img

Florianópolis, 23/04/2024




REGIONAL

Epagri realizará Congressos Latino-Americano e Brasileiro de Ciência do Solo em 2023

Publicado em 29/07/2021


Divulgação Epagri
Epagri realizará Congressos Latino-Americano e Brasileiro de Ciência do Solo em 2023



O XXIII Congresso Latino-Americano de Ciência do Solo (CLACS) e o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) ocorrerão conjuntamente no período de 30 de julho a 04 de agosto de 2023 no formato presencial, em Florianópolis (SC) no Resort Costão do Santinho, através de uma parceria entre Epagri, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Sociedade Latino-americana de Ciência do Solo (SLCS) e da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS).

A decisão de realizar os eventos em 2023 foi tomada pela Comissão Organizadora e pela Epagri e aceita por unanimidade durante a reunião do Conselho Diretor da SBCS realizada no dia 25 de junho e referendada pelo Conselho Diretor da SLCS em reunião realizada no dia 19 de julho de 2021.

O evento será presidido pela pesquisadora Elisângela Benedet da Silva, da Epagri/Ciram, tendo como vice-presidente e coordenador financeiro o pesquisador da Epagri/Ciram, Ivan Luiz Zilli Bacic. Durante a organização do evento, outros profissionais da Epagri e de instituições nacionais e internacionais também serão convidados para contribuir com a realização do CLACS/CBCS 2023.

A realização dos eventos estava prevista para maio de 2022, mas o avanço da pandemia causada pela COVID-19 e os atrasos na vacinação no Brasil e na América Latina inviabilizaram a realização presencial dos eventos de forma segura.

A Comissão Organizadora esteve monitorando os riscos para a sua realização desde o início da pandemia em 2020. A realização de um evento na forma presencial, em detrimento do formato híbrido ou on-line, ajuda a viabilizar financeiramente o evento e atende as demandas de um evento técnico-científico deste porte, que deverá contar com a participação de congressistas (pesquisadores, professores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação) de 18 países da América Latina, além de Portugal e Espanha, que historicamente fazem parte da SLCS.

Os Congressos terão como tema central “América Latina e a boa governança de seus solos e biomas: possibilidade ou utopia? ” e contará ainda com a realização de um Simpósio de Educação em Solos que deverá receber crianças e jovens do ensino fundamental e médio dos países membros da SLCS.

Os realizadores esperam que o papel aglutinador de um evento presencial em um ambiente seguro possa reunir profissionais e estudantes e promover discussões, reflexões, conversas de corredor, contatos, parcerias e avanços para a Ciência do Solo da América Latina e dar visibilidade à Epagri e à Ciência do Solo brasileira. Desta forma, convidamos a todos que façam o “Save the Date” para 2023.



Com informações de CIRAM/EPAGRI








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...