img



GERAL

Tempo firme e seco dá lugar à instabilidade e chuva neste fim de semana em SC

Publicado em 14/06/2024


Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Tempo firme e seco dá lugar à instabilidade e chuva neste fim de semana em SC



De acordo com o departamento de Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), os dias de sol e tempo seco estão contados em Santa Catarina.

O bloqueio atmosférico, que vem sendo responsável por deixar o tempo seco, muda de posição, permitindo que a instabilidade retorne ao estado. As áreas chuvosas se estabelecem entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. 

A partir da noite de sábado,15, volta a chover de forma persistente no norte gaúcho, devido a uma frente semi-estacionária que por alguns momentos se aproxima mais do estado catarinense e em outros recua, mantendo a chuva persistente nestas regiões. 

Em Santa Catarina, a chuva começa em regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, na noite de sábado,15, e ganha força nessas regiões a partir da tarde de domingo,16.

Entre a segunda,17 e a quarta-feira, 19, a instabilidade se posiciona entre o norte gaúcho e a região central catarinense, mantendo a condição para chuva, por alguns momentos de forma mais intensa e acompanhada por temporais, principalmente nas áreas de divisa com o estado vizinho. 

O restante da semana será chuvoso em toda Santa Catarina, confirmando a mudança de padrão atmosférico, com o retorno da chuva para todas as regiões catarinenses e favorecendo também o declínio das temperaturas em todo estado. 

Recomendações para a população

  • No caso de alagamentos e enxurradas, não entre em contato com as águas;
  • Não dirija em locais alagados;
  • Não transite em pontes e pontilhões submersas; 
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
  • Fique atento à rachaduras em paredes e encostas;
  • Fique atento a inclinação de postes, árvores, muros e água vertendo do solo; isso pode indicar risco de deslizamento;
  • Durante temporais, busque local abrigado, fique longe de árvores, placas e outros objetos que possam ser arremessados; na praia, jamais fique na água;

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade