img

VARIEDADES

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

Publicado em 28/06/2022

Paulo Luís Cordeiro
Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital


Três profissionais (duas chefs de cozinha e uma profissional de coquetelaria) foram escolhidos nesta segunda-feira (27), numa prova que teve como palco a cozinha da Faculdade Senac Florianópolis. Os selecionados irão participar da grande final do Prêmio Dólmã que acontece em agosto em Macapá (AP).

A grande vencedora da categoria cozinha foi Maria do Nascimento Garcia (de Florianópolis), bacharel em gastronomia e professora de cozinha oriental. Tem experiência na área de gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. É chef executiva do Jun Kappo Sushi.

Durante a prova, Maria apresentou o prato “Acalento” e conta que a ideia veio das memórias de infância. “Eu fui criada em uma família numerosa, então para o prato eu pensei no caldo e nas coisas que temos mais acessíveis. Como vivia em uma colônia no Acre, sem energia elétrica, tudo precisava ser fresquinho. Assim, esse prato foi criado em cima dessa memória que eu tenho, por isso se chama “Acalento”, porque tem os sabores, o molho e o caldo que te abraçam”.

Maria trouxe essa lembrança para a regionalidade catarinense, por isso, esteve com pequenos produtores e fornecedores para colocar em um único prato tudo o que representa o estado. O prato conta com carne suína, aipim, porcini (cogumelo que cresce em abundância na Serra Catarinense) e ostra.

O segundo lugar foi para Camila Figueredo (de Joinville), que trouxe um prato pensado a partir do pirão, uma comida afetiva em Santa Catarina. “Esse pirão teve uma pegada mais de um cassoulet e eu trabalhei também com uma junção terra e mar, pois isso representa muito Santa Catarina”. Assim, Camila utilizou o camarão rosa, erva baleeira, farofa com pão de fermentação natural, granulado de linguiça Blumenau e de ova de tainha.

A edição contou também com a categoria coquetelaria, que foi vencida por Carolina Feijó (de Florianópolis). O drink apresentado levou em sua composição vodka envelhecida, licor de maçã, xarope de maracujá e vermouth de pinhão. “Para esse drink eu trouxe os quatro cantos de Santa Catarina: o Sul do estado com a maçã, vinho de Nova Trento, o pinhão da Serra e a vodka de Blumenau. Minha ideia foi trazer todas as culturas para serem degustadas em um único gole”, conta.

Essa foi a segunda vez que o Estado recebeu o Enchefs, uma iniciativa da embaixadora e coordenadora do festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora do concurso de 2019 e participante do reality Mestre do Sabor. Para anete, o nível dos competidores impressionou. “A competição foi bem acirrada e todos os competidores trouxeram muitas técnicas e ingredientes bacanas. Dá para perceber que foi tudo muito bem pensado”, analisa. Além do Senac SC, são apoiadores do Enchefs: Observatório da Gastronomia Senac SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e Sebrae.


Paulo Luís Cordeiro
Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá




Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA




Inova+Ação apresenta programação completa deste ano em Florianópolis

09/08 | Tecnologia
Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento terá mais de 11 horas de conteúdo com foco na transformação, network e experiência do cliente

Figueirense empara com o Botafogo/PB e garante classificação para próxima fase

09/08 | Esportes
Figueirense e Botafogo-PB empataram por 1×1 na noite desta segunda-feira (08) no Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Audiência Pública Final do Plano Diretor de Florianópolis tem recorde de participação popular

09/08 | Cidades
O ciclo de audiências públicas da revisão do Plano Diretor chegou ao fim nesta segunda-feira (08), com a Audiência Pública Final, que aconteceu no CentroSul. O evento público que contempla todos os 13 distritos da Capital ouviu moradores e representantes da comunidade em mais uma oportunidade de participação na construção do projeto de lei.

Carregamento com 100 kg de maconha é interceptado pela PRF no sul catarinense

09/08 | Policia
Na tarde desta segunda-feira (8), na BR 101 em Araranguá, policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 100 quilos de maconha durante abordagem a automóvel. 

Tabletes de maconha são apreendidos após perseguição de 25 km na BR-101 em Imbituba

09/08 | Policia
Na madrugada no último sábado (06), em ação conjunta entre PRF e Polícia Militar, foram apreendidos 20 kg de maconha na BR-101, em Imbituba.

Ação conjunta PRF, PM e GAECO apreende drogas, armas e cigarros no oeste de SC

09/08 | Policia
As armas e drogas apreendidas foram encaminhadas à Polícia Federal de Chapecó e os cigarros levados ao depósito da Receita Federal de Chapecó.

A tecnologia Blockchain está mudando o setor de apostas online

09/08 | Tecnologia
Muitas pessoas já ouviram falar da tecnologia blockchain, mas poucas sabem exatamente o que está por trás dela. Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente para a criptomoeda Bitcoin.

Campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022

08/08 | Comunidade
Está dada a largada para mais uma grande mobilização em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil!

Dólar cai para R$ 5,11 e fecha no menor nível em sete semanas

08/08 | Economia
A bolsa de valores subiu quase 2%, impulsionada por ações da Petrobras e pela divulgação de lucros de empresas.

Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana

08/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 9. A passagem de um ciclone extratropical provocará chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste.

CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)

08/08 | Cultura
O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (13 de agosto), no Ribeirão da Ilha, a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

Bar de Florianópolis aposta em chás alcoólicos como tendência da estação

08/08 | Variedades
Leves, porém intensos, os chás alcoólicos são os queridinhos nas grandes metrópoles e no Balako Bar, localizado no Sul da Ilha, conquistam cada vez mais adeptos.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade