img

TURISMO

Vivências no litoral dominam memória de férias do brasileiro, revela pesquisa

Publicado em 23/11/2021

Foto: Fernanda Lupion
Vivências no litoral dominam memória de férias do brasileiro, revela pesquisa

Amanhecer na Praia da Joaquina, em Florianópolis


Nascer ou pôr do sol à beira mar, cheiro de praia e som de ondas - comuns nos destinos da costa nacional - foram experiências sensoriais mais apontadas em levantamento da Booking.com


Uma pesquisa realizada pela Booking.com reforça o interesse do brasileiro por alguns dos principais atrativos oferecidos no litoral do país em viagens.

Segundo o levantamento, que mapeou as principais experiências sensoriais ligadas a férias, os cenários mais citados pelos entrevistados foram o nascer ou o pôr do sol à beira mar (75%).

Quanto aos odores líderes em lembranças, destaque para o cheiro de mar e praia (73%). No quesito sons, sobressaem ondas do mar quebrando (70%).

Vivências relacionadas ao turismo de natureza também têm espaço na memória turística dos consultados. Paisagens montanhosas foram o segundo panorama mais lembrado por viajantes (55%), e “mato e campo” vieram na segunda posição na questão do olfato.

Em relação à audição, pássaros cantando e barulho de cachoeira estiveram presentes nas citações de 57% e 44%, respectivamente, das pessoas ouvidas na pesquisa.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, avalia que o estudo comprova o grande poder de atração dos principais destinos nacionais.

“A pesquisa comprova o que já dizemos há algum tempo: nada se iguala ao Brasil em atrativos de sol, praia e natureza. Temos destinos com atrações únicas em todo o mundo, e é esse potencial que trabalhamos para garantir o pleno aproveitamento das virtudes que o Brasil pode oferecer aos visitantes”, ressalta.

Litoral e natureza também se fizeram notar nas respostas sobre quais paisagens que os entrevistados mais gostam de admirar em viagens: 64% indicaram uma praia paradisíaca deserta, com águas cristalinas e areia branca.

Já a vista de um pequeno vilarejo, rodeado de montanhas verdes e lagos, ficou em segundo (48%). Quanto às texturas mais lembradas, a areia da praia foi escolhida por 74%, enquanto a água do mar ou piscina teve 53% das opções.

Outros 74% disseram preferir mergulhar no mar em vez de na piscina, e 75% associaram férias a clima quente.

Já no ranking das maiores saudades relativas a viagens, a ausência de preocupações e a descoberta de novos lugares vieram em primeiro lugar (53%), seguidas da sensação da brisa do mar no rosto (47%) e de provar um novo prato (40%).

A pesquisa online foi realizada em outubro com mil adultos que pretendem viajar nos próximos 12 meses.

PREFERÊNCIAS 

A procura por destinos nacionais no período de Natal e Réveillon endossa a predileção do brasileiro por espaços de sol e praia.

Segundo a plataforma de viagens MaxMilhas, cidades da região Nordeste foram as mais buscadas por consumidores para os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Entre as 10 localidades mais cotadas, cinco são da região: Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Natal (RN).

Em relação a pacotes turísticos contratados, o ranking é liderado por outros dois roteiros nordestinos: Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará, e Boipeba, no litoral baiano.

A lista ainda traz a Amazônia, o Jalapão, no Tocantins, e a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, confirmando o apetite do brasileiro, também, por atrações nacionais relacionadas ao turismo de natureza.





Van da vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis não fará aplicação em crianças

14/01 | Saude
A vacinação em crianças de 5 a 11 anos ocorrerá em pontos exclusivos

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em Santa Catarina

14/01 | Geral
Fim de semana com pancadas de chuva do centro ao leste de SC

11º Salão Nacional Victor Meirelles está com inscrições abertas

14/01 | Cultura
Podem participar do Edital artistas maiores de 18 anos, brasileiros, residentes no Brasil ou exterior e, ainda, artistas estrangeiros legalmente residentes no Brasil.

Confira como será a vacinação de crianças em Santa Catarina

14/01 | Geral
Vacinação será realizada em dois grupos

Vacinação de crianças em São José começa neste domingo

14/01 | Saude
A UBS de Campinas estará aberta, das 9h às 17h, para vacinação do público que está liberado para receber o imunizante

Naufrágio de lancha mata duas pessoas e deixa uma desaparecida em SC

14/01 | Geral
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de SC atuam nas buscas neste momento

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 em Florianópolis neste fim de semana

14/01 | Saude
Na tarde desta sexta-feira, 13, a Secretaria de Saúde divulgou os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis. A programação vale para este sábado, 15 de janeiro, e domingo, 16 de janeiro. 

Homem confessa que matou mulher enforcada com fio de telefone em SC

14/01 | Policia
Homicídio aconteceu nesta quinta-feira, 13, em Laguna. Investigações revelam o envolvimento da vítima com o homem desde o dia anterior ao homicídio.

Conheça o representante de Florianópolis confirmado no Big Brother Brasil 2022

14/01 | Televisao
O BBB 22 estreia na próxima segunda-feira, 17 de janeiro.

Pesquisa de balneabilidade aponta 61% dos pontos analisados próprios para banho em SC

14/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0%.

Conheça a primeira participante anunciada do Big Brother Brasil 2022

14/01 | Televisao
O BBB 22 estreia na próxima segunda-feira, 17 de janeiro.

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão por violação de direito autoral em SC

14/01 | Policia
No local foram apreendidos diversos objetos, como obras impressas, impressora e equipamentos eletrônicos; Nenhuma pessoa foi presa.