img

Florianópolis, 24/04/2024




COMUNIDADE

Biguaçu disponibiliza espaço para atendimento especializado de pessoas com autismo

Publicado em 15/07/2021


Fotos: Dicom Biguaçu
 Biguaçu disponibiliza espaço para atendimento especializado de pessoas com autismo

Na sala alocada no Centro Administrativo Municipal, a ONG irá realizar e organizar diversas ações em parceria com o poder público.




Local foi criado por meio de parceria da Prefeitura Municipal com a ONG Lindo Balão Azul

Na noite dessa quarta-feira, 13, o município ganhou um importante espaço para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o apoio da Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ONG Lindo Balão Azul inaugurou a sede do projeto que irá fornecer, pela primeira vez, um serviço completo às famílias.

No local serão desenvolvidas atividades de estimulação motora com profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), aulas de música com professores da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETUL) e a promoção atividades em meio a natureza, como contato com a terra, plantas e animais, por meio da Secretaria de Pesca, Agricultura e Aquicultura (SEMAPA). Futuramente serão implantados, mediante a programação e agenda, atendimentos psicológicos e fonoaudiológicos.

Além dos serviços e atendimentos gratuitos realizados através de profissionais da Prefeitura, a ONG conta com atendimentos de profissionais particulares com valores sociais.

De acordo com o mapeamento realizado pela SMS, atualmente no município há cerca de 267 pessoas com autismo. Sendo que, 71 adolescentes, adultos e crianças são assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Biguaçu e 60 são acompanhados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Esses números, bem como os de atendimentos realizados nas unidades de Saúde, serão integrados aos de famílias já atendidas pela Lindo Balão Azul, ampliando a cobertura de assistência.

A presidente da ONG, Cristiane Andrade César, destaca a importância dos serviços, “nosso trabalho existe há três anos e somente agora podemos contar com um espaço para melhor atender essas pessoas que precisam do nosso olhar e da nossa atenção. A parceria com a Prefeitura e as Secretarias vai ajudar muito no acompanhamento de pessoas com autismo, no seu desenvolvimento e no dia a dia com a família e sociedade”.

“Criar políticas de inclusão, de apoio e atendimento às pessoas com autismo ou qualquer síndrome ou necessidade especial é prioridade para a nossa gestão. É preciso fortalecer o elo entre o serviço público e essas famílias e essa parceria com a Lindo Balão Azul vai ter esse papel tão importante”, comentou o prefeito, Salmir da Silva.

As famílias que precisarem de apoio, orientações ou informações podem entrar em contato por telefone no 48 99946-4431 ou pelo e-mail: onglindobalaoazul@gmail.com

Participaram da inauguração do espaço os secretários de Saúde, Bruno Célio da Silva, de Agricultura, Pedro Nau, de Cultura, Davi Nunes Oliveira, a superintendente de Saúde, Thayse Rosa e os pais e membros da ONG.



 Biguaçu disponibiliza espaço para atendimento especializado de pessoas com autismo




 Biguaçu disponibiliza espaço para atendimento especializado de pessoas com autismo




Com informações de ASCOM/PMB








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade