img

Florianópolis, 30 de agosto de 2024



TECNOLOGIA

Equipe de Chapecó vence Torneio SESI de Robótica em Joinville

Publicado em 20/11/2023


FOTO: FIESC | André Kopsch
Equipe de Chapecó vence Torneio SESI de Robótica em Joinville



West Shark FTC conquistou o 1º lugar no Prêmio de Design

Demonstrando o potencial dos estudantes do Oeste catarinense, a equipe West Shark FTC da escola SESI de Chapecó conquistou o 1º lugar no Prêmio de Design do Torneio SESI de Robótica, que aconteceu recentemente, em Joinville. Chapecó também se destacou na classificação geral do torneio conquistando a 5ª posição do estado. Promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o torneio reuniu 760 competidores de 120 escolas de todo o estado.

Em sua primeira participação na competição, os alunos do Ensino Médio da Escola SESI Chapecó conquistaram o Prêmio de Design, que avalia critérios como mobilidade, criatividade e apresentação que envolvem a eficiência do robô, a performance e evolução. A equipe é composta pelos estudantes Ayrton Junior Lorenzatto, Daniela Satiskuna Amorim Zilio, Everton Soares Rosa, Guilherme Primão Tibola, Raissa Isabelle Meyer e Vinicius Eduardo Rosetto, liderados pelo técnico Jean Parisoto.

Para o técnico da West Shark FTC, Jean Parisoto, “foi muito gratificante estar competindo no torneio contra equipes extremamente qualificadas. A conquista do prêmio Design transparece toda a dedicação dos estudantes em organizar, planejar, projetar, construir o robô e documentar os processos. É uma excelente conquista para a nossa escola, por se tratar de uma modalidade complexa e de grandes desafios técnicos”. O responsável também afirmou que a equipe já está se preparando para os próximos desafios.

A importância da classificação para a escola foi também destacada pela orientadora pedagógica do SESI-SENAI da Regional Oeste, Liane Barreto Ferrari. “Nossa equipe é recente, começamos a participar das competições e da FTC esse ano. Foi uma grande surpresa e alegria conquistarmos o 5º lugar na classificação geral do estado e 1º lugar no prêmio de design do robô.  Ver o engajamento dos alunos, o trabalho em equipe, o quanto que eles aprenderam e se desenvolveram foi muito gratificante. Com certeza é um diferencial de nossa escola poder proporcionar experiencias como essa para os estudantes”, salientou Liane.

FTC

O First Tech Challenge (FTC) é a competição onde os estudantes são desafiados a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança. Segundo a orientadora pedagógica, “nesse momento os estudantes colocam em prática os conceitos aprendidos em aula, além de desenvolver habilidades como networking e gerenciamento de conexões, já que os alunos precisam entrar em contato com empresas para arrecadar patrocinadores, por exemplo”. Dessa forma, o FTC representa um passo importante para o aprendizado dos alunos e pode se tornar um diferencial na vida profissional.

ENSINO DA ROBÓTICA

O ensino da robótica nas escolas do SESI tem o objetivo de fortalecer a educação tecnológica, em especial a abordagem STEAM (anagrama de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês). “No SESI e SENAI, adotamos um modelo de educação dinâmico e inovador”, ressalta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

“A aprendizagem vai além das salas de aula, abraçando a experimentação, a descoberta e o pensamento crítico, preparando os alunos para um futuro repleto de possibilidades e oportunidades”, explica o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. Ele salienta que, por meio de projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, a Escola SESI prepara os estudantes para enfrentar desafios do mundo real, fomentando a curiosidade, a resolução de problemas e a criatividade.

Segundo o coordenador de educação básica da regional Oeste e Extremo-Oeste, Marcio Gonçalves da Rosa, o torneio é um momento em que os alunos aprendem a trabalhar em equipe, aprimorando suas habilidades de colaboração e comunicação. “É um espaço para compartilhar conhecimentos, trocar ideias de projetos e fazer conexões que podem abrir portas para futuras colaborações. É uma celebração do pensamento crítico, resolução de problemas e do futuro da engenharia.”

Além da equipe West Shark FTC, as equipes WEST SHARKS EVOLUTION e WEST SHARKS FUTURE de Chapecó e PINUS VANGUARD de Pinhalzinho, também representaram o Oeste catarinense durante o torneio.



Com informações de DA REDA??O








Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade