img

VARIEDADES

Maior festival de cinema LGBTQIA+ do sul do Brasil está de volta

Publicado em 02/12/2021

Foto: Divulgação
Maior festival de cinema LGBTQIA+ do sul do Brasil está de volta

O evento, único do segmento em atividade no sul do Brasil, acontecerá em Florianópolis, na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), de 14 a 18 de dezembro.


Mais de 60 filmes compõem a programação especial da III Transforma ? Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, que acontece em Florianópolis, entre 14 e 18 de dezembro


Importante vitrine nacional para a divulgação e fomento de conteúdos audiovisuais LGBTQIA+, a Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, está em contagem regressiva para a sua terceira edição.

A Transforma oferecerá uma série de ações em modelo híbrido (presencial e virtual), exibindo mais de 60 filmes - originários de diferentes regiões do Brasil, painéis temáticos, oficinas formativas e shows nacionais.

Um dos destaques deste ano fica por conta da Mostra Competitiva, que apresentará filmes realizados em formato de curta-metragem, com até 25 minutos, nas categorias de ficção, documentário e experimental.

“A terceira edição da Transforma buscou através de sua curadoria retratar a diversidade e a pluralidade presentes no Brasil. Essas obras carregam consigo as particularidades do que é ser LGBTQIA+ num país de proporções continentais. Para nós, idealizadores e produtores do festival, essa é uma grande conquista, pois entendemos que o evento, hoje, é uma importante janela do cinema brasileiro, atingindo realizadores de norte a sul do país”, comemora Thomas Dadam, responsável pela programação.

Unicórnio de Ouro

Uma das novidades para a edição de 2021 da Transforma fica por conta da entrega do troféu Unicórnio de Ouro, que será outorgado aos vencedores das 22 categoria sem disputa, com destaque para: Filme (Júri Técnico e Voto Popular), Documentário (Júri Técnico e Voto Popular), Atriz, Ator, Roteiro, Direção, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Direção de Som, Trilha Sonora, Olhar Transformador (Ficção e Documentário), BAPHO Cultural (relativo à arte e cultura LGBTIA+), ADEH (diversidade sexual e defesa dos direitos humanos) e Afronte (filme que combate preconceitos sociais ou estruturas políticas dominantes). 

TransforME

Em paralelo à III Transforma acontecerá a transforME, um espaço dedicado exclusivamente para produtores, obras e projetos LGBTQIA+. Um evento inédito no país, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar narrativas que abordam questões relevantes sobre diversidade sexual e de gênero. Esta ação acontecerá no dia 18 de dezembro, com atividades gratuitas e 100% online. 

Transforma Itinerante

O roteiro de atrações do festival contemplará também outras cidades, com ações virtuais especiais em Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville. “A ideia da mostra itinerante é apresentar os filmes que foram premiados no evento, criar intercâmbio com as mesorregiões catarinenses e formar novas pessoas que possam articular essa produção cultural LGBTQIA+ para além de Florianópolis”, finaliza Arthur Gomes, um dos idealizadores do projeto.

Medidas anti-COVID

Com programação totalmente gratuita, a organização da Transforma respeitará todas as determinações sanitárias vigentes que propiciem um ambiente seguro para todas as pessoas, com a exigência do uso de máscaras e do comprovante de vacinação contra a Covid-19 (duas doses).

 

 





Van da vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis não fará aplicação em crianças

14/01 | Saude
A vacinação em crianças de 5 a 11 anos ocorrerá em pontos exclusivos

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em Santa Catarina

14/01 | Geral
Fim de semana com pancadas de chuva do centro ao leste de SC

11º Salão Nacional Victor Meirelles está com inscrições abertas

14/01 | Cultura
Podem participar do Edital artistas maiores de 18 anos, brasileiros, residentes no Brasil ou exterior e, ainda, artistas estrangeiros legalmente residentes no Brasil.

Confira como será a vacinação de crianças em Santa Catarina

14/01 | Geral
Vacinação será realizada em dois grupos

Vacinação de crianças em São José começa neste domingo

14/01 | Saude
A UBS de Campinas estará aberta, das 9h às 17h, para vacinação do público que está liberado para receber o imunizante

Naufrágio de lancha mata duas pessoas e deixa uma desaparecida em SC

14/01 | Geral
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de SC atuam nas buscas neste momento

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 em Florianópolis neste fim de semana

14/01 | Saude
Na tarde desta sexta-feira, 13, a Secretaria de Saúde divulgou os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis. A programação vale para este sábado, 15 de janeiro, e domingo, 16 de janeiro. 

Homem confessa que matou mulher enforcada com fio de telefone em SC

14/01 | Policia
Homicídio aconteceu nesta quinta-feira, 13, em Laguna. Investigações revelam o envolvimento da vítima com o homem desde o dia anterior ao homicídio.

Conheça o representante de Florianópolis confirmado no Big Brother Brasil 2022

14/01 | Televisao
O BBB 22 estreia na próxima segunda-feira, 17 de janeiro.

Pesquisa de balneabilidade aponta 61% dos pontos analisados próprios para banho em SC

14/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0%.

Conheça a primeira participante anunciada do Big Brother Brasil 2022

14/01 | Televisao
O BBB 22 estreia na próxima segunda-feira, 17 de janeiro.

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão por violação de direito autoral em SC

14/01 | Policia
No local foram apreendidos diversos objetos, como obras impressas, impressora e equipamentos eletrônicos; Nenhuma pessoa foi presa.