img

TURISMO

Setor aéreo prevê alta de 12% na oferta de voos no mês de junho

Publicado em 18/06/2021

Crédito: Arquivo/MTur
Setor aéreo prevê alta de 12% na oferta de voos no mês de junho

Em maio, as companhias apresentaram resultados satisfatórios frente à queda nos três meses anteriores



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


O mês de junho deve ter um aumento de 12% na oferta de voos das empresas aéreas no Brasil. Essa é a expectativa do setor, que após uma série de quedas, teve uma alta que ultrapassa os 50% na disponibilidade de assentos e no total de passageiros em maio.

Empresas como a Gol e a Latam tiveram alta de 60,4% e 59,2%, respectivamente, no número de viajantes voando pelas companhias. Já a Azul apresentou alta de 13,6% no mesmo período. Os índices foram divulgados nas últimas semanas pelas empresas.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o percentual mostra que este é apenas o início de uma forte retomada. “Estamos com a expectativa de que os próximos meses sejam ainda melhores em todos os segmentos turísticos, principalmente com o avanço da vacinação. O turismo doméstico voltará com muito mais força e precisaremos de uma malha aérea que atenda a necessidade dos nossos turistas”, disse.

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a média diária de decolagens para este mês deve ultrapassar as 1.300. O número é o maior dos últimos três meses.

Desde o início da pandemia, o mês de janeiro de 2021 foi o que registrou o maior volume de partidas nos aeroportos do país: 1.798 no total. A Latam espera retomar 62% dos voos domésticos. A Azul já anunciou que irá operar 50 novas rotas durante a temporada de inverno. Já a Gol espera chegar a 159 rotas em operação até o fim do ano.

TURISMO RESPONSÁVEL 

O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura, por meio do selo “Turismo Responsável”, iniciativa que estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor.

A iniciativa estabelece protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 e busca auxiliar na retomada segura das atividades tanto para turistas quanto para trabalhadores.

O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros e pode ser obtido de maneira rápida e segura pelo site.

FLEXIBILIDADE DE VOOS 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (18.06) uma lei que autoriza a prorrogação em 12 meses de medidas emergenciais ao setor aéreo. Entre elas, está a maior flexibilidade, por parte dos viajantes, para a desistência de voos e outras ações que aliviam o fluxo de caixa das empresas do setor.

 

*Com informações do Ministério do Turismo


Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







Corrida de Verificação de Protocolos acontece neste domingo, em Florianópolis

29/07 | Esportes
Com presença de 300 corredores, o evento será realizado na Av. Beira-Mar Continental, com início às 8h, seguindo uma série de regras definidas em conjunto com os órgãos governamentais e autoridades. 

Defesa Civil de Santa Catarina passa a fazer parte do currículo do ensino fundamental

29/07 | Educacao
De forma inédita no Brasil, Santa Catarina passa a incluir oficialmente a temática de proteção e defesa civil no currículo das escolas públicas e privadas.

Jogos Olímpicos: Mayra Aguiar é a 1ª judoca brasileira com 3 medalhas em esportes individuais

29/07 | Esportes
A gaúcha Mayra Aguiar conquistou feito inédito na manhã desta quinta-feira (29) após conquistar medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78kg) do judô na Olimpíada Tóquio. 

Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação contra a Covid-19

29/07 | Geral
Até o momento, foram efetuados 34 registros, diz agência

RD Hostel 2021 terá quatro meses consecutivos de programação online e gratuita em Florianópolis

29/07 | Tecnologia
O principal evento da RD Station, focado nos temas de marketing, vendas e inovação, chega em novo formato com mais conteúdo e possibilidades de participação

Polícia Civil apreende medicamentos abortivos e faz prisões em Joinville e Massarunduba

29/07 | Policia
A investigação é da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Jaraguá do Sul. Os dois homens presos são investigados por suspeitas de enviarem comprimidos abortivos utilizando para as remessas o serviço de entregas de correspondências para vários Estados.