img

ECONOMIA

Mais de 1,7 milhão de pessoas pedem demissão nos primeiros meses de 2022

Publicado em 23/05/2022

Divulgação/Assessoria de Imprensa
Mais de 1,7 milhão de pessoas pedem demissão nos primeiros meses de 2022

Santa Catarina é o Estado com maior número de acordos - 24,7%. Na soma entre 2021 e 2022, o total supera os 2,6 milhões de desligamentos a pedido


Pedidos de demissão atingem patamar histórico no Brasil e sobem 70% no primeiro trimestre de 2022. Mais de 1,7 milhão de pessoas deixaram seus empregos nos primeiros meses do ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2021, no mesmo período, foram registrados 1 milhão de desligamentos voluntários.

Na divisão por regiões, o Sul do Brasil representa a maior parcela no número de pedidos de demissão. Primeiro aparece Santa Catarina (24,7%), seguido pelo Paraná (20,5%) e Rio Grande do Sul (19%).

Na soma entre os anos de 2021 e 2022, Santa Catarina registra 2,655 milhões de pedidos de desligamentos, sendo o Estado com maior número de acordos.

Para Erica Castelo, headhunter com atuação global, "este está sendo um movimento mundial e o Brasil agora integra essa onda de demissões voluntárias. A ‘clausura obrigatória’ na pandemia e as mudanças de hábito acabaram por motivar uma reflexão adicional sobre valores pessoais, família, trabalho, e como equilibrar melhor toda essa equação”, analisa a especialista.

Só no mês março, em tod país, foram mais de 603 mil pedidos por parte do próprio funcionário, representando 30% do total de 1,8 milhões de acordos, ou seja, 1 em cada 3 demissões se enquadra no movimento conhecido como a “Grande Renúncia”.

Fevereiro foi o segundo mês com maior número de demissões voluntárias, desde 2020, quando teve início a série histórica de contagem pelo Caged e chegou a 560.272. Janeiro fechou com 544.541 mil pedidos.

Na comparação entre os meses, janeiro de 2022 (544,54 mil) ante 2021 (453,96 mil) representa um aumento de 20%. Fevereiro de 2022 (560,27 mil) e de 2021 (453,56 mil) e alta de 24% e em março a diferença é ainda maior - 2022 (603,1 mil) e 2021 (437,42 mil), subindo 38% no período.

A onda de pedidos de demissão em massa atinge primeiro as áreas de alojamento e alimentação, seguida de atividades administrativas, informação e comunicação e atividades profissionais, científicas e técnicas, chegando a cargos de melhor remuneração e posicionamento no mercado profissional.

“As mudanças expressivas no cenário entre os profissionais mais bem qualificados significam que esse movimento acaba sendo forte na alta renda. A tecnologia, que possibilita o trabalho à distância, ajuda sobretudo nas atividades relacionadas ao lado administrativo dos negócios (incluindo tecnologia, comunicação, pesquisa, etc),– e não as mais operacionais, como por exemplo as atividades de chão de fábrica. Enquanto isso, outros setores, como o de saúde, ainda requerem a presença dos profissionais in loco, o que acaba distanciando seus trabalhadores da opção por modelos de trabalho não presenciais”, analisa a headhunter e advisor de executivos com atuação global.

O que essa mudança interfere no RH das empresas?

Erica Castelo afirma que essa onda de demissões voluntárias aumenta os desafios para o RH. “O setor está sobrecarregado com os impactos da pandemia nos modelos e dinâmica do trabalho e essas demissões acabam por reforçar a importância das estratégias eficazes de engajamento de funcionários, fortalecimento de cultura, e valorização do bem-estar das pessoas dentro das organizações – além das questões salariais, que ficam aquecidas com tantas mudanças. Equilibrar todas essas variáveis virou o grande desafio da área responsável pelas pessoas”.

Em relação aos Estados Unidos, onde essa grande renúncia vem ganhando força, o que muda, inicialmente, na comparação como cenário notado no Brasil, é que no país americano, o governo deu um forte auxílio para trabalhadores de baixa renda e isso afetou muito os setores de hotelaria e restaurantes, assim como no Brasil, mas com maior intensidade.

Por outro lado, em relação aos trabalhadores administrativos, que agora preferem o trabalho remoto, esse movimento atinge de igual maneira os dois países. E complementa: “Nos Estados Unidos vive-se uma fase de pleno emprego. Os salários nunca estiveram tão altos e essa proporção é outro diferencial em relação ao Brasil”, conclui.

Sobre Erica Castelo:

Headhunter, Erica Castelo possui especialização em Design Thinking pela Stanford University Graduate School of Business, MBA em Marketing pela ESPM e formação em Administração pela FGV. É CEO da The Soul Factor, empresa de Executive Search e advisory de carreira, sediada nos EUA com atuação internacional, especializada em encontrar talentos para organizações multinacionais, digitais ou em transformação digital.





Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

28/06 | Economia
Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.

Festival de Inverno: Concurso fotográfico irá premiar a melhor foto do frio em São Joaquim na Serra Catarinense

28/06 | Regional
Os fotógrafos residentes em São Joaquim deverão expor 03 fotos cada, mostrando as belezas naturais que o frio proporciona na fantástica cidade da neve.

Memorial do Centro Educacional Menino Jesus apresenta cartilha e documentário sobre implantação de Plano Museológico

28/06 | Comunidade
O Plano Museológico, assim como o plano estratégico de uma empresa, é a ferramenta para organizar a gestão do museu e tem a duração de 10 anos, quando ele será reavaliado.

Salão Náutico Marina Itajaí recebe diversos modelos de lanchas de luxo entre os dias 7 e 10 de julho

28/06 | Geral
Visitantes poderão conhecer de perto embarcações que fazem sucesso no Brasil e exterior durante o maior evento náutico do sul do Brasil, o Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorre de 7 a 10 de julho.

Estética in Sul reúne mais de 5 mil pessoas durante três dias de evento em Florianópolis

28/06 | Geral
Maior evento de estética, saúde e bem-estar de Santa Catarina recebeu palestrantes de renome para congressos e workshops no CentroSul

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

28/06 | Variedades
O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Hora de conhecer uma nova geração de startups na final do Arena CELTA em Florianópolis

28/06 | Tecnologia
Finalistas apresentarão suas propostas para um grupo de investidores em evento a partir das 13h30, no Sapiens Parque, em Florianópolis

Pedro Silva expõe Retrospectiva no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis

28/06 | Cultura
O artista plástico paulistano radicado em Nova Iorque estará nos dias 02 e 03 de julho em Florianópolis, apresentando um compilado de suas criações entre os anos de 1999 e 2022. A curadoria da exposição está sob os cuidados de Paty Koerich

UFSC, Casan e Fapesc investem em pesquisas que beneficiarão a Lagoa da Conceição

28/06 | Comunidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irão investir cerca de R$ 3,2 milhões em pesquisas que beneficiam a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

77 quilos de maconha são interceptados pela PRF a caminho de Florianópolis

28/06 | Policia
Dezenas de tabletes de droga ocupavam grande parte de automóvel abordado na BR 101

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

28/06 | Cultura
As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Prefeitura de Florianópolis e sindicato selam acordo definido pela Justiça pelo fim da greve

28/06 | Cidades
A compensação de faltas ficará a cargo do judiciário.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade