img



CIDADES

Prefeita Adeliana Dal Pont vai a Brasília cobrar soluções para o Contorno Viário

Publicado em 13/05/2018


Divulgação Secom/PMSJ
Prefeita Adeliana Dal Pont vai a Brasília cobrar soluções para o Contorno Viário



Um dos pedidos é que um túnel projetado para o Alto Forquilhas seja alargado para permitir a passagem de veículos

A prefeita Adeliana Dal Pont esteve, nesta quarta-feira (9), em Brasília para participar da reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e Consórcio Autopista Litoral Sul para discutir as obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. O projeto prevê a construção de uma autoestrada de 50 km, entre Biguaçu e Palhoça, com o objetivo de retirar o trânsito pesado da BR 101, da área urbana de São José. A prefeita cobrou mudanças no projeto do Contorno no trecho que corta o município, além de melhorias nos túneis da BR 101 localizados na cidade.

Adeliana criticou o ritmo das obras, que são de responsabilidade da Autopista Litoral Sul. A previsão inicial era concluir o Contorno em 2012, sendo que esse prazo agora foi prorrogado para 2022. A prefeita lembrou que a Autopista explora o pedágio neste trecho da BR 101 e que a região não aguenta mais esperar. “Todas as vezes que fomos chamados, nos colocamos a disposição para ajudar. Agora nossa decepção é que achamos que iríamos discutir as novas etapas da obra e não voltar a debater questões que para nós já estavam resolvidas”, assinalou

A prefeita solicitou ainda alterações no projete de um túnel, localizado no Alto Forquilhas, que precisa ser alargado para permitir o tráfego de veículos, já que hoje a estrutura permite apenas a passagem de pedestres. Adeliana quer evitar o que ocorreu em São José na duplicação da BR 101. “Em março de 2013 eu protocolei aqui na ANTT a situação de túnel localizado no meio da cidade de São José (no bairro Kobrasol), a quarta maior de Santa Catarina, que é uma passagem ridícula. Agora em 2018 estou vendo que com o Contorno será igual”, assinalou.

Para Adeliana Dal Pont, São José é o coração da região metropolitana e o município mais impactado pelo atraso das obras do Contorno. “São José é uma cidade de 100 quilômetros quadrados cortada pela BR 101 e pela Via Expressa. Todo mundo que quer ir para a Capital passa por São José, assim como todo mundo que vai para o Sul do país passa pelo nosso município. O trecho do Contorno em São José não tem nenhum problema para continuar, a Prefeitura não causou nenhuma dificuldade e não aguentamos mais essa indefinição”, afirmou a prefeita.

Durante a reunião, ficou acordada a realização de uma nova reunião, em 30 dias, na Grande Florianópolis, para voltar a discutir o assunto. O objetivo é que a Auto Pista e a ANTT apresentem propostas mais concretas e respostas aos pedidos feitos pelos municípios da região. Além dos prefeitos das cidades envolvidas, o encontro deve ter a participação do Fórum Parlamentar Catarinense e de entidades.

Durante a passagem pela ANTT, Adeliana ainda voltou a pedir melhorias nos túneis da BR 101 que cortam a cidade. Para ela, a prioridade é o túnel do Kobrasol, que só permite o cruzamento em apenas um sentido, além do túnel do Roçado e a passagem de pedestres localizada em frente ao Ceasa.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade