img

Florianópolis, 25/04/2024




VARIEDADES

Artista catarinense expõe obra em uma das maiores mostras híbridas do mundo

Publicado em 04/05/2021


Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Artista catarinense expõe obra em uma das maiores mostras híbridas do mundo

Karine Padilha é natural de Xanxerê, Santa Catarina, e mora em Florianópolis há 16 anos. Em 2016, iniciou a graduação em Psicologia, quando passou a estudar os resultados do fazer artístico no comportamento humano. Desde então, explora e experimenta diversos recursos de criação e expressão, entre eles a fotografia, a pintura e a escrita.




Karine Padilha, que reúne arte e psicologia em sua obra, é destaque entre artistas de 40 países escolhidos para a exposição híbrida da Mostra Museu, de São Paulo, e The Covid Art Museum, da Espanha

Parceria entre a galeria brasileira "Mostra Museu: Arte na Quarentena" e a espanhola "The Covid Art Museum", primeiro museu de arte do mundo criado no início da pandemia, reúne arte, música e tecnologia para aproximar público, obras e artistas na plataforma multimídia do projeto, além de uma exposição a céu aberto em São Paulo.

O trabalho da catarinense Karine Padilha é uma das 200 obras escolhidas de 40 países para a Mostra - entre eles: Alemanha, Brasil, Cuba, Emirados Árabes, Filipinas, Itália, Índia, Líbano, Paquistão e Ucrânia - e que contam com participações de músicos brasileiros já consagrados, como Milton Nascimento, Criolo, Gal Costa e Pitty, além de diversos outros novos talentos que surgiram durante a Covid-19.

A obra escolhida pela curadoria da Mostra, o autorretrato "Desaparecendo", foi produzida em casa pela artista para transmitir suas emoções vivenciadas durante o período de isolamento social.

"A arte e a psicologia desempenham um papel fundamental no enfrentamento de questões como a ansiedade, a frustração, a solidão, a perda e o luto - intensificados durante a pandemia, permitindo que essas experiências sejam vividas de outras formas e ressignificadas através dos processos criativos", explica a artista e graduanda em Psicologia, Karine Padilha.

Natural de Xanxerê e moradora de Florianópolis há 16 anos, ela revela que unir a arte à psicologia em uma expressão artística num momento tão desafiador foi fundamental para manter a criatividade e a saúde física e mental. 

“Quando criei esta obra, estava experienciando uma sensação de bloqueio criativo e de apagamento, reflexo do que estamos vivendo socialmente bloqueados, impedidos, de certa forma apagados do mundo. Através da arte, pude elaborar essas e outras sensações", conta a artista, que também é escritora.

"Desaparecendo" e todas as obras da Mostra compõem a exposição híbrida em ambientes físicos de São Paulo e na galeria virtual com destaques dos artistas para todo o mundo.   

Conheça o trabalho de Karine no site larinepadilha.com.br e no Instagram @karine_padilha_



Artista catarinense expõe obra em uma das maiores mostras híbridas do mundo

Em 2017, escreveu o livro “Lugeo”, que integrou a XI Entre Mostras, da Fundação Cultural Badesc (Florianópolis). De 2017 a 2018, participou ativamente do programa de rádio Quinta Maldita, também na capital catarinense, que reúne performances artísticas organizadas pelo músico e literato Demétrio Panarotto; Em 2019, expôs o projeto “Poemas de Amor e Cataclismos” na FAF, que integrou a Maratona Cultural de Florianópolis. Neste ano, expõe o autorretrato Desaparecendo/Disappearing na Mostra Museu de São Paulo; Atualmente trabalha com psicologia e arte, prestando atendimentos psicológicos na clínica escola do CEPSI- Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia, da Faculdade CESUSC, na Capital.



Artista catarinense expõe obra em uma das maiores mostras híbridas do mundo

A obra escolhida pela curadoria da Mostra, o autorretrato "Desaparecendo", foi produzida em casa pela artista para transmitir suas emoções vivenciadas durante o período de isolamento social.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade