img

Florianópolis, 20/04/2024




ECONOMIA

Mais de 1,7 milhão de pessoas pedem demissão nos primeiros meses de 2022

Publicado em 23/05/2022


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Mais de 1,7 milhão de pessoas pedem demissão nos primeiros meses de 2022



Santa Catarina é o Estado com maior número de acordos - 24,7%. Na soma entre 2021 e 2022, o total supera os 2,6 milhões de desligamentos a pedido

Pedidos de demissão atingem patamar histórico no Brasil e sobem 70% no primeiro trimestre de 2022. Mais de 1,7 milhão de pessoas deixaram seus empregos nos primeiros meses do ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2021, no mesmo período, foram registrados 1 milhão de desligamentos voluntários.

Na divisão por regiões, o Sul do Brasil representa a maior parcela no número de pedidos de demissão. Primeiro aparece Santa Catarina (24,7%), seguido pelo Paraná (20,5%) e Rio Grande do Sul (19%).

Na soma entre os anos de 2021 e 2022, Santa Catarina registra 2,655 milhões de pedidos de desligamentos, sendo o Estado com maior número de acordos.

Para Erica Castelo, headhunter com atuação global, "este está sendo um movimento mundial e o Brasil agora integra essa onda de demissões voluntárias. A ‘clausura obrigatória’ na pandemia e as mudanças de hábito acabaram por motivar uma reflexão adicional sobre valores pessoais, família, trabalho, e como equilibrar melhor toda essa equação”, analisa a especialista.

Só no mês março, em tod país, foram mais de 603 mil pedidos por parte do próprio funcionário, representando 30% do total de 1,8 milhões de acordos, ou seja, 1 em cada 3 demissões se enquadra no movimento conhecido como a “Grande Renúncia”.

Fevereiro foi o segundo mês com maior número de demissões voluntárias, desde 2020, quando teve início a série histórica de contagem pelo Caged e chegou a 560.272. Janeiro fechou com 544.541 mil pedidos.

Na comparação entre os meses, janeiro de 2022 (544,54 mil) ante 2021 (453,96 mil) representa um aumento de 20%. Fevereiro de 2022 (560,27 mil) e de 2021 (453,56 mil) e alta de 24% e em março a diferença é ainda maior - 2022 (603,1 mil) e 2021 (437,42 mil), subindo 38% no período.

A onda de pedidos de demissão em massa atinge primeiro as áreas de alojamento e alimentação, seguida de atividades administrativas, informação e comunicação e atividades profissionais, científicas e técnicas, chegando a cargos de melhor remuneração e posicionamento no mercado profissional.

“As mudanças expressivas no cenário entre os profissionais mais bem qualificados significam que esse movimento acaba sendo forte na alta renda. A tecnologia, que possibilita o trabalho à distância, ajuda sobretudo nas atividades relacionadas ao lado administrativo dos negócios (incluindo tecnologia, comunicação, pesquisa, etc),– e não as mais operacionais, como por exemplo as atividades de chão de fábrica. Enquanto isso, outros setores, como o de saúde, ainda requerem a presença dos profissionais in loco, o que acaba distanciando seus trabalhadores da opção por modelos de trabalho não presenciais”, analisa a headhunter e advisor de executivos com atuação global.

O que essa mudança interfere no RH das empresas?

Erica Castelo afirma que essa onda de demissões voluntárias aumenta os desafios para o RH. “O setor está sobrecarregado com os impactos da pandemia nos modelos e dinâmica do trabalho e essas demissões acabam por reforçar a importância das estratégias eficazes de engajamento de funcionários, fortalecimento de cultura, e valorização do bem-estar das pessoas dentro das organizações – além das questões salariais, que ficam aquecidas com tantas mudanças. Equilibrar todas essas variáveis virou o grande desafio da área responsável pelas pessoas”.

Em relação aos Estados Unidos, onde essa grande renúncia vem ganhando força, o que muda, inicialmente, na comparação como cenário notado no Brasil, é que no país americano, o governo deu um forte auxílio para trabalhadores de baixa renda e isso afetou muito os setores de hotelaria e restaurantes, assim como no Brasil, mas com maior intensidade.

Por outro lado, em relação aos trabalhadores administrativos, que agora preferem o trabalho remoto, esse movimento atinge de igual maneira os dois países. E complementa: “Nos Estados Unidos vive-se uma fase de pleno emprego. Os salários nunca estiveram tão altos e essa proporção é outro diferencial em relação ao Brasil”, conclui.

Sobre Erica Castelo:

Headhunter, Erica Castelo possui especialização em Design Thinking pela Stanford University Graduate School of Business, MBA em Marketing pela ESPM e formação em Administração pela FGV. É CEO da The Soul Factor, empresa de Executive Search e advisory de carreira, sediada nos EUA com atuação internacional, especializada em encontrar talentos para organizações multinacionais, digitais ou em transformação digital.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade