img

CULTURA

Exposição celebra vida e obra do escritor Manoel Carlos Karam na Biblioteca Pública de SC

Publicado em 20/10/2021

Foto: Gloria Flügel / Divulgação
Exposição celebra vida e obra do escritor Manoel Carlos Karam na Biblioteca Pública de SC

Depois de passar por Rio do Sul, terra natal do escritor, chega a Florianópolis a OK - Ocupação Karam, que retrata a vida e a obra de Manoel Carlos Karam (1947- 2007).


A exposição com objetos pessoais, primeiras edições de seus livros, originais e instalações literárias pensadas a partir da obra do autor fica aberta à visitação de 5 a 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

O acesso do público é livre, respeitando o limite de visitantes do espaço de acordo com os protocolos municipais e o decreto estadual em vigor.

Manoel Carlos Karam empresta seu nome para uma casa de leitura, uma praça de alimentação no Mercado Público e um prêmio literário.

Tem também grande espaço nas livrarias, na imprensa, além de ciclos de leitura ao redor do seu nome. Mas tudo isso no Paraná, onde viveu grande parte de sua vida.

Em Santa Catarina seu nome circula de maneira tímida, somente nos círculos literários mais antenados.

A exposição quer corrigir essa injustiça, apresentando aos leitores catarinenses toda a irreverência do romancista, contista e dramaturgo que nasceu em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em 1947, mas que foi estudar em Curitiba (PR) nos idos de 1966 e por lá ficou.

Com curadoria do escritor e editor Carlos Henrique Schroeder, expografia de Cristina Pretti, ilustrações do desenhista Guilherme Karsten, produção executiva do escritor e editor João Chiodini e participações especiais do músico Bruno Karam (filho de Karam com Roxane Bocchino), da jornalista Katia Kertzmann (viúva e companheira por 20 anos do autor) e da atriz Michelle Pucci (pesquisadora da dramaturgia de Karam), a Ocupação coloca a vida e a obra do autor em perspectiva, mostrando a radicalidade de um artista que fez da ironia a sua grande força (de pensamento e encantamento).

Karam escreveu dezenas de peças, e dirigiu algumas marcantes, como “O avião parte às 5”, “Urubu”, “Esquina de 7 de setembro com 31 de março” e “Doce Primavera”, que estrearam nos palcos curitibanos.

Esteve, na década de 1970, à frente do Grupo Margem e a partir dos anos 1980 dedicou-se aos livros, inclusive vencendo o Prêmio Cruz e Sousa de Literatura, em 1995, com a obra “Cebola”.

Também destacam-se os romances “Encrenca”, “Fontes murmurantes” e “Sujeito oculto”, e as coletâneas de narrativas breves “Pescoço ladeado por parafusos” e “Comendo bolacha maria no dia de São Nunca”.

Depois de Florianópolis, a exposição irá para o Centro Cultural de Jaraguá do Sul, de 2 a 12 de dezembro, durante a 14ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, das 9h às 21h de segunda a sexta-feira; e das 10 às 18h aos sábados e domingos. 

OK- Ocupação Karam é uma realização da Design Produções, por meio do Edital Elisabete Anderle 2019 da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina, e conta com apoio da Fundação Cultural de Rio do Sul, da Biblioteca Pública de Santa Catarina e da 14ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.





Inscrições gratuitas para 2ª edição da Corrida da Ponte em Florianópolis encerram neste domingo

03/12 | Geral
Corrida será realizada nos dias 11 e 12 de Dezembro, em Florianópolis.

Piloto catarinense Carlos Renaux disputa, em Interlagos, última etapa da Porsche Endurance Series

03/12 | Esportes
A última corrida da temporada ocorre sábado (4) no templo do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Bairros da região continental de Florianópolis recebem a visita do Papai Noel

03/12 | Cidades
Durante 17 dias a população poderá acompanhar as atrações itinerantes nos bairros de Florianópolis

Corpo de jovem desaparecida é encontrado em praia de SC

03/12 | Geral
Amanda Albach, de 21 anos, estava desaparecida há 19 dias; O corpo da jovem foi encontrado na Praia do Sol, em Laguna.

Movimentação de carga no Porto de São Francisco cresce 25% em novembro

03/12 | Economia
Os dados foram divulgados pela autoridade portuária.


Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

03/12 | Regional
Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local

Figueirense reativa categorias de base e inicia cadastramento de núcleos e escolinhas

03/12 | Esportes
Inicialmente serão reativadas as categorias Sub-15 e Sub-17.

Veículos adulterados são apreendidos pela Polícia Civil em São José

03/12 | Policia
Na quinta feira (2), a Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, apreendeu no bairro Ponta de Baixo, em São José, um veículo com sinais identificadores adulterados.

Estação Espacial realiza manobra para se desviar de lixo

03/12 | Mundo
Órbita da estação baixou 310 metros

Abertura do Natal da Virada reúne milhares de pessoas em Florianópolis

03/12 | Cidades
O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, (2), no largo da Catedral Metropolitana da Capital.

Aeroporto de Florianópolis estreia rota inédita para Salvador neste fim de semana

03/12 | Turismo
É a primeira vez na história que o aeroporto da Capital catarinense tem uma ligação direta com o Nordeste.