img

Florianópolis, 19/04/2024




POLITICA

Parlatório virtual será implantado em mais 8 presídios de Santa Catarina

Publicado em 17/08/2021


Crédito fotos: Ricardo Pereira
Parlatório virtual será implantado em mais 8 presídios de Santa Catarina

O Parlatório Virtual é um pleito da Seccional catarinense junto ao Estado para atender as necessidades de pleno exercício profissional e o cumprimento da lei, e que conta com um projeto-piloto bem-sucedido no Complexo Penitenciário de Canhanduba, de Itajaí, desde o fim de fevereiro.




Com projeto-piloto em andamento em Itajaí, OAB/SC firmará convênio com o Estado nesta quarta-feira (18/8) e doará equipamentos para a implementação da ferramenta em mais oito presídios: Florianópolis, Joinville, Lages, Chapecó, Blumenau, Criciúma, São Cristóvão do Sul e São Pedro de Alcântara

Mais oito presídios do Estado passarão a contar com o Parlatório Virtual, ferramenta que garante mais segurança na pandemia e permite que advogados possam prestar assistência jurídica às pessoas reclusas por meio de videoconferência previamente agendada, cumprindo o que determina a legislação e evitando os riscos do contato presencial.

Nesta quarta-feira (18/8), às 10h, a OAB/SC firmará convênio com a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) para a doação de equipamentos que vão viabilizar a implantação do sistema ainda este mês nas maiores unidades, segundo o cronograma do Estado: Florianópolis, Joinville, Lages, Chapecó, Blumenau, Criciúma, São Cristóvão do Sul e São Pedro de Alcântara. A assinatura será no plenário da OAB/SC (Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4.860 – Florianópolis).

Em razão da pandemia da Covid-19, em 2020 o sistema prisional catarinense chegou a contar com 2.979 casos confirmados da doença e quatro óbitos, e muitas unidades prisionais se encontravam na classificação estadual “bandeira vermelha”, com grande número de presos e servidores infectados, prejudicando o contato dos advogados e seus clientes.

“Essa é uma conquista em defesa da cidadania e da advocacia criminal. O Parlatório Virtual melhora não apenas a assistência jurídica prestada pela advocacia às pessoas que se encontram presas, com o aprimoramento da distribuição da Justiça, mas também contribui para a segurança e a saúde de todos que trabalham no sistema prisional catarinense neste momento", considera o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

A necessidade da implantação de parlatórios virtuais no Estado tem sido debatida pela OAB/SC desde março do ano passado e ainda em 2020 a OAB/SC formalizou o pleito junto à Procuradoria-Geral do Estado e à SAP.

Após uma decisão judicial determinando a adoção da ferramenta nos presídios do Estado, a Seccional e o Estado decidiram por comum acordo implementar o projeto-piloto em Itajaí.

Em razão de limitações orçamentárias do Estado, o Conselho Pleno da OAB/SC aprovou a alocação de orçamento da Seccional para a aquisição dos equipamentos necessários para mais oito unidades prisionais, após pleito do advogado joinvilense Rafael Luiz Siewert, que solicitou a implantação do sistema no presídio de Joinville.
 



Parlatório virtual será implantado em mais 8 presídios de Santa Catarina

Presidente da OAB/SC, Rafael Horn, destaca conquista para a cidadania e segurança da ferramenta









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade