img

CULTURA

Lançamento do vídeo-documentário: O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História

Publicado em 20/05/2021

Lançamento do vídeo-documentário: O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História

Produção audiovisual que enfoca sociabilidades da comunidade de Ratones será lançada na noite desta quinta-feira, às 20 horas, em apresentação virtual.


“O rio, os engenhos, a roça: paisagens fragmentadas na história” é o vídeodocumentário que resulta de projeto encaminhado pela Associação dos Moradores de Ratones - (AMORA) ao Conselho dos Arquitetos e Urbanistas - (CAU/SC) atendendo ao edital “ACUPUNTURA URBANA: ESPAÇOS INCLUSIVOS E SUSTENTÁVEIS” lançado em 2019 pela entidade dos profissionais da arquitetura. O audiovisual recupera em depoimentos de moradores, paisagens e construções, um modo de vida e de sociabilidades em que se misturam aspectos rurais, ambientais e urbanos, em plena capital do estado.  

O projeto encaminhado pela AMORA atendeu requisito do edital dentro da perspectiva do patrimônio histórico e cultural, que previa ações destinadas à proteção do patrimônio arquitetônico, paisagístico e cultural no âmbito do estado de Santa Catarina. A modalidade escolhida foi a de publicações (audiovisual) para resgatar modos de vida, construções e instrumentos utilizados nas atividades rurais que caracterizaram a comunidade em tempos idos. E que ainda inspiram antigos e novos moradores, idosos e jovens, pequenos produtores rurais, já que na localidade do Norte da ilha ainda se encontram várias áreas de produção de hortaliças e outros plantios. Em vários depoimentos de moradores e  agricultores são mostradas as antigas práticas de sobrevivência econômica, dos usos da área do mangue,  de vida comunitária, de vivências familiares e culturais. Das dezenas de engenhos que existiram no local, restam apenas edificações ou partes da estrutura, inativos e fechados em propriedades particulares, ou imagens em fotos.

 

Para a presidenta da AMORA, Erica Xavier de Oliveira, a proposta de intervenção como “acupuntura urbana” pode reduzir danos e dores de perdas sucessivas nas características dessa área rural/comunitária. Como proposta audiovisual, possibilitará que seus moradores se fortaleçam enquanto cultura própria, identidade e tradição, inclusive para aumentar o reconhecimento da importância dessa ação. “Pretende-se contribuir com a preservação do patrimonio histórico, da  memória cultural e paisagística e valorização da importância desses modos de vida para existência e manutenção da bacia hidrográfica da localidade como espaço de sustentabilidade e inclusão”, afirma a presidenta. 

Na opinião do arquiteto  Ricardo José Monti –  responsável técnico pelo projeto, o CAU/SC, como instituição que agrupa os profissionais da arquitetura e urbanismo, deve transparecer sua essencialidade, ou seja, a transferência da cultura que nos condiciona em espacialidades, significados tendentes a ser testemunho digno e ético, impostos pela  necessária técnica humana da construção de cidadania pelo conjunto de indivíduos, transformada no seu habitat. “E o projeto realizado na parceria entre CAU/SC, AMORA e Movimento Filmes, contempla essa perspectiva”, finaliza.

Ficha Técnica:

Lançamento do Vídeodocumentário “O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História”.

Realização: AMORA – CAU/SC – MOVIMENTO FILMES 

Direção: Maurício Muniz

Produção: Leani Budde

Data e hora: 20.05.2021  -   20 Horas;

Link: https://meet.google.com/hxy-taah-bqt





Inscrições gratuitas para 2ª edição da Corrida da Ponte em Florianópolis encerram neste domingo

03/12 | Geral
Corrida será realizada nos dias 11 e 12 de Dezembro, em Florianópolis.

Piloto catarinense Carlos Renaux disputa, em Interlagos, última etapa da Porsche Endurance Series

03/12 | Esportes
A última corrida da temporada ocorre sábado (4) no templo do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Bairros da região continental de Florianópolis recebem a visita do Papai Noel

03/12 | Cidades
Durante 17 dias a população poderá acompanhar as atrações itinerantes nos bairros de Florianópolis

Corpo de jovem desaparecida é encontrado em praia de SC

03/12 | Geral
Amanda Albach, de 21 anos, estava desaparecida há 19 dias; O corpo da jovem foi encontrado na Praia do Sol, em Laguna.

Movimentação de carga no Porto de São Francisco cresce 25% em novembro

03/12 | Economia
Os dados foram divulgados pela autoridade portuária.


Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

03/12 | Regional
Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local

Figueirense reativa categorias de base e inicia cadastramento de núcleos e escolinhas

03/12 | Esportes
Inicialmente serão reativadas as categorias Sub-15 e Sub-17.

Veículos adulterados são apreendidos pela Polícia Civil em São José

03/12 | Policia
Na quinta feira (2), a Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, apreendeu no bairro Ponta de Baixo, em São José, um veículo com sinais identificadores adulterados.

Estação Espacial realiza manobra para se desviar de lixo

03/12 | Mundo
Órbita da estação baixou 310 metros

Abertura do Natal da Virada reúne milhares de pessoas em Florianópolis

03/12 | Cidades
O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, (2), no largo da Catedral Metropolitana da Capital.

Aeroporto de Florianópolis estreia rota inédita para Salvador neste fim de semana

03/12 | Turismo
É a primeira vez na história que o aeroporto da Capital catarinense tem uma ligação direta com o Nordeste.