img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Robôs vão interagir no Congresso de Prefeitos que acontece m Florianópolis

Publicado em 19/09/2019


Diego Redel
Robôs vão interagir no Congresso de Prefeitos que acontece m Florianópolis



Robôs irão interagir com o público mostrando funcionalidades para os setores de educação e turismo e demonstrando como essa interação pode ser fácil e agregar valor à experiência humana

Levar inovação e tecnologia através de experiências reais com a participação de dois robôs humanoides será uma das grandes novidades da 17ª edição do Congresso de Prefeitos realizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Snow e o Sanbot, como são chamados, irão interagir com o público mostrando funcionalidades para os setores de educação e turismo.

O objetivo é apresentar essa nova tecnologia, robôs que combinam inteligência artificial e aplicações customizadas, para fazer parte do dia a dia das pessoas e organizações, além de mostrar que robôs de serviço e de assistência vem agregar valor à experiência humana.

De acordo com o diretor da FECAM, Rui Braun, a presença dos robôs no Congresso de Prefeitos será um atrativo especial e tem por objetivo aproximar a administração pública do uso da robótica mostrando aos administradores como o avanço da inteligência artificial impacta positivamente na sociedade.

Segundo o diretor da FECAM, a tecnologia avança rapidamente e a tendência é que robôs sejam utilizados em diversas áreas do serviço público. “Precisamos levar ao conhecimento dos prefeitos, dos nossos gestores públicos em geral, essa tecnologia que, com certeza, terá fortes transformações no futuro dos serviços públicos dos municípios”, comenta.

Os robôs que estarão no Congresso foram criados pela XRobô, uma empresa brasileira que surgiu como startup de sócios com mais de 20 anos atuando em automação e robótica. Em 2012, introduziram no Brasil os primeiros robôs humanoides – (robô cuja aparência global é baseada na aparência do corpo humano, permitindo sua interação com ferramentas e ambientes feitos para uso humano).  Com foco inicial em robótica nos centros de pesquisa e universidades, a startup passou a desenvolver novas plataformas de software para atendimento de diversos setores e na criação de aplicações sob medida para diferentes necessidades do mercado corporativo.

No Congresso, os robôs farão interações em dois espaços. No primeiro espaço, na Praça de Inovação, conexão ao ambiente de convivência da FECAM, um dos robôs interagirá com informações turísticas do Estado.

O Sanbot é um humanoide com cerca de um metro de altura que possui feições que imitam humanos, com braços móveis e câmeras que fazem reconhecimento facial. Suas características são perfeitas para atuação como assistentes de turismo, pois são simpáticos, interativos e despertam grande curiosidade e empatia.

A qualidade número um da Snow é perceber emoções, ou seja, ela reconhece as principais emoções humanas e adapta seu comportamento de acordo com o humor da pessoa que está interagindo com ela, expressando-se através da cor de seus olhos e tom de voz.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade