img



COMUNIDADE

FALA São Chico 2024 oferece oficinas de documentários independentes e de impacto

Publicado em 14/06/2024


Daniel Guilhamet
FALA São Chico 2024 oferece oficinas de documentários independentes e de impacto



Estão abertas as inscrições para duas oficinas gratuitas, voltadas a quem quer ingressar no audiovisual ou profissionais da área

A terceira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2024 terá duas oficinas gratuitas para compreender todo o processo que envolve a produção de um documentário, da ideia à distribuição, e as possibilidades de aumentar o potencial social e o alcance de um filme. As atividades serão desenvolvidas no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, Centro Histórico de São Francisco do Sul, no segundo e terceiro dia do Festival.

A Oficina Documentário Independente, com Luciano Burin, na quinta-feira, dia 20, às 14 horas, vai tratar das diversas etapas de produção de uma obra audiovisual documental, desde o desenvolvimento da ideia inicial e o roteiro, passando pela formatação de um projeto para editais, a elaboração do plano de produção e as etapas de produção — filmagem, montagem e finalização —, até o licenciamento e comercialização da obra finalizada.

Luciano Burin, nascido no Rio de Janeiro, é jornalista graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio (2001) e com formação adicional nas áreas de literatura, marketing e produção audiovisual. Diretor e proprietário da Scult Produtora, sediada em Florianópolis desde 2011, dedicada à produção audiovisual de filmes e séries autorais, além de projetos culturais. Atua profissionalmente como escritor, jornalista, produtor cultural e documentarista — na elaboração, direção, roteiro, produção e montagem audiovisual. Na produção audiovisual, destaque para os documentários longa-metragens “Pegadas Salgadas” e “A Pedra e o Farol”, além da produção e direção da primeira temporada da série de televisão “Fabio Gouveia: A Onda é se Divertir”.

A oficina é voltada para pessoas a partir dos 18 anos com interesse em ingressar na produção audiovisual de documentários, e profissionais da área que desejem refletir sobre o processo criativo e prático da produção de documentários.

Na sexta, 21, Carol Marins ministra a Oficina Documentário de Impacto, às 14 horas. O objetivo da oficina é apresentar os principais conceitos sobre a produção de documentários de impacto social, desenvolvendo as etapas de pré-produção, realização, finalização e circulação. Também o papel do documentarista social através da construção de narrativas, gerando impacto e alcançando importantes transformações políticas, ambientais, sociais e de costumes.

Carol Marins, nascida em Caçador-SC, possui mais de 20 anos de experiência nas funções de produção executiva, coordenação e direção de produção em mais de 100 obras publicitárias, institucionais, curtas, longas, séries documentais e programas de TV. Sócia da Calendula Filmes. Diretora de produção do curta “Vãnh gõ tõ Laklãnõ”, sobre o povo Laklãnõ Xokleng, vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas no Festival É Tudo Verdade 2023. Produtora, roteirista e diretora do longa “A Procura dos Vingados”, em finalização.

Inscrições gratuitas no link: www.sympla.com.br/produtor/panvision

O FALA São Chico 2024 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika e Naymovie. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco e Associação Empresarial São Francisco do Sul. Com o apoio da Wana e Full Port e o patrocínio do Grupo Krona e Condor. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

O 3º FALA São Chico será realizado no Centro Histórico de São Francisco do Sul de 19 a 22 de junho. A programação completa, com os filmes em cada sessão e horários das atividades culturais, está disponível no site https://falasaochico.com.br/ e nas redes sociais @falasaochico.



FALA São Chico 2024 oferece oficinas de documentários independentes e de impacto




FALA São Chico 2024 oferece oficinas de documentários independentes e de impacto










Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade