img



COMUNIDADE

Fábrica de Leitores leva aventuras literárias para milhares de crianças em escolas públicas de Santa Catarina

Publicado em 11/06/2024


Divulgação
Fábrica de Leitores leva aventuras literárias para milhares de crianças em escolas públicas de Santa Catarina



Projeto leva arte e educação para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de forma gratuita até agosto deste ano

A Fábrica de Leitores é um projeto realizado pela Marte Cultural, que visa transformar a educação por meio da contação de histórias e do teatro imersivo para as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A iniciativa deve passar por diversas escolas da rede pública do Estado, nas cidades de São José, Nova Veneza, Florianópolis, Joinville, Barra Velha, São Francisco do Sul, Massaranduba, Guaramirim, Luiz Alves, Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

O projeto tem datas confirmadas até o final de agosto deste ano e já tem planos de expandir para outros estados como São Paulo e Ceará. O objetivo do "Fábrica de Leitores" é levar arte para as crianças de forma que elas não apenas assistam apresentações, mas que também criem e participem ativamente, se tornando as protagonistas da narrativa". Esta experiência interativa não só encanta, mas também estimula a criatividade, o pensamento crítico e a expressão pessoal dos alunos, tornando a aprendizagem uma aventura instigante.

"A Fábrica de Leitores não é só um projeto educacional. É uma chance de fazer a diferença na comunidade. Ao alcançar crianças do ensino fundamental, queremos ajudar no desenvolvimento delas, preparando-as para um futuro cheio de aprendizado e crescimento pessoal", declara Tailor Morais, que assina a coordenação geral da proposta.

O teatro imersivo e as aventuras de aprendizagem

Seguindo a metodologia "Aventuras da Aprendizagem", idealizada pela Platô Cultural, o projeto mistura teatro, literatura e pedagogia, além de fazer as histórias ganharem vida. Cada conto é uma jornada repleta de aprendizados, incentivando a criatividade e aprendizado, o pensamento crítico e a expressão pessoal. "Nossa intenção é provocar nos alunos a sensação de que o mundo à sua volta é mágico, lúdico e - principalmente - participativo. É um mundo onde é possível imaginar outras possibilidades e narrativas e que, portanto, pode ser transformado", afirma Francine Kliemann, diretora geral e artística do projeto.

A Fábrica de Leitores é um projeto realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com os incentivos da Celesc, Havan e Bistek. Tem como co-incentivadores a Metalúrgica Spillere e Lunelli. A realização é da Marte Cultural, com a idealização da experiência da Platô Cultural. Para mais informações sobre a "Fábrica de Leitores" e para acompanhar a agenda de apresentações, visite o site oficial do projeto. 

AGENDE-SE

Fábrica de Leitores | Marte Cultural

Quando: abril a agosto de 2024

Onde: Escolas da rede pública de Santa Catarina. Cidades: São José, Nova Veneza, Florianópolis, Joinville, Barra Velha, São Francisco do Sul, Massaranduba, Guaramirim, Luiz Alves, Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

Quanto: gratuito

Mais informações: www.fabricadeleitores.art.br









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade