img

ESPORTES

Florianópolis sediará etapa classificatória do Mundial de Surfe

Publicado em 01/10/2021

Foto: Fernanda Lupion
Florianópolis sediará etapa classificatória do Mundial de Surfe

Layback Floripa Pro apresentado pela Billabong será realizado na Praia Mole de Florianópolis (SC), nos dias 10 a 14 de novembro, com etapas do QS 3000 masculino e QS 1000 feminino.


O Layback Floripa Pro apresentado pela Billabong vai marcar o retorno da Praia Mole e de Florianópolis ao Circuito Mundial. A última etapa do WSL Qualifying Series disputada na Praia Mole aconteceu em 2010.


A WSL Latin America confirmou duas etapas seguidas do WSL Qualifying Series esse ano no Brasil. Ambas marcarão o retorno de cidades tradicionais do esporte ao calendário dos eventos classificatórios para a elite do World Surf League Championship Tour.

A primeira será o Layback Floripa Pro apresentado pela Billabong na Praia Mole de Florianópolis (SC), nos dias 10 a 14 de novembro, com etapas do QS 3000 masculino e QS 1000 feminino.

A outra é o Saquarema Surf Festival, de 15 a 21 do mesmo mês, com eventos do QS 3000, Pro Junior e Longboard, todos combinados para homens e mulheres.

Os dois eventos são licenciados – para a Agência Esporte Arte em Florianópolis e para a 213 Sports do Rio de Janeiro – mas com supervisão e gestão técnica/esportiva da WSL Latin America. E valerão pontos para os primeiros rankings regionais de 2021/2022.

“É com alegria que anunciamos dois novos eventos no Brasil, muito importantes para os surfistas brasileiros e de outros países da América do Sul, buscarem classificações para disputarem vagas para o CT no Challenger Series e os títulos mundiais do Pro Junior e Longboard”, diz Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America. “Serão os primeiros eventos no Brasil após a pandemia e o surfe brasileiro vive um momento especial, único, com a medalha de ouro conquistada pelo Ítalo Ferreira nas Olimpíadas e pelo tricampeonato mundial do Gabriel Medina, na segunda decisão de título consecutiva entre brasileiros. Agora, é a chance de novos talentos mostrarem seu valor para fazerem parte desta história.”

As duas etapas seguidas do WSL Qualifying Series no Brasil serão as primeiras a marcar pontos nos rankings regionais 2021/2022 da WSL Latin America. Estes rankings classificarão 15 surfistas para o WSL Challenger Series do ano que vem, dez na categoria masculina e cinco na feminina, para disputar vagas para o World Surf League Championship Tour.

Em Florianópolis, estarão em jogo 3.000 pontos para os homens e 1.000 para as mulheres, enquanto em Saquarema serão 3.000 pontos para as duas categorias. Já o Pro Junior e o Longboard em Saquarema são qualificatórios para os Mundiais da World Surf League de cada modalidade.

Layback Floripa Pro apresentado pela Billabong vai marcar o retorno da Praia Mole e de Florianópolis ao Circuito Mundial. A última etapa do WSL Qualifying Series disputada na Praia Mole aconteceu em 2010.

E foi também na Praia Mole, que o hoje tricampeão Gabriel Medina foi apresentado para o mundo, como o mais jovem a vencer um evento do Circuito Mundial, com apenas 15 anos de idade.

A capital catarinense é a cidade brasileira que mais sediou etapas do QS, 27 do total de 140 realizadas desde 1992. A última foi em 2016 na Praia da Joaquina, comemorativa aos 30 anos do primeiro Hang Loose Pro Contest, em 1986. 

Já a cidade de Saquarema vem recebendo os melhores surfistas do mundo desde 2017, quando o Oi Rio Pro se mudou para a Capital Nacional do Surfe, mas a etapa brasileira do CT não foi realizada em 2020 e 2021, por causa da pandemia. Antes, tinha sediado oito etapas do WSL Qualifying Series, a primeira em 1997 e as outras de 2009 a 2015.

Saquarema Surf Festival será disputado na Praia de Itaúna e a expectativa é grande para a participação de grandes estrelas do surfe sul-americano e, também, para surfistas das categorias Pro Junior Sub-20 e do Longboard, que não tem etapas para competir no Brasil desde 2019.

 


crédito Thomas Ladin/WSL
Florianópolis sediará etapa classificatória do Mundial de Surfe

Saquarema/RJ de 15 a 21/11





Conheça o trabalho de recuperação por trás de cada animal resgatado pela Dibea em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Abrigo da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis está superlotado; O Hospital Veterinário licitado também não tem mais vagas para atender animais resgatados pela Dibea.

Procon fiscaliza qualidade de fios elétricos vendidos em Florianópolis

28/01 | Cidades
Na primeira etapa da Operação, foram fiscalizados cinco estabelecimentos que vendem fiação na Capital.

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em SC

28/01 | Geral
Fim de semana com temperatura mais amena em SC

Pouca chuva não acaba com a agonia da estiagem

28/01 | Regional
A chuva irregular que caiu sobre São João do Oeste, no Extremo Oeste catarinense, nos últimos dias, trouxe um pouco de esperança, mas não conseguiu interromper a operação de guerra montada pelo Samae para enfrentar o rebaixamento da vazão dos rios locais.

Campanha arrecada material escolar durante vacinação contra Covid-19 em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Vacine-se e ajude uma criança em vulnerabilidade na volta às aulas com doação de materiais escolares

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis

28/01 | Saude
Serão testados apenas moradores de Florianópolis ou pessoas hospedadas na Capital.

Polícia Civil identifica suspeitos de incêndio a pertences de moradora de rua em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Ocorrência foi registrada no bairro Agronômica, em Florianópolis

Afastamento de até 10 dias por causa da Covid-19 não exige atestado médico

28/01 | Saude
Documento só é necessário caso afastamento dure mais tempo

Polícia Rodoviária Federal apreende 240 mil maços de cigarros contrabandeados na BR 280 em SC

28/01 | Geral
Policiais rodoviários federais apreenderam no final da manhã de hoje, 28, na BR 280 em Guaramirim, cerca de 240 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. 

Florianópolis libera vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 anos

28/01 | Saude
Vacinação será realizada neste sábado, 28

Relatório de balneabilidade aponta 60,3 % dos pontos próprios para banho no litoral catarinense

28/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 63 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 72,4%.

Prefeitura de Florianópolis embarga loteamento irregular no Norte da Ilha

28/01 | Geral
No local, foi identificada abertura de via, supressão de vegetação e casas sendo construídas sem autorização

Publicidade