img

Florianópolis, 25/04/2024




REGIONAL

Confira receitas com Panc e prepare um cardápio nada convencional

Publicado em 05/05/2021


Confira receitas com Panc e prepare um cardápio nada convencional

Pesto de capuchinha




O consumo dessas espécies é amparado por uma série de pesquisas científicas que indicam não só a segurança do uso, mas também as propriedades nutricionais e de compostos bioativos presentes.

As plantas alimentícias não convencionais (Panc) estão ganhando espaço na mesa dos brasileiros e aquilo que parecia ser apenas um “matinho” do quintal está se transformando em ingrediente nas refeições.

“Elas são plantas que poderíamos consumir, mas que não fazem parte do nosso cotidiano. Muitas ainda têm algum consumo tradicional em determinadas regiões ou culturas, mas estão caindo em desuso”, explica Cristina Ramos Callegari, extensionista da Epagri em Florianópolis. Antes de levá-las para a cozinha, porém, é preciso saber identificá-las, conhecer as partes comestíveis e a forma de preparo indicada para o consumo. “Algumas só podem ser consumidas após o cozimento, que é fundamental para eliminar substâncias tóxicas para o organismo”, alerta Cristina.

A Epagri trabalha em todo o Estado para orientar sobre a identificação, o cultivo e o consumo das Panc. O objetivo é promover a saúde e a segurança alimentar de famílias rurais e pesqueiras, além de mostrar a possibilidade de cultivar essas espécies e diversificar a renda.

PESTO DE CAPUCHINHA

Ingredientes

100g de capuchinha (flores e folhas)

100g de castanha de caju

1 dente de alho

100g de queijo parmesão ralado

Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador com ½ xícara de azeite de oliva. Bata no modo pulsar e vá acrescentando azeite de oliva aos poucos. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, bata no modo normal do liquidificador. A castanha de caju pode ser substituída por nozes, amendoins, amêndoas ou sementes de girassol.

SUCO VERDE DE AZEDINHA

Ingredientes

6 folhas de azedinha

500ml de suco de laranja-lima

Açúcar demerara, mascavo, melado ou mel a gosto

Modo de preparo

Higienize as folhas de azedinha, rasgue-as com as mãos e coloque no liquidificador. Acrescente o suco de laranja-lima e triture bem. Adicione açúcar ou mel e gelo. Triture novamente e sirva. Se preferir, coe antes de adoçar. Para variar o sabor, acrescente outras frutas.

FILÉ DE PEIXE AO MOLHO DE PIMENTA-ROSA (AROEIRA)

Ingredientes

2 filés de peixe (linguado, sororoca ou outro de sua preferência)

20ml de óleo vegetal

3-5g de pimenta-rosa inteira

30g de manteiga

1 limão

Sal a gosto

Modo de preparo

Tempere os filés com sal e reserve. Coloque a pimenta-rosa em um frigideira em fogo baixo e deixe aquecer por 2 minutos, mexendo sempre para não queimar. Em seguida acrescente a manteiga e frite a pimenta por 1 minuto. Acrescente o sumo do limão misturando bem, desligue o fogo e reserve. Em uma frigideira com pouco óleo, frite os filés de peixe de ambos os lados até dourarem (por aproximadamente 3 minutos). Retire da frigideira e regue com o molho de pimenta-rosa ainda quente. Uma opção para servir é montar os filés sobre uma cama de legumes salteados na manteiga.



Confira receitas com Panc e prepare um cardápio nada convencional

Suco verde de azedinha



Confira receitas com Panc e prepare um cardápio nada convencional

Filé de peixe ao molho de pimenta-rosa (aroeira)



Com informações de CIRAM/EPAGRI








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade