img

CIDADES

Ernesto Meyer Filho entra para a galeria a céu aberto de Florianópolis

Publicado em 01/12/2021

Foto: Nilva Damian
Ernesto Meyer Filho entra para a galeria a céu aberto de Florianópolis

Artista catarinense será eternizado na paisagem da cidade em mural assinado por Rodrigo Rizo, com assistência de Tuane Ferreira e produção de Victor Heyde. O mural ? O Baile Místico de Meyer Filho? será lançado em ato simbólico na próxima terça-feira (07/12), às 17h, no calçadão da rua Felipe Schmidt, nº 58.


O catarinense Ernesto Meyer Filho ganha homenagem à altura de sua genialidade nas artes. Ele é o novo rosto a ilustrar a superfície de um prédio, em pleno centro de Florianópolis, a cidade que o acolheu aos três anos de idade quando a família mudou-se de Itajaí.

Meyer, o embaixador  autoproclamado de Marte e autor dos conhecidos galos cósmicos, nunca deixou sua terra querida.

Foi na calma capital que, no século XX, ele produziu seu amplo acervo de obras. Infelizmente um artista pouco compreendido pelos conterrâneos contemporâneos, que estava na vanguarda do movimento modernista no Brasil.

No ano em comemoração de seu centenário de vida, organizado e promovido pelo Instituto Meyer Filho e o Museu de Arte Moderna de Santa Catarina (MASC), a notícia foi confirmada.

O Movimento Grande Baile Místico, fundado para resgatar e valorizar a cultura do Desterro e  disseminar o folclore e mitologia da Ilha da Magia, escolheu Ernesto Meyer Filho para ocupar a empena do edifício Florêncio Costa, localizado na rua Felipe Schmidt.

O mural de 33 metros chamado de “O Baile Místico de Meyer Filho” tem autoria do artista Rodrigo Rizo, assistência de Tuane Ferreira e produção de Victor Moraes será inaugurado na próxima terça-feira, 07 de dezembro, às 17h. 

“É muito gratificante ver a obra do meu avô sendo eternizada através de imagens que representam um pouco do mundo paralelo criado por ele. Agora o centro de Florianópolis está ainda mais colorido. Tive oportunidade de ter uma conexão desde pequeno com o velho Meyer, vivenciando suas obras, tintas, manias e todo seu amor à arte. Isso dá muito orgulho em ver a grandeza da sua obra, podendo agora ser apreciada por todos”, celebra Iael Meyer, neto de Ernesto Meyer. 

Ato simbólico

Segundo uma das produtoras do projeto, Bebel Orofino, a entrega do  mural será um ato simbólico para reverenciar a obra, contribuição do artista e o seu centenário.

A solenidade contará com depoimentos sobre a influência de Meyer no imaginário coletivo e na identidade da cidade, rendeiras, show de música e dança do Boi de Mamão.

Os artistas Denise de Castro, Jackson Cardoso, Grupo Studio Alessandra Gutierrez e Valdir Agostinho estão envolvidos com a celebração do dia.

“Essa homenagem estava sendo gerida há bastante tempo. Cotado desde 2019 pelo grupo do Baile Místico do qual faço parte, com a pandemia, tivemos que transferir os planos e a ideia do mural encorpou. Recebemos alguns nãos no meio do caminho, até conseguir realizar o projeto. Está sendo um presente para a família, perpetuar a obra de Meyer em via pública. A cidade também ganha esse presente, e se consolida Florianópolis como uma galeria a céu aberto”, comemora Sandra Meyer, filha do artista e presidente do Instituto Meyer Filho. 

O evento tem realização do Museu da Escola de Santa Catarina (MESC/UDESC), Associação FloripAmanhã e Instituto Meyer Filho. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura. 


Foto: Nilva Damian
Ernesto Meyer Filho entra para a galeria a céu aberto de Florianópolis



Foto: Sandra Puente
Ernesto Meyer Filho entra para a galeria a céu aberto de Florianópolis






Van da vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis não fará aplicação em crianças

14/01 | Saude
A vacinação em crianças de 5 a 11 anos ocorrerá em pontos exclusivos

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em Santa Catarina

14/01 | Geral
Fim de semana com pancadas de chuva do centro ao leste de SC

11º Salão Nacional Victor Meirelles está com inscrições abertas

14/01 | Cultura
Podem participar do Edital artistas maiores de 18 anos, brasileiros, residentes no Brasil ou exterior e, ainda, artistas estrangeiros legalmente residentes no Brasil.

Confira como será a vacinação de crianças em Santa Catarina

14/01 | Geral
Vacinação será realizada em dois grupos

Vacinação de crianças em São José começa neste domingo

14/01 | Saude
A UBS de Campinas estará aberta, das 9h às 17h, para vacinação do público que está liberado para receber o imunizante

Naufrágio de lancha mata duas pessoas e deixa uma desaparecida em SC

14/01 | Geral
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de SC atuam nas buscas neste momento

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 em Florianópolis neste fim de semana

14/01 | Saude
Na tarde desta sexta-feira, 13, a Secretaria de Saúde divulgou os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis. A programação vale para este sábado, 15 de janeiro, e domingo, 16 de janeiro. 

Homem confessa que matou mulher enforcada com fio de telefone em SC

14/01 | Policia
Homicídio aconteceu nesta quinta-feira, 13, em Laguna. Investigações revelam o envolvimento da vítima com o homem desde o dia anterior ao homicídio.

Conheça o representante de Florianópolis confirmado no Big Brother Brasil 2022

14/01 | Televisao
O BBB 22 estreia na próxima segunda-feira, 17 de janeiro.

Pesquisa de balneabilidade aponta 61% dos pontos analisados próprios para banho em SC

14/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0%.

Conheça a primeira participante anunciada do Big Brother Brasil 2022

14/01 | Televisao
O BBB 22 estreia na próxima segunda-feira, 17 de janeiro.

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão por violação de direito autoral em SC

14/01 | Policia
No local foram apreendidos diversos objetos, como obras impressas, impressora e equipamentos eletrônicos; Nenhuma pessoa foi presa.