img

Florianópolis, 19/04/2024




ECONOMIA

Obra modular: a evolução na construção civil que traz agilidade e economia para o projeto

Publicado em 15/07/2021


Divulgação
Obra modular: a evolução na construção civil que traz agilidade e economia para o projeto



A execução mais limpa, com qualidade e rapidez estão entre os principais benefícios dessa tendência

Você já pensou em construir com eficiência, rapidez, flexibilidade e ainda sustentabilidade? Parece contraditório, não é mesmo? Pois saiba que não! Aliás, esta combinação é possível, e cada vez mais presente, por meio da construção modular, um mercado que está em plena expansão. 

Este método construtivo, que faz uso de blocos independentes, pré-fabricados e depois instalados no terreno ou anexo à edificação, deve crescer US$ 51,9 bilhões até 2025, em todo o mundo, segundo relatório da Reportlinker.

E é nesta parcela do mercado que o arquiteto Felipe Savassi, especialista na área, aposta, já que o sistema modular teve um aumento significativo nos últimos anos, com cada vez mais arquitetos, engenheiros, executores e até o público em geral aderindo ao mundo modular.

“Esse aumento se dá pelo entendimento das vantagens que o sistema possui. Antes eu falava bastante sobre a Arquitetura Modular ser o futuro da construção civil, que tínhamos que nos preparar para quando ela chegasse no mercado. Hoje em dia entendo que a arquitetura modular já chegou, já está no mercado e isso realmente é um caminho sem volta”, comenta Savassi.

Como diz o especialista, o modelo chegou para ficar, e entre os principais benefícios estão a redução de custos, de matéria-prima e rapidez. Segundo o site do Modular Building Institute (MBI), a entrega de uma edificação modular costuma ser de 30% a 50% mais rápida em comparação aos métodos convencionais. 

Em relação a redução de custos, eles podem chegar a 20% no ambiente e nas condições certas, segundo pesquisa da McKinsey & Company. Além disso, os processos construtivos e os materiais utilizados permitem que seja atingido um desperdício de menos de 5%. Isso representa um desperdício de materiais 5x menos que o de uma construção convencional. Além de contribuir para o orçamento, reduz muito o impacto ambiental gerado pela sua obra.

A tendência da construção modular e sustentável de escolas 

A versatilidade da construção modular tem sido percebida por muitos mercados e um deles é o da educação, permitindo a ampliação e a reforma de escolas de forma rápida, sem prejudicar o calendário escolar.

Um exemplo disto, é a recentemente ampliação da Escola Dinâmica de Jurerê Internacional, em Florianópolis, realizada pela GND Incorporadora  junto com a VISIA Construção Modular, e ampliou, em um mês, uma área de 800 m² da escola. Nesta obra, a GND fez uso de concreto reforçado com fibra para a fachada (GRC), laje de piso em concreto e estrutura em aço galvanizado reforçado, tudo isso em módulos já prontos e produzidos no sistema off-site, na qual os módulos são produzidos em um ambiente industrial longe do canteiro de obras e quando prontos são transportados para a montagem.

Realocação com perdas mínimas

Além de todos os benefícios na hora de construir, o sistema modular permite que as perdas sejam mínimas na hora de realocar,  já que é possível mover os blocos e  extinguir a possibilidade de demolição.

A obra pode ser simplesmente realocada com perdas mínimas de material e mão de obra. Este fato por si só representa muita economia de matéria prima, mão de obra, tempo e dinheiro e torna a construção modular algo infinitamente reaproveitável e sustentável.



Obra modular: a evolução na construção civil que traz agilidade e economia para o projeto




Obra modular: a evolução na construção civil que traz agilidade e economia para o projeto










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade