img

VARIEDADES

Maior festival de cinema LGBTQIA+ do sul do Brasil está de volta

Publicado em 02/12/2021

Foto: Divulgação
Maior festival de cinema LGBTQIA+ do sul do Brasil está de volta

O evento, único do segmento em atividade no sul do Brasil, acontecerá em Florianópolis, na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), de 14 a 18 de dezembro.


Mais de 60 filmes compõem a programação especial da III Transforma ? Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, que acontece em Florianópolis, entre 14 e 18 de dezembro


Importante vitrine nacional para a divulgação e fomento de conteúdos audiovisuais LGBTQIA+, a Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, está em contagem regressiva para a sua terceira edição.

A Transforma oferecerá uma série de ações em modelo híbrido (presencial e virtual), exibindo mais de 60 filmes - originários de diferentes regiões do Brasil, painéis temáticos, oficinas formativas e shows nacionais.

Um dos destaques deste ano fica por conta da Mostra Competitiva, que apresentará filmes realizados em formato de curta-metragem, com até 25 minutos, nas categorias de ficção, documentário e experimental.

“A terceira edição da Transforma buscou através de sua curadoria retratar a diversidade e a pluralidade presentes no Brasil. Essas obras carregam consigo as particularidades do que é ser LGBTQIA+ num país de proporções continentais. Para nós, idealizadores e produtores do festival, essa é uma grande conquista, pois entendemos que o evento, hoje, é uma importante janela do cinema brasileiro, atingindo realizadores de norte a sul do país”, comemora Thomas Dadam, responsável pela programação.

Unicórnio de Ouro

Uma das novidades para a edição de 2021 da Transforma fica por conta da entrega do troféu Unicórnio de Ouro, que será outorgado aos vencedores das 22 categoria sem disputa, com destaque para: Filme (Júri Técnico e Voto Popular), Documentário (Júri Técnico e Voto Popular), Atriz, Ator, Roteiro, Direção, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Direção de Som, Trilha Sonora, Olhar Transformador (Ficção e Documentário), BAPHO Cultural (relativo à arte e cultura LGBTIA+), ADEH (diversidade sexual e defesa dos direitos humanos) e Afronte (filme que combate preconceitos sociais ou estruturas políticas dominantes). 

TransforME

Em paralelo à III Transforma acontecerá a transforME, um espaço dedicado exclusivamente para produtores, obras e projetos LGBTQIA+. Um evento inédito no país, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar narrativas que abordam questões relevantes sobre diversidade sexual e de gênero. Esta ação acontecerá no dia 18 de dezembro, com atividades gratuitas e 100% online. 

Transforma Itinerante

O roteiro de atrações do festival contemplará também outras cidades, com ações virtuais especiais em Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville. “A ideia da mostra itinerante é apresentar os filmes que foram premiados no evento, criar intercâmbio com as mesorregiões catarinenses e formar novas pessoas que possam articular essa produção cultural LGBTQIA+ para além de Florianópolis”, finaliza Arthur Gomes, um dos idealizadores do projeto.

Medidas anti-COVID

Com programação totalmente gratuita, a organização da Transforma respeitará todas as determinações sanitárias vigentes que propiciem um ambiente seguro para todas as pessoas, com a exigência do uso de máscaras e do comprovante de vacinação contra a Covid-19 (duas doses).

 

 





Inova+Ação apresenta programação completa deste ano em Florianópolis

09/08 | Tecnologia
Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento terá mais de 11 horas de conteúdo com foco na transformação, network e experiência do cliente

Figueirense empara com o Botafogo/PB e garante classificação para próxima fase

09/08 | Esportes
Figueirense e Botafogo-PB empataram por 1×1 na noite desta segunda-feira (08) no Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Audiência Pública Final do Plano Diretor de Florianópolis tem recorde de participação popular

09/08 | Cidades
O ciclo de audiências públicas da revisão do Plano Diretor chegou ao fim nesta segunda-feira (08), com a Audiência Pública Final, que aconteceu no CentroSul. O evento público que contempla todos os 13 distritos da Capital ouviu moradores e representantes da comunidade em mais uma oportunidade de participação na construção do projeto de lei.

Carregamento com 100 kg de maconha é interceptado pela PRF no sul catarinense

09/08 | Policia
Na tarde desta segunda-feira (8), na BR 101 em Araranguá, policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 100 quilos de maconha durante abordagem a automóvel. 

Tabletes de maconha são apreendidos após perseguição de 25 km na BR-101 em Imbituba

09/08 | Policia
Na madrugada no último sábado (06), em ação conjunta entre PRF e Polícia Militar, foram apreendidos 20 kg de maconha na BR-101, em Imbituba.

Ação conjunta PRF, PM e GAECO apreende drogas, armas e cigarros no oeste de SC

09/08 | Policia
As armas e drogas apreendidas foram encaminhadas à Polícia Federal de Chapecó e os cigarros levados ao depósito da Receita Federal de Chapecó.

A tecnologia Blockchain está mudando o setor de apostas online

09/08 | Tecnologia
Muitas pessoas já ouviram falar da tecnologia blockchain, mas poucas sabem exatamente o que está por trás dela. Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente para a criptomoeda Bitcoin.

Campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022

08/08 | Comunidade
Está dada a largada para mais uma grande mobilização em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil!

Dólar cai para R$ 5,11 e fecha no menor nível em sete semanas

08/08 | Economia
A bolsa de valores subiu quase 2%, impulsionada por ações da Petrobras e pela divulgação de lucros de empresas.

Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana

08/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 9. A passagem de um ciclone extratropical provocará chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste.

CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)

08/08 | Cultura
O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (13 de agosto), no Ribeirão da Ilha, a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

Bar de Florianópolis aposta em chás alcoólicos como tendência da estação

08/08 | Variedades
Leves, porém intensos, os chás alcoólicos são os queridinhos nas grandes metrópoles e no Balako Bar, localizado no Sul da Ilha, conquistam cada vez mais adeptos.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade