img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Cuidados com os pets no inverno: Corpo de Bombeiros Militar de SC dá dicas para proteger cães e gatos

Publicado em 30/07/2021


Fotos: Divulgação CBMSC
Cuidados com os pets no inverno: Corpo de Bombeiros Militar de SC dá dicas para proteger cães e gatos



Nesta semana há uma preocupação por conta da queda das temperaturas estado e, por isso, a Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) indica alguns cuidados que a população deve ter com os animais.

A soldado Andreza Moraes, que atua na cinotecnia (atividade com cães) e possui formação em medicina veterinária, aponta algumas dicas para manter a saúde dos animais.

“Assim como para nós, humanos, o frio é desconfortável, para os animais também é, então o cuidado que temos conosco, devem ser observados aos cães, mas há uma diferença: a temperatura corporal dos animais é diferente da nossa. Enquanto para os humanos o ideal é em torno dos 36,5 graus, os cães e gatos registram em média 38 e 39 graus”.

Cuidados com pets:

Cães também sentem frio, também ficam gripados e precisam de cuidados especiais para que passem pelos dias mais frios sem complicações. E esses cuidados vão além de colocar uma roupa no animal.

“Sobre as roupas, é preciso conhecer o seu cão. Há alguns que não gostam de usá-las e a individualidade do animal deve ser respeitada”, alerta Andreza.
Nesta época a indicação é que seja reduzida a frequência de banhos, que sempre devem ser dados com água morna e após o animal deve ter a pelagem bem seca. Pode ser utilizado um secador de cabelos, porém sempre com uma distância de pelo menos 10 centímetros, para não queimar o cão e alternando as áreas em que o aparelho é passado. O ideal é que os banhos sejam dados em horários em que as temperaturas são mais amenas. Outra recomendação é que os cães não sejam tosados nesta época, já que os pelos auxiliam no aquecimento.

É preciso cuidar em relação ao choque térmico, adaptando o animal tanto para sair de locais aquecidos para o frio, quanto do frio para o aquecimento. Ao deixar o animal no sol, seguir os cuidados do verão, deixando a exposição naqueles horários que não são tão quentes – porém o sol é muito importante para o animal. Nas regiões com gelo, deve-se ter cuidado, porque o frio pode queimar as patas.

A rotina de consultas com o veterinário de confiança é extremamente importante e não devem ser negligenciadas.

Mais cuidados:

- Mantenha a atividade física do animal, porque esquenta e garante a qualidade de vida;
- não deixe o cão ao relento a noite;
- o frio pode gerar dores articulares com a idade, tenha cuidado principalmente com os mais idosos;
- a alimentação é muito importante – use ração super premium ou alimentação natural, desde que desenvolvida por nutricionista veterinário, que garante a quantidade ideal de nutrientes;
- mantenha os locais ventilados para evitar a propagação do vírus da gripe canina e demais doenças de inverno.

Sinais de que um cão pode estar com frio:

Postura encolhida, tremuras, agitação para retornar para a casa em passeios ou gemidos, apatia – o animal fica sonolento e sem energia. Fique atento a estes sinais, para evitar uma hipotermia.

Cuidados com os cães de busca:

No CBMSC os cães de busca também passam por alguns cuidados, já que os nossos labradores não trabalham com roupas – já que pode atrapalhar a busca ou ainda deixar o animal preso em algum local.

A grande diferença é que os cães de busca são adaptados desde filhotes a situações diferentes, com características diversas, tanto de calor, quanto de frio, porém todos os treinamentos para essa adaptação são realizados gradativamente e com o devido respeito aos animais.

Nossos cães trabalham em curtos períodos, intercalando a atividade com o descanso. Após as buscas – sejam elas no verão ou no inverno – é instruído que todos os condutores façam massagem para recuperação da parte muscular do animal.

Além disso, os cães do CBMSC passam por avaliações frequentes de saúde e sempre são respeitados os limites do animal, além de um cuidado extra com a alimentação correta, hidratação, descanso. A raça Labrador tem uma camada de pelo, que ajuda a manter a temperatura do animal, porém, se for preciso, os animais também podem ser aquecidos com cobertores no período do descanso.

 



Cuidados com os pets no inverno: Corpo de Bombeiros Militar de SC dá dicas para proteger cães e gatos




Cuidados com os pets no inverno: Corpo de Bombeiros Militar de SC dá dicas para proteger cães e gatos










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade