img

Florianópolis, 25/04/2024




DIVERSAO

Teatro on-line: Traço comemora 20 anos com o espetáculo Palhaçada a la CARTE

Publicado em 10/06/2021


Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Teatro on-line: Traço comemora 20 anos com o espetáculo Palhaçada a la CARTE

O projeto Palhaçada a la CARTE é financiado com recurso público oriundo do edital de apoio às culturas 2019/2020. A realização é da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cultura.




No total serão cinco transmissões, cada uma com o espetáculo gravado em uma região de Florianópolis.

Combater toxinas emocionais é a missão de agentes “altamente treinados” no espetáculo Palhaçada à la CARTE, da Traço Cia de Teatro, que será apresentado de 11 a 13 de junho no canal de YouTube da companhia, em comemoração aos seus 20 anos de trajetória.

Em Palhaçada à la CARTE, agentes colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. A conturbada relação revelará os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida.

Após muitas tentativas e ajustes, eles descobrem o segredo de sua receita: alimentar o coração. Em cena, a chefe Malagueta (Paula Bittencourt), a gerente Gretta Panschetta (Greice Miotello) e o estagiário Jubi (Egon Seidler), com direção de Débora de Matos. 

Para gravar os espetáculos neste cenário pandêmico delicado, a companhia precisou se reinventar. 

“O projeto foi concebido pré-Pandemia. Então tivemos que adaptar o contexto diante de algo tão duro e real como o que estamos vivendo. Antes era fácil brincar, fazer essa alusão a uma pandemia e depois levar as pessoas a pensarem em ‘toxinas emocionais’. Agora, o imaginário coletivo tem um lugar muito concreto de pensamento sobre o tema, de dor, de sofrimento, etc.  Mas temos a palhaçaria a nosso favor, com empatia, carinho e abraço a essa realidade”, reflete Débora de Matos, diretora do espetáculo.

Cinco apresentações, cinco transmissões ao vivo

O primeiro espetáculo a ser transmitido, no dia 11 de junho, às 20h, foi gravado no Centro da cidade. O segundo, no dia 12, às 10h, no Sul da Ilha. No mesmo dia, mas na parte da tarde, às 16h, será transmitido o espetáculo gravado no Norte da Ilha. Por fim, no dia 13 de junho, às 10h e 16h respectivamente, vão ao ar as gravações do Leste da Ilha e Continente.

“Partimos da ideia de ocupar a cidade com apresentações artísticas, de valorizar espaços públicos como lugares para a brincadeira, para o encontro, para a festa, para a celebração e para a criação de memórias. E fizemos isso abraçando a cidade, gravando o espetáculo em suas cinco regiões. Agora, na apresentação on-line do espetáculo, estamos buscando, por meio do riso e da palhaçaria, estabelecer um encontro afetuoso e potente, mediado pela tecnologia”, afirma Egon Seidler, ator e coordenador do projeto. 

Residência artística on-line e gratuita

Além da gravação e transmissão do espetáculo, a Traço Cia de Teatro irá promover um evento de formação para artistas, que terá como ponto de partida a execução do projeto – a produção, gestão e análise de um projeto cultural voltado a apresentações em diferentes regiões de uma cidade.

A residência será on-line e gratuita, voltada a artistas, de 21 a 24/6, das 18h30 às 21h30. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas pelo blog da Cia. (tracoteatro.blogspot.com) até o dia 17/06.

“Em nossos 20 anos de atividade, percebemos a necessidade de instrumentalização dos artistas locais em áreas fundamentais para a concretização e continuidade de seus trabalhos artísticos”, conta a atriz Greice Miotello.

São 15 vagas que serão prioritariamente distribuídas pelas 5 principais regiões da cidade (3 vagas por região – Continente, Centro, Leste, Norte e Sul). 

Sobre a Traço

Em 2021 a Traço Cia. de Teatro comemora 20 anos de trabalho. Em sua trajetória, a figura do Palhaço se revelou o principal recurso pedagógico de pesquisa, formação e criação. Assim, desenvolve uma linguagem própria, pautada no encontro entre atores e espectadores, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora.

Essa característica e a parceria com a organização internacional Pallasos en Rebeldía trouxeram o experimento de diferentes territórios, como a rua, comunidades de periferia, hospitais, zonas de conflito e o trabalho junto a povos originários e/ou desprovidos de direitos básicos. A Traço Cia. de Teatro resiste, acalmando a brasa do mundo, e luta para manter o brilho nos olhos, retomando e movendo os sonhos.

Palhaçada a la CARTE

Transmissões pelo canal de Youtube da Traço Cia de Teatro

11/06 (sex) – 20h – apresentação no Centro

12/06 (sáb) – 10h – apresentação no Sul

12/06 (sáb) – 16h – apresentação no Norte

13/06 (dom) – 10h – apresentação no Leste

13/06 (dom) – 16h – apresentação no Continente 



Teatro on-line: Traço comemora 20 anos com o espetáculo Palhaçada a la CARTE




Teatro on-line: Traço comemora 20 anos com o espetáculo Palhaçada a la CARTE










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade