img

Florianópolis, 23/04/2024




TECNOLOGIA

Anatel disponibiliza ferramenta para mapeamento de sinais de telefonia e banda larga móvel

Publicado em 04/05/2021


Divulgação
Anatel disponibiliza ferramenta para mapeamento de sinais de telefonia e banda larga móvel

A nova ferramenta, que também será disponibilizada em versão beta para celulares, tem alto grau de precisão em relação à realidade enfrentada pelos brasileiros na cobertura da telefonia móvel e foi criada a partir dos dados fornecidos pelas operadoras de serviços móveis.




Novo recurso permite que consumidores e empreendedores identifiquem a presença de telefonia móvel em seus municípios e comparem diferentes prestadoras de serviço

Seguindo a programação da Semana Nacional das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou, nesta segunda-feira (3), no Portal o "Painel Cobertura Móvel", uma ferramenta que contém mapas interativos com a distribuição da cobertura de telefonia móvel por todo o país.

O novo recurso permite que o consumidor consiga verificar a existência de redes 3G ou 4G com cobertura dentro de sua própria residência, nas ruas, trabalho, faculdade.

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, enfatizou que a disponibilização do Painel Cobertura Móvel segue uma das principais diretrizes da atual gestão da Agência, “O empoderamento do consumidor através de transparência e informação”, define.

Ele também citou a importância da nova ferramenta. “Nessa perspectiva é fundamental aprimorar os dados setoriais e compartilhar essas informações com diversos setores, como acadêmicos, formuladores de políticas públicas, imprensa e sociedade civil organizada”, conclui.

Com o Painel Cobertura Móvel, as instituições de pesquisa e órgãos públicos poderão realizar estudos e propor políticas públicas voltadas à expansão da banda larga móvel e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com um conjunto de dados mais robusto, que inclusive diferencia áreas urbanas das rurais.

Segundo a Anatel, todos os municípios brasileiros possuem acesso à telefonia móvel, o que não significa que suas áreas urbanas são totalmente cobertas, e 91,2% possuem sinal 3G ou 4G. Já na malha rodoviária pavimentada de jurisdição federal, 46% da extensão tem sinal 3G ou 4G.

“Novos compromissos e políticas regulatórias terão por objetivo a expansão dos trechos rodoviários cobertos, o que irá melhorar, por exemplo, a infraestrutura de transporte de cargas e passageiros”, afirmou o chefe da Assessoria Técnica da Agência, Humberto Pontes. Ele acrescentou que a cobertura 5G, na medida que for implantada no país, também será incluída na plataforma. O Leilão do Espectro 5G está previsto para ocorrer já no primeiro semestre deste ano.

 

 

*Com informações do Ministério das Comunicações









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade