img

Florianópolis, 19/04/2024




ECONOMIA

Financiamentos imobiliários crescem 183% em Santa Catarina

Publicado em 13/07/2021


Foto: imagem arte/divulgação
Financiamentos imobiliários crescem 183% em Santa Catarina

Bosque em São José




Alta oferta de crédito e pandemia influenciam no comportamento do consumidor

Depois do crescimento recorde de 57,5% no ano passado, a busca por crédito imobiliário segue em alta no Brasil em 2021. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos da poupança deram um novo salto nos primeiros quatro meses de 2021, com aumento de 122% em relação ao mesmo período de 2020.

E o setor da construção civil em Santa Catarina acompanha esse ritmo. Por aqui os números do primeiro quadrimestre foram ainda melhores. Enquanto de janeiro a abril de 2020 foram 5.404 financiamentos, no mesmo período deste ano a Abecip registrou 15.301, um aumento de 183%.

Um dos principais motivos para esse aquecimento é a alta oferta de crédito, ainda considerado barato, apesar do aumento nos juros nos últimos meses. 

Atenta a esse cenário a catarinense Alínea Urbanismo projeta uma expansão recorde. Presente em 18 cidades e dois estados, a empresa, com sede em São José, na Grande Florianópolis, vai lançar sete loteamentos em Santa Catarina nos próximos meses e chegar a quatro cidades onde não está presente: Jaraguá do Sul, Blumenau, Criciúma e Itajaí.

Cada empreendimento gera em média 100 novas vagas indiretas, uma vez que a empresa prioriza a contratação de mão de obra local. Em 30 anos de atuação, a Alínea conta com 42 empreendimentos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento.

Outros fatores que estão movimentando o mercado imobiliário em Santa Catarina são o baixo rendimento das aplicações financeiras e a pandemia, que fez muita gente buscar um lugar com mais espaço para morar.

Essa tendência é apontada em uma pesquisa da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), ela mostra que 35% dos moradores da Região Sul desejam comprar imóvel nos próximos dois anos e 18% desejam um imóvel maior. 

 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade