img

Florianópolis, 27/04/2024




VARIEDADES

Artista exibe videoarte baseada em filme de Wim Wenders nas paredes da Casa Açoriana

Publicado em 23/01/2019


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Artista exibe videoarte baseada em filme de Wim Wenders nas paredes da Casa Açoriana



A artista Leticia Cardoso exibe nesta sexta-feira (25), às 19h, nas paredes da Casa Açoriana, em Santo Antônio de Lisboa, o audiovisual ?Austin ? Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)?.

Ela também distribui gratuitamente, no jardim interno do espaço, a publicação “Rodar o Deserto”, com 42 imagens no formato bloco 14 cm x 60 cm, e cartões postais.

Apesar de serem projetos diferentes, ambos os trabalhos, vídeo e publicações, estão conectados. “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)” foi produzido com a bolsa de residência para artistas Fundação Iberê Camargo/ Blanton Museum of Arts/ University of Texas/Austin 2009-2010.  

Chegou a ser exibido em mostras nacionais, porém as gravações com as imagens originais foram perdidas por completo com um HD da artista. Assim, nasceu “Rodar o Deserto”, projeto de 2018, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle na categoria Artes Visuais, do Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, no qual Letícia recupera o vídeo, que tinha uma versão disponível no Google Art Project, via Vimeo, e algumas imagens que ficaram em e-mails que enviou para outros artistas e amigos. Dessa forma, transformou esse conteúdo em uma série de prints screens, que resultaram no material gráfico, tanto publicação como os postais, e em uma exposição, que ocorreu em outubro do ano passado, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma.

O vídeo “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)”, que deu origem ao trabalho, foi captado com dispositivo móvel (câmera de telefone celular) num trajeto rodoviário entre Austin e Paris no Texas, nos Estados Unidos. Na montagem, a artista se apropria de imagens e diálogos do longa-metragem “Paris, Texas”, de Wim Wenders (1984), que reflete a temática do “sonho americano”.

Letícia Cardoso é natural de Criciúma, graduada em Artes Plásticas na UDESC, mestre em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UFRGS e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da UDESC, onde é atualmente professora colaboradora de pintura. Fundou e coordenou o Arquipélago, espaço de arte contemporânea em Florianópolis, que funcionou entre 2008 e 2010. Trabalhou no Museu Victor Meirelles/IBRAM de 2013 a 2015.

Serviço:

O quê: Lançamento da publicação “Rodar o Deserto” e exibição do vídeo “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)”

Quando: 25/1, 19h

Onde: Casa Açoriana, R. Cônego Serpa, 30 - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis

Quanto: Gratuito









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade