img



TECNOLOGIA

UniSul firma parceria com ACATE para desenvolvimento de soluções a empresas de tecnologia

Publicado em 28/05/2024


Divulgação
UniSul firma parceria com ACATE para desenvolvimento de soluções a empresas de tecnologia



Programa U-Connect prevê a interação entre estudantes e professores para troca de expertises com ecossistema tecnológico de Santa Catarina

A UniSul, integrante do ecossistema Ânima, assina nesta terça-feira (28/5) um acordo com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). A parceria ocorre via U-Connect, Programa Permanente de Inovação da universidade. O Termo de Cooperação Tecnológica objetiva potencializar a capacidade inovadora de estudantes e professores e oferecer soluções a empresas do Estado. No mesmo dia, será assinado também um convênio de ensino dual entre ACATE e a Ânima. O evento será às 16h, na ACATE Primavera (Rodovia SC 401, Km 4. Bairro Saco Grande, Florianópolis). 

Professor e coordenador de Inovação da UniSul, Eduardo Blanco, explica que o propósito é desenvolver ideias junto a empresas locais, unificando a expertise em pesquisa científica da Ânima/UniSul e o programa de pré-incubação da ACATE. "A iniciativa é acessível a todos os cursos, pois todas as áreas podem ter inovação. Percebemos que poderíamos potencializar o ecossistema de tecnologia catarinense, que hoje é um dos mais importantes do Brasil e da América Latina, com a capacidade empreendedora e inovadora dos nossos estudantes e professores", explica Blanco. 

Após a assinatura do acordo, será aberto um edital permanente para que os alunos se inscrevam. Os selecionados participarão da pré-incubação e, em seguida, terão contato com as 11 verticais de atuação da ACATE para compreender as demandas. A associação reúne 1.600 empresas afiliadas.

"A partir da assinatura do termo, o programa será desenhado com base no mapeamento de ideias e de empreendimentos realizado por nossos alunos e professores. Eles vão cumprir uma série de etapas na pré-incubação até modelar a ideia inicial a ser apresentada. Depois, será o momento de aprimorar as propostas, realizar um filtro, uma pré-seleção que serão levadas à ACATE", afirma. As soluções serão apresentadas à vice-presidência de Talentos da associação para serem aprovadas. A partir daí podem ser firmadas parcerias e os estudantes receberão mentorias de empreendedores e professores. O convênio de ensino dual permitirá que os estudantes consigam ter a experiência na prática, atuando próximos das empresas de tecnologia e conhecendo processos. 

"A parceria é mútua, pois a universidade tem expertise em pesquisa científica que pode ajudar na validação de ideias, algo que muitas startups não têm, por exemplo. Esse conhecimento é essencial para empresas conseguirem apoio, serem aceleradas. Tanto UniSul quanto ACATE serão beneficiadas", explica Blanco. 

Para o professor Anderson Soares, coordenador da grande área de Engenharias da UniSul,  "parcerias como essa, que fomentam a inovação, são fundamentais para os cursos da área de tecnologia, pois criam um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Ao interagir com empresas e instituições de ponta, os alunos têm a oportunidade de enfrentar desafios reais do mercado e estar em contato com inovações tecnológicas. Tais experiências enriquecem o aprendizado, tornando-os mais preparados e competitivos no mercado de trabalho, além de incentivar o espírito empreendedor”.

A Ânima Educação tem experiência no desenvolvimento de projetos que unem pesquisa e extensão tecnológica a fim de promover inovação e impacto em todo país. "Nossos cursos têm professores extremamente qualificados, a maioria doutores, com experiência de mercado. Muitos dos nossos professores são empreendedores, possuem empresas de base tecnológica, e temos alunos que também são empreendedores com capacidade de criação, de solução de problemas e de visão extremamente apurada para as demandas da sociedade", completa o diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves. 

"A ideia do U-Connect é tentar dar o maior apoio possível a essas ideias, para que consigam, de alguma forma, ter a possibilidade de serem inseridas no mercado, de serem reconhecidas ou de virar uma empresa, uma startup. Nós percebemos que ideias existem aos montes, mas há a dificuldade de transformá-las em um projeto consistente. Então, o U-Connect se propõe a colaborar nesse processo", completa Blanco. A iniciativa com a ACATE é a primeira do programa e já há tratativas junto a outros ecossistemas de inovação para novas parcerias.

Sobre a UniSul    

A UniSul está completando 60 anos história e desde 2021 integra o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e nota 4 no Índice Geral de Cursos. A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo, foram 131 projetos realizados por professores e alunos. A UniSul possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira instituição de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.    

Sobre a Ânima Educação   

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 386 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação - parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards - FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade