguns dos sintomas que caracterizam a Síndrome de Burnout, que é o esgotamento profissional decorrente de excesso de carga horária, cobranças e demandas acima do previsto para a realização de determinada tarefa.

Outros fatores que podem contribuir para esse quadro são a ausência de intervalos e períodos de descanso, assédio moral, falta de reconhecimento ou de feedbacks.

O Burnout tem se intensificado durante a pandemia, por conta do isolamento social, pela perda de limite de carga horária e pelas múltiplas tarefas que acabam se sobrepondo umas nas outras: tarefas do lar, acompanhar as atividades dos filhos em casa, lidar com os inconvenientes de não se ter um local de trabalho adequado, entre outros.

A médica psiquiatra Dra. Caroline Kanegusuku , da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), destaca que o Brasil é o país no mundo com mais casos de esgotamento profissional.

“De acordo com Associação Internacional de Manejo do Stress, estima-se que o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout, em torno de 44% da população. Muitos trabalhadores tiveram que se adaptar ao home office e, com isso, veio o desafio de conciliar vida pessoal e profissional em um só lugar, acarretando em sobrecarga por aumento de horas trabalhadas e por redução de equipe de trabalho. O medo da demissão tem levado a cobrança por concentração e produtividade.”, relata a psiquiatra.

Vale lembrar, também, os casos de profissionais de saúde que atuam na linha de frente e demais profissionais de serviços essenciais que estão cada vez mais sobrecarregados pelo estresse e cansaço, além do medo constante de contágio pelo COVID-19. Por isso, a ACP alerta para que as pessoas se atentem aos sintomas e busquem ajuda profissional caso necessário.

“Este cenário crítico pode desencadear exaustão emocional, distanciamento das relações interpessoais e diminuição do sentimento de realização profissional, ou seja, a Síndrome de Burnout. Esta síndrome está associada a desfechos negativos como: depressão, ansiedade e doença coronariana.”, finaliza Caroline Kanegusuku.

7 cuidados para evitar o esgotamento físico e mental pelo excesso de cobração profissional

 1) Estabelecer limites claros entre “trabalho” e “casa” - locais e objetos destinados apenas para finalidades profissionais. Isso ajudará a se desconectar psicologicamente do trabalho no final do dia e entrar novamente no ambiente doméstico para descansar.

2) Estabelecer horários fixos para atender demandas de trabalho.

3) Fazer pequenas pausas para distração, alongamentos ou práticas de meditação

4) Delegar responsabilidades e tarefas sempre que possível

5) Ficar atento aos limites do seu corpo e trocar experiências com os colegas de trabalho

6) Hidratar-se e alimentar-se bem

7)  Reconhecer as vantagens do Home office - ao invés de perder horas no deslocamento, é possível destinar este tempo para passar mais tempo com a família ou uma prática de autocuidado



Cobrança por produtividade na pandemia pode levar à Síndrome de Burnout

Médica psiquiatra Dra. Caroline Kanegusuku , da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP)









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade