img

Florianópolis, 16/04/2024




CULTURA

Traço comemora 20 anos com o espetáculo Palhaçada a la CARTE

Publicado em 10/06/2021


Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Traço comemora 20 anos com o espetáculo Palhaçada a la CARTE

Em 2021 a Traço Cia. de Teatro comemora 20 anos de trabalho. Em sua trajetória, a figura do Palhaço se revelou o principal recurso pedagógico de pesquisa, formação e criação. Assim, desenvolve uma linguagem própria, pautada no encontro entre atores e espectadores, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora.




Combater toxinas emocionais é a missão de agentes ?altamente treinados? no espetáculo Palhaçada à la CARTE, da Traço Cia de Teatro, que será apresentado de 11 a 13 de junho no canal do YouTube da companhia. No total serão cinco transmissões, cada uma com o espetáculo gravado em uma região de Florianópolis.

Em Palhaçada à la CARTE, agentes colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. A conturbada relação revelará os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida.

Após muitas tentativas e ajustes, eles descobrem o segredo de sua receita: alimentar o coração. Em cena, a chefe Malagueta (Paula Bittencourt), a gerente Gretta Panschetta (Greice Miotello) e o estagiário Jubi (Egon Seidler), com direção de Débora de Matos. 

Para gravar os espetáculos neste cenário pandêmico delicado, a companhia precisou se reinventar. 

“O projeto foi concebido pré-Pandemia. Então tivemos que adaptar o contexto diante de algo tão duro e real como o que estamos vivendo. Antes era fácil brincar, fazer essa alusão a uma pandemia e depois levar as pessoas a pensarem em ‘toxinas emocionais’. Agora, o imaginário coletivo tem um lugar muito concreto de pensamento sobre o tema, de dor, de sofrimento, etc.  Mas temos a palhaçaria a nosso favor, com empatia, carinho e abraço a essa realidade”, reflete Débora de Matos, diretora do espetáculo.

Cinco apresentações, cinco transmissões ao vivo

O primeiro espetáculo a ser transmitido, no dia 11 de junho, às 20h, foi gravado no Centro da cidade. O segundo, no dia 12, às 10h, no Sul da Ilha.

No mesmo dia, mas na parte da tarde, às 16h, será transmitido o espetáculo gravado no Norte da Ilha. Por fim, no dia 13 de junho, às 10h e 16h respectivamente, vão ao ar as gravações do Leste da Ilha e Continente.

Residência artística on-line e gratuita

Além da gravação e transmissão do espetáculo, a Traço Cia de Teatro irá promover um evento de formação para artistas, que terá como ponto de partida a execução do projeto – a produção, gestão e análise de um projeto cultural voltado a apresentações em diferentes regiões de uma cidade.

A residência será on-line e gratuita, voltada a artistas, de 21 a 24/6, das 18h30 às 21h30. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas pelo blog da Cia. até o dia 17/06.

São 15 vagas que serão prioritariamente distribuídas pelas 5 principais regiões da cidade (3 vagas por região – Continente, Centro, Leste, Norte e Sul). 

 

Palhaçada a la CARTE

Transmissões pelo canal do YouTube da Traço Cia de Teatro

11/06 (sex) – 20h – apresentação no Centro

12/06 (sáb) – 10h – apresentação no Sul

12/06 (sáb) – 16h – apresentação no Norte

13/06 (dom) – 10h – apresentação no Leste

13/06 (dom) – 16h – apresentação no Continente 



Traço comemora 20 anos com o espetáculo Palhaçada a la CARTE




Traço comemora 20 anos com o espetáculo Palhaçada a la CARTE










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...