img

Florianópolis, 20/04/2024




COMUNIDADE

Epagri realiza live sobre controle do borrachudo nesta quinta-feira (23)

Publicado em 21/09/2021


Foto: Divulgação Epagri
Epagri realiza live sobre controle do borrachudo nesta quinta-feira (23)

Larvas e pupas do borrachudo precisam de luz, matéria orgânica, água corrente oxigênio e algum material para se fixar




A Epagri realiza nesta quinta-feira (23) um evento online sobre ecologia e controle do borrachudo, um inseto que causa grande incômodo no meio rural. O encontro, aberto ao público, será transmitido a partir das 19 horas no canal de capacitações da Epagri no YouTube.

Os palestrantes serão os extensionistas da Epagri Filipe Espíndola, Cristiano Schuch e Rose Mary Gerber e o pesquisador Marcelo Mendes de Haro, da Estação Experimental da Epagri em Itajaí. O evento também contará com a participação de Doralice Paiva, pesquisadora aposentada da Embrapa.

“Inicialmente, vamos apresentar um documentário sobre a ecologia do borrachudo. Será possível entender quais são as condições que favorecem o aumento descontrolado da população desse inseto e, assim, os participantes vão saber que atitudes são necessárias para controlar esse problema que incomoda tanto as comunidades rurais”, destaca Filipe Espíndola.

O uso do BTI, um bacilo natural que pode ser diluído na água de rios e córregos, também será abordado no encontro. Os palestrantes vão orientar sobre o modo de ação, os cálculos de dosagem e detalhes importantes da aplicação desse produto.

Preservar é o caminho

A extensionista da Epagri Leonir Claudino Lanznaster, uma das organizadoras do evento, diz que o caminho para reduzir a população desse inseto está nas ações de preservação e educação ambiental e no engajamento de toda a comunidade.

“O borrachudo sempre existiu em seu habitat natural, mas hoje temos alta incidência tanto na área rural quanto na área urbana. Estudos apontam que a ação humana favoreceu o desequilíbrio ambiental que levou à proliferação dos borrachudos e à presença desse inseto em espaços onde ele não era comum”, explica.

A Epagri realiza capacitações e atividades de educação ambiental para controlar a população de borrachudos em todo o Estado. O material utilizado no evento on-line também servirá como apoio para as ações nos municípios catarinenses.

Preserve a mata ciliar: A recuperação da mata ciliar – aquela que fica nas margens de rios e córregos – faz com que haja mais sombra nessas áreas, dificultando a entrada da luz e diminuindo a temperatura do ambiente. A mata ciliar também serve como abrigo para os predadores do borrachudo e forma uma barreira que evita o deslocamento do inseto para fora das matas.

Cuidado com os resíduos: Ao dar destino correto para resíduos domésticos, embalagens de agrotóxicos, dejetos humanos e de animais, você retira o alimento das larvas do borrachudo, diminui a superfície de fixação delas e preserva os predadores naturais que se alimentam das larvas e do inseto adulto. Também é fundamental manter as áreas de criação de animais longe de rios e córregos.

Mantenha os rios limpos: Outra atitude importante é a limpeza dos rios, lembrando de tomar cuidado para que não ocorra nenhum tipo de acidente.

Controle biológico: Uma alternativa de controle éo uso de BTI, que será abordado durante o evento. Esse produto provoca a morte das larvas do borrachudo. Mas é importante observar as orientações técnicas de aplicação. 

Proteja-se: Para evitar picadas, o ideal é usar roupas compridas e, nas estações mais quentes, recomenda-se usar repelentes nas partes descobertas do corpo, como mãos, pernas e pés. O plantio de capim citronela próximo às residências e o uso de repelentes à base da planta são alternativas para afastar o inseto.



Epagri realiza live sobre controle do borrachudo nesta quinta-feira (23)

Aplicação do BTI para controle do borrachudo será abordada no evento on-line



Com informações de CIRAM/EPAGRI








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade