img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Corpo de Bombeiros Militar de SC propõem mudanças na lei sobre prevenção de incêndios

Publicado em 21/10/2021


Foto: CBMSC/Divulgação
Corpo de Bombeiros Militar de SC propõem mudanças na lei sobre prevenção de incêndios

Alterações visam dar mais celeridade a processos que dependem de análise dos Bombeiros.




Objetivo é simplificar os processos relativos a construções, ampliações e reformas, além de concessão de habite-se, que dependem de autorização dos Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros Militar de SC propõe, por meio de projeto de lei (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa, alterações nas normas para prevenção e segurança contra incêndio e pânico.

O PL 394/2021, de autoria do Poder Executivo, altera 14 artigos da Lei 16.157/2013, que dispõe sobre as normas e os requisitos mínimos para a prevenção e segurança contra incêndio e pânico.

Na exposição de motivos, o comandante do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, que também é presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública, relatou que as mudanças foram discutidas com entidades como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Sebrae, entre outras.

O principal ponto do PL trata da possibilidade de obtenção, por meio de autodeclaração do responsável técnico, de atestado para construção, reforma e ampliação, e de habite-se para empreendimentos que se enquadrem em processo simplificado.

A expectativa dos Bombeiros é que, com essa e outras alterações previstas no PL, a tramitação dessas solicitações junto à corporação demore cerca de um dia útil.

“A simplificação proposta não só garantirá maior celeridade aos processos tramitando junto aos Bombeiros, como também propiciará melhoria na eficiência e qualidade nas análises e vistorias realizadas nos imóveis”, escreve o comandante dos Bombeiros. “Com isso, ganham os profissionais com maior liberdade, autonomia e responsabilidade em sua competência profissional. Ganha a sociedade, com a prestação de serviços públicos ágeis, eficientes e de qualidade, sem redução da segurança contra incêndios nas edificações.”

Além da autodeclaração, o PL altera outros pontos da lei sobre prevenção de incêndios, como os valores das multas aplicadas em caso de infrações, além da permissão para a realização de show pirotécnico em ambiente fechado, desde que sejam adotadas medidas de segurança estabelecidas em regulamentação específica.

Tramitação
Na Alesc, o PL 394/2021 entrou em tramitação nesta quinta-feira, 21, e será analisado por quatro comissões permanentes antes de ser votado em plenário: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Finanças e Tributação, Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e Comissão de Segurança Pública.



Com informações de AGENCIA ALESC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade