img

Florianópolis, 23/04/2024




CULTURA

Filme sobre as obras da Ponte Hercílio Luz será lançado no CIC

Publicado em 02/05/2022


Gustavo Zinder
Filme sobre as obras da Ponte Hercílio Luz será lançado no CIC

Principal símbolo de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz permaneceu interditada por quase três décadas. As obras de restauração iniciaram em 2006 e após diversos atrasos, a Ponte foi reinaugurada em dezembro de 2019.




Documentário Em Obras será lançado dia 10 de maio no cinema do Centro Integrado de Cultura, CIC, com entrada franca. Assinado pela Contexto Filmes, o curta de 23 minutos apresenta um recorte sobre a restauração da ponte Hercílio Luz entre 2006 e 2019 com entrevistas e detalhes do processo, incluindo prazos e valores

Após a exibição, uma mesa de debates mediada pelo jornalista Mário Motta vai contar com o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis e a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos para falar sobre oportunidades e soluções que equilibram tradição e inovação na capital catarinense.   

Ao todo, a obra de reforma da ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis, levou três décadas para ser concluída. Envolto a polêmicas e comoção pelo simbolismo da primeira conexão por terra da ilha com o continente, o processo de restauração da maior ponte pênsil do Brasil, com 821 metros, foi acompanhado atentamente não só pelos catarinenses, mas por todo o país. E o período entre 2006 e 2019 é tema do filme “Em obras” que será lançado e debatido em Florianópolis dia 10 de maio, com o apoio do Museu da Imagem e do Som, a partir das 19h30 na sala de cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura, o CIC.

“O ponto de partida do roteiro foi a assinatura da primeira ordem de serviço para o início da revitalização, em 2006, e a partir dali busquei depoimentos e informações sobre prazos e valores deste contrato levando em consideração a importância histórica e os benefícios da ponte para o turismo e mobilidade urbana”, resume o documentarista Gustavo Zinder sobre o curta metragem desenvolvida pela sua produtora, a Contexto Filmes, o qual agora ele quer não só exibir, mas promover o debate.

Após a apresentação do filme, que conta com depoimentos do engenheiro fiscal da obra Wenceslau Diotallévy, do procurador do Ministério Público de Contas, Diogo Ringenberg, do secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano Michel Mittmann, do presidente da Associação Catarinense de Engenheiros, Roberto Oliveira e da empresária, professora e educadora, Anita Pires, será realizada uma mesa de debates mediada pelo jornalista Mário Motta. "Entre a tradição e a inovação'' será o tema abordado com o público pelo diretor geral do IPUF, Michel Mittmann, a presidente da ABEOC-SC, Jane Balbinotti e o documentarista Gustavo Zinder. “A mesa tem como objetivo promover a discussão conectada à economia criativa, promovendo um debate aberto com o público sobre formas de equilibrar tradição e inovação numa cidade com alto potencial inovador como Florianópolis”, resume Zinder sobre a proposta do diálogo.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade