img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Dia da árvore: Floram planta mais de 3 mil árvores nativas por ano através de projetos de gestão ambiental

Publicado em 21/09/2021


Foto: Divulgação/PMF
Dia da árvore: Floram planta mais de 3 mil árvores nativas por ano através de projetos de gestão ambiental

Foto da árvore Guarapuvu




As ações são feitas em parques urbanos, unidades de conservação, escolas, centros de saúde e em locais públicos de toda Florianópolis.

As árvores nativas são patrimônio natural de Florianópolis. Elas fazem parte da história e das origens da Ilha. Pensando nisso, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Floram, desenvolve projetos como o Árvores Nativas de Floripa e Abraçando Árvores que cultivam e recuperam a flora regional, preservando a memória de Florianópolis. 

Através de pesquisas desenvolvidas pela Floram, foi constatado que 90% das árvores plantadas na região central de Florianópolis são de espécies exóticas que foram trazidas de outros locais do mundo.

Assim o Projeto Árvores Nativas de Floripa nasceu em 2016, com o objetivo de preservar as árvores regionais e dar continuidade ao patrimônio genético vegetal.

Através desse projeto, são passadas orientações sobre as árvores de plantio apropriadas para ruas, parques, praças e outras áreas verdes da cidade.

Além de iniciar o uso, de forma experimental, de espécies nativas pouco comuns no ambiente urbano na arborização das calçadas, como a pitangueira, a carobinha e o araçazeiro .

São cerca de 50 espécies nativas selecionadas pela Floram para o plantio, e elas podem ser cultivadas pela população em casas e em áreas públicas. A Prefeitura de Florianópolis disponibiliza orientações para plantio de árvores em áreas verdes públicas, como explica a Engenheira Agrônoma da Floram, Carolina Amorim.

“Nós fizemos um estudo sobre as árvores nativas que melhor se adaptam à área urbana, e indicamos para as pessoas que tem interesse em plantar uma árvore em um local privado ou público. Para plantar nas vias públicas é essencial que o cidadão entre em contato com a Floram para darmos as orientações e a autorização.” 

Mas antes de plantar as árvores, é importante conhecê-las. E foi pensando em valorizar esse conhecimento que o Projeto Abraçando Árvores surgiu. Ele foi criado pela equipe de Educação Ambiental da Floram em 2021 e oferece capacitação para alunos, professores e toda a comunidade sobre espécies de árvores nativas.

Os educadores ambientais da Floram ensinam as características de cada árvore, método de plantio, sua utilidade no passado e no presente além de conhecimentos populares sobre essas plantas. Uma das árvores citadas pelos educadores é o Guarapuvu, que é símbolo da Ilha .

Através do Projeto são atendidos grupos no Parque Municipal do Córrego Grande, Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, Parque Municipal da Lagoa do Peri e Parque Natural Municipal Lagoa Pequena onde recebem as aulas e podem plantar uma árvore junto com os educadores da Floram. 

Contato dos projetos:

A Floram fornece as aulas de educação ambiental no Parque do Córrego Grande para grupos acima de 15 pessoas através de agendamento prévio pelo telefone (48)3338-0021 ou pelo e-mail: floramea@pmf.sc.gov.br

 


Fotos: Marcos Albuquerque/PMF
Dia da árvore: Floram planta mais de 3 mil árvores nativas por ano através de projetos de gestão ambiental

Plantio de pitangueira no Parque Municipal do Córrego Grande



Dia da árvore: Floram planta mais de 3 mil árvores nativas por ano através de projetos de gestão ambiental

Para saber sobre as 50 espécies de árvores nativas do Projeto Árvores Nativas de Floripa acesse o site: https://www.arvoresdefloripa.com.br/



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade