img

Florianópolis, 26/04/2024




POLITICA

Câmara Municipal de São José aprova projetos em prol do esporte, lazer, cultura e educação

Publicado em 16/04/2021


Foto: Divulgação CMSJ
Câmara Municipal de São José aprova projetos em prol do esporte, lazer, cultura e educação

As duas matérias seguem para sanção do Executivo para, enfim, tornarem-se leis em São José.




Matérias autorizam Executivo a criar pipódromos e a Feira do Livro

A Câmara Municipal de São José aprovou, nas Sessões Ordinárias desta semana, projetos de lei que visam ampliar o acesso ao lazer, cultura, esporte e educação na cidade. 

O PL nº 020/2021, que autoriza o Executivo a instalar pipódromos na cidade, tem como objetivo criar um local próprio para soltar pipas, que além de proporcionar lazer, ofereça educação quanto às regras de segurança e responsabilidade.

"Num primeiro momento, o intuito é dar segurança a todos e proporcionar lazer para crianças, jovens e adultos", justificou o autor, vereador Marcus Andrade (PL), relatando sua proposição a fim, também, de evitar acidentes envolvendo pedestres e motociclistas com linhas das pipas.

Já o PL nº 014/2021 visa instituir a Feira do Livro, Leitura e Literatura, a cada dois anos, em São José. De acordo com a matéria, o evento começaria em 2021 e seria realizado sempre no mês de setembro e nos anos ímpares.

"Temos, entre os vereadores, alguns educadores que sabem da importância da leitura", frisou a autora, vereadora Alini Castro (MDB), tendo sua fala complementada pela presidente da Casa, Méri Hang (PSD). "Em 2014, a Secretaria Municipal de Educação implantou o projeto 'Hora do conto itinerante', em consonância com a ideia que defendo há anos de que o hábito da leitura vem de casa e depois da unidade de ensino. A educação infantil é fundamental nesse sentido", destacou.

Pipas reforçam tradição cultural

Aprovado em duas discussões, o PL nº 020/2021 reforça a importância de preservar a cultura da pipa em São José. A prática, conforme salientou o vereador André Guesser (PDT), faz parte das tradições açorianas e carece de amparo do Executivo, segundo o parlamentar, para ser realizada com segurança aos brincantes e também aos motoristas, ciclistas e pedestres.

Da mesma forma, o vereador Ruanito da Silva (REPUBLICANOS), relator da matéria, pediu que a lei, ao ser sancionada, não fique apenas no papel. Já os vereadores Cleber Goulart (PSD) e Alexandre Cidade (MDB) enalteceram a importância do projeto.

"A cultura da pipa está presente na nossa realidade e precisamos preservá-la, mas mantendo a segurança. Por isso, cabe ao município oferecer um espaço propício digno de respeito e amparo a essa causa", frisou Cidade.

Feira do Livro e a importância da leitura

Também aprovado, o PL nº 014/2021, que pretende instituir a Feira do Livro, Leitura e Literatura, a cada dois anos, em São José, foi destacado pelos parlamentares durante a semana.

Relator da matéria, o vereador Ruanito da Silva (Republicanos) lamentou que ainda há conhecidos seus que não sabem ler, enquanto o vereador Cryslan de Moraes (NOVO) qualificou a proposta como "causa nobre".

Por sua vez, o vereador André Guesser (PDT) pediu que a Feira do Livro seja anual e não a cada dois anos como prevê o projeto. "Acima de tudo, estamos votando esta matéria de suma importância e temos que cobrar da prefeitura para que execute esta lei", ressaltou.

A próxima Sessão Ordinária acontece na segunda-feira (19) a partir das 16h.



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade