img

Florianópolis, 19/04/2024




VARIEDADES

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

Publicado em 28/06/2022


Paulo Luís Cordeiro
Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá



O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Três profissionais (duas chefs de cozinha e uma profissional de coquetelaria) foram escolhidos nesta segunda-feira (27), numa prova que teve como palco a cozinha da Faculdade Senac Florianópolis. Os selecionados irão participar da grande final do Prêmio Dólmã que acontece em agosto em Macapá (AP).

A grande vencedora da categoria cozinha foi Maria do Nascimento Garcia (de Florianópolis), bacharel em gastronomia e professora de cozinha oriental. Tem experiência na área de gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. É chef executiva do Jun Kappo Sushi.

Durante a prova, Maria apresentou o prato “Acalento” e conta que a ideia veio das memórias de infância. “Eu fui criada em uma família numerosa, então para o prato eu pensei no caldo e nas coisas que temos mais acessíveis. Como vivia em uma colônia no Acre, sem energia elétrica, tudo precisava ser fresquinho. Assim, esse prato foi criado em cima dessa memória que eu tenho, por isso se chama “Acalento”, porque tem os sabores, o molho e o caldo que te abraçam”.

Maria trouxe essa lembrança para a regionalidade catarinense, por isso, esteve com pequenos produtores e fornecedores para colocar em um único prato tudo o que representa o estado. O prato conta com carne suína, aipim, porcini (cogumelo que cresce em abundância na Serra Catarinense) e ostra.

O segundo lugar foi para Camila Figueredo (de Joinville), que trouxe um prato pensado a partir do pirão, uma comida afetiva em Santa Catarina. “Esse pirão teve uma pegada mais de um cassoulet e eu trabalhei também com uma junção terra e mar, pois isso representa muito Santa Catarina”. Assim, Camila utilizou o camarão rosa, erva baleeira, farofa com pão de fermentação natural, granulado de linguiça Blumenau e de ova de tainha.

A edição contou também com a categoria coquetelaria, que foi vencida por Carolina Feijó (de Florianópolis). O drink apresentado levou em sua composição vodka envelhecida, licor de maçã, xarope de maracujá e vermouth de pinhão. “Para esse drink eu trouxe os quatro cantos de Santa Catarina: o Sul do estado com a maçã, vinho de Nova Trento, o pinhão da Serra e a vodka de Blumenau. Minha ideia foi trazer todas as culturas para serem degustadas em um único gole”, conta.

Essa foi a segunda vez que o Estado recebeu o Enchefs, uma iniciativa da embaixadora e coordenadora do festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora do concurso de 2019 e participante do reality Mestre do Sabor. Para anete, o nível dos competidores impressionou. “A competição foi bem acirrada e todos os competidores trouxeram muitas técnicas e ingredientes bacanas. Dá para perceber que foi tudo muito bem pensado”, analisa. Além do Senac SC, são apoiadores do Enchefs: Observatório da Gastronomia Senac SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e Sebrae.


Paulo Luís Cordeiro
Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá




Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade