img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

Lançamento do vídeo-documentário: O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História

Publicado em 20/05/2021


Lançamento do vídeo-documentário: O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História



Produção audiovisual que enfoca sociabilidades da comunidade de Ratones será lançada na noite desta quinta-feira, às 20 horas, em apresentação virtual.

“O rio, os engenhos, a roça: paisagens fragmentadas na história” é o vídeodocumentário que resulta de projeto encaminhado pela Associação dos Moradores de Ratones - (AMORA) ao Conselho dos Arquitetos e Urbanistas - (CAU/SC) atendendo ao edital “ACUPUNTURA URBANA: ESPAÇOS INCLUSIVOS E SUSTENTÁVEIS” lançado em 2019 pela entidade dos profissionais da arquitetura. O audiovisual recupera em depoimentos de moradores, paisagens e construções, um modo de vida e de sociabilidades em que se misturam aspectos rurais, ambientais e urbanos, em plena capital do estado.  

O projeto encaminhado pela AMORA atendeu requisito do edital dentro da perspectiva do patrimônio histórico e cultural, que previa ações destinadas à proteção do patrimônio arquitetônico, paisagístico e cultural no âmbito do estado de Santa Catarina. A modalidade escolhida foi a de publicações (audiovisual) para resgatar modos de vida, construções e instrumentos utilizados nas atividades rurais que caracterizaram a comunidade em tempos idos. E que ainda inspiram antigos e novos moradores, idosos e jovens, pequenos produtores rurais, já que na localidade do Norte da ilha ainda se encontram várias áreas de produção de hortaliças e outros plantios. Em vários depoimentos de moradores e  agricultores são mostradas as antigas práticas de sobrevivência econômica, dos usos da área do mangue,  de vida comunitária, de vivências familiares e culturais. Das dezenas de engenhos que existiram no local, restam apenas edificações ou partes da estrutura, inativos e fechados em propriedades particulares, ou imagens em fotos.

 

Para a presidenta da AMORA, Erica Xavier de Oliveira, a proposta de intervenção como “acupuntura urbana” pode reduzir danos e dores de perdas sucessivas nas características dessa área rural/comunitária. Como proposta audiovisual, possibilitará que seus moradores se fortaleçam enquanto cultura própria, identidade e tradição, inclusive para aumentar o reconhecimento da importância dessa ação. “Pretende-se contribuir com a preservação do patrimonio histórico, da  memória cultural e paisagística e valorização da importância desses modos de vida para existência e manutenção da bacia hidrográfica da localidade como espaço de sustentabilidade e inclusão”, afirma a presidenta. 

Na opinião do arquiteto  Ricardo José Monti –  responsável técnico pelo projeto, o CAU/SC, como instituição que agrupa os profissionais da arquitetura e urbanismo, deve transparecer sua essencialidade, ou seja, a transferência da cultura que nos condiciona em espacialidades, significados tendentes a ser testemunho digno e ético, impostos pela  necessária técnica humana da construção de cidadania pelo conjunto de indivíduos, transformada no seu habitat. “E o projeto realizado na parceria entre CAU/SC, AMORA e Movimento Filmes, contempla essa perspectiva”, finaliza.

Ficha Técnica:

Lançamento do Vídeodocumentário “O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História”.

Realização: AMORA – CAU/SC – MOVIMENTO FILMES 

Direção: Maurício Muniz

Produção: Leani Budde

Data e hora: 20.05.2021  -   20 Horas;

Link: https://meet.google.com/hxy-taah-bqt









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade