img

VARIEDADES

Maior festival de cinema LGBTQIA+ do sul do Brasil está de volta

Publicado em 02/12/2021

Foto: Divulgação
Maior festival de cinema LGBTQIA+ do sul do Brasil está de volta

O evento, único do segmento em atividade no sul do Brasil, acontecerá em Florianópolis, na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), de 14 a 18 de dezembro.


Mais de 60 filmes compõem a programação especial da III Transforma ? Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, que acontece em Florianópolis, entre 14 e 18 de dezembro


Importante vitrine nacional para a divulgação e fomento de conteúdos audiovisuais LGBTQIA+, a Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, está em contagem regressiva para a sua terceira edição.

A Transforma oferecerá uma série de ações em modelo híbrido (presencial e virtual), exibindo mais de 60 filmes - originários de diferentes regiões do Brasil, painéis temáticos, oficinas formativas e shows nacionais.

Um dos destaques deste ano fica por conta da Mostra Competitiva, que apresentará filmes realizados em formato de curta-metragem, com até 25 minutos, nas categorias de ficção, documentário e experimental.

“A terceira edição da Transforma buscou através de sua curadoria retratar a diversidade e a pluralidade presentes no Brasil. Essas obras carregam consigo as particularidades do que é ser LGBTQIA+ num país de proporções continentais. Para nós, idealizadores e produtores do festival, essa é uma grande conquista, pois entendemos que o evento, hoje, é uma importante janela do cinema brasileiro, atingindo realizadores de norte a sul do país”, comemora Thomas Dadam, responsável pela programação.

Unicórnio de Ouro

Uma das novidades para a edição de 2021 da Transforma fica por conta da entrega do troféu Unicórnio de Ouro, que será outorgado aos vencedores das 22 categoria sem disputa, com destaque para: Filme (Júri Técnico e Voto Popular), Documentário (Júri Técnico e Voto Popular), Atriz, Ator, Roteiro, Direção, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Direção de Som, Trilha Sonora, Olhar Transformador (Ficção e Documentário), BAPHO Cultural (relativo à arte e cultura LGBTIA+), ADEH (diversidade sexual e defesa dos direitos humanos) e Afronte (filme que combate preconceitos sociais ou estruturas políticas dominantes). 

TransforME

Em paralelo à III Transforma acontecerá a transforME, um espaço dedicado exclusivamente para produtores, obras e projetos LGBTQIA+. Um evento inédito no país, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar narrativas que abordam questões relevantes sobre diversidade sexual e de gênero. Esta ação acontecerá no dia 18 de dezembro, com atividades gratuitas e 100% online. 

Transforma Itinerante

O roteiro de atrações do festival contemplará também outras cidades, com ações virtuais especiais em Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville. “A ideia da mostra itinerante é apresentar os filmes que foram premiados no evento, criar intercâmbio com as mesorregiões catarinenses e formar novas pessoas que possam articular essa produção cultural LGBTQIA+ para além de Florianópolis”, finaliza Arthur Gomes, um dos idealizadores do projeto.

Medidas anti-COVID

Com programação totalmente gratuita, a organização da Transforma respeitará todas as determinações sanitárias vigentes que propiciem um ambiente seguro para todas as pessoas, com a exigência do uso de máscaras e do comprovante de vacinação contra a Covid-19 (duas doses).

 

 





Conheça o trabalho de recuperação por trás de cada animal resgatado pela Dibea em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Abrigo da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis está superlotado; O Hospital Veterinário licitado também não tem mais vagas para atender animais resgatados pela Dibea.

Procon fiscaliza qualidade de fios elétricos vendidos em Florianópolis

28/01 | Cidades
Na primeira etapa da Operação, foram fiscalizados cinco estabelecimentos que vendem fiação na Capital.

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em SC

28/01 | Geral
Fim de semana com temperatura mais amena em SC

Pouca chuva não acaba com a agonia da estiagem

28/01 | Regional
A chuva irregular que caiu sobre São João do Oeste, no Extremo Oeste catarinense, nos últimos dias, trouxe um pouco de esperança, mas não conseguiu interromper a operação de guerra montada pelo Samae para enfrentar o rebaixamento da vazão dos rios locais.

Campanha arrecada material escolar durante vacinação contra Covid-19 em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Vacine-se e ajude uma criança em vulnerabilidade na volta às aulas com doação de materiais escolares

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis

28/01 | Saude
Serão testados apenas moradores de Florianópolis ou pessoas hospedadas na Capital.

Polícia Civil identifica suspeitos de incêndio a pertences de moradora de rua em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Ocorrência foi registrada no bairro Agronômica, em Florianópolis

Afastamento de até 10 dias por causa da Covid-19 não exige atestado médico

28/01 | Saude
Documento só é necessário caso afastamento dure mais tempo

Polícia Rodoviária Federal apreende 240 mil maços de cigarros contrabandeados na BR 280 em SC

28/01 | Geral
Policiais rodoviários federais apreenderam no final da manhã de hoje, 28, na BR 280 em Guaramirim, cerca de 240 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. 

Florianópolis libera vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 anos

28/01 | Saude
Vacinação será realizada neste sábado, 28

Relatório de balneabilidade aponta 60,3 % dos pontos próprios para banho no litoral catarinense

28/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 63 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 72,4%.

Prefeitura de Florianópolis embarga loteamento irregular no Norte da Ilha

28/01 | Geral
No local, foi identificada abertura de via, supressão de vegetação e casas sendo construídas sem autorização

Publicidade