img

TECNOLOGIA

Inscrições abertas para projeto de capacitação tecnológica Jovem Programador em Santa Catarina

Publicado em 06/05/2021

Divulgação
Inscrições abertas para projeto de capacitação tecnológica Jovem Programador em Santa Catarina

O recém-lançado Jovem Programador é um projeto de capacitação profissional na área de tecnologia que une jovens de 16 a 25 anos e empresas catarinenses



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


O projeto tem como objetivo qualificar jovens para a área de programação de computadores, para atuarem nas empresas do Estado de Santa Catarina, de forma presencial ou na modalidade de teletrabalho.

O primeiro módulo, que tem início em 21 de junho, será totalmente online terá como foco conceitos de lógica de programação e visa iniciar os alunos no mundo da programação de computadores. O jovem poderá cursar esse primeiro módulo pelo computador ou celular, somente tendo acesso à internet.

Os jovens que tiverem bons indicadores na primeira etapa estarão aptos a participar do módulo seguinte. Na segunda e terceira etapas, realizadas de forma semipresencial, os estudantes terão cursos de Programação de Sistemas e Programação Web. Ao todo, são mais de 440 horas-aulas para a formação de programadores.

Poderão se inscrever jovens que estejam cursando a partir do primeiro ano do no ensino médio - e que residam em uma das cidades beneficiadas pelo Jovem Programador (ou municípios vizinhos).

Neste primeiro momento, o Jovem Programador atenderá as cidades de Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul e Tubarão.

Lembrando que o Jovem Programador é gratuito para alunos de baixa renda, que poderão ser beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como objetivo garantir o acesso á educação profissional para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos. 

O Jovem Programador é uma iniciativa do Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina), em parceria o Senac SC, responsável pela área de ensino, com apoio do Seinflo (Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis), Communitech (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e Fecam (Federação Catarinense de Municípios). 

Para Juliano Vieira, coordenador do projeto no Senac SC, este programa será fundamental para reduzirmos o gap da qualificação no ecossistema catarinense e alavancar o desenvolvimento tecnológico no Estado:

“Além da qualificação profissional, o Jovem Programador também vai auxiliar estes jovens a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, com uma proposta que dá ênfase ao teletrabalho ou home office, permitindo que os jovens capacitados pelo curso possam ser contratados por empresas em toda Santa Catarina”.


Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







Setor aéreo prevê alta de 12% na oferta de voos no mês de junho

18/06 | Turismo
Em maio, as companhias apresentaram resultados satisfatórios frente à queda nos três meses anteriores

Avaí finaliza preparação para confronto com o Remo

18/06 | Esportes
A partida será no Estádio da Ressacada, às 16h30, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.


Secretaria da Administração promove Drive Thru para arrecadar cobertores em Florianópolis

18/06 | Geral
Serão recolhidos cobertores limpos e em bom estado para serem encaminhados à Rede Laço, coordenada pela primeira-dama Késia Martins. Os cobertores arrecadados serão destinados às assistências sociais dos municípios, privilegiando as cidades mais frias e com maiores índices de vulnerabilidade social.

Receita gerada com exportação dos Cafés do Brasil atinge US$ 357,6 milhões em maio de 2021

18/06 | Economia
Volume físico exportado foi de 2,6 milhões de sacas de 60kg, o que representa uma queda de 20,3% em relação a maio de 2020

Ministério da Defesa apresenta oportunidades para a indústria catarinense

18/06 | Geral
Encontro, promovido pelo Comdefesa, aconteceu em Joinville, nesta quarta-feira (16)