img

Florianópolis, 17/04/2024




POLITICA

Segunda edição do Parlamento Jovem é confirmado pela Câmara Municipal de São José

Publicado em 28/04/2021


Divulgação
Segunda edição do Parlamento Jovem é confirmado pela Câmara Municipal de São José



O objetivo é promover a integração da Câmara Municipal de São José com estudantes do ensino fundamental e médio, permitindo ao aluno participar da rotina da Casa e compreender o papel do Poder Legislativo Municipal

Vem aí a segunda edição do Programa Parlamento Jovem no âmbito da Câmara Municipal de São José.

"A ideia seria iniciar o processo em maio para que, em agosto, a gente tenha o início das atividades, seguindo até agosto de 2022", explicou a presidente do Legislativo, Méri Hang, durante a votação do Projeto que culminou com a aprovação do parecer favorável à matéria.

Em relação à primeira edição, finalizada em fevereiro, a Casa propôs algumas mudanças, como o tempo de mandato (de dois para um ano) e o formato de escolha, com votação virtual.

"São algumas modificações necessárias, importantes para o desempenho do Parlamento Jovem, envolvendo cidadania, conhecimento do trabalho de cada vereador, rotina de projetos de lei, indicações, etc", explicou a relatora do Projeto de Resolução nº 003/2021, Alini Castro. 

A vereadora ainda explicou quem pode pleitear sua vaga no Parlamento Jovem 2021-2022. "Poderão participar os alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio. Ainda continuamos com a vaga garantida para pessoas com deficiência. As escolas poderão participar indicando seus alunos e a votação será por meio digital em razão da pandemia", destacou a parlamentar.

A matéria, aprovada por unanimidade, também mereceu elogios dos vereadores Alexandre Cidade (MDB) e Antônio Carlos Silveira (PSB). "Esta iniciativa da Câmara é uma semente plantada nesta geração. Quem ganha é o nosso município", frisou Alexandre Cidade.

Parlamento Jovem

O programa foi instalado no dia 8 de agosto de 2019 quando 19 vereadores jovens foram empossados em solenidade prestigiada por integrantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além da Escola do Legislativo da ALESC.

Com o objetivo de promover a integração da Câmara Municipal de São José com estudantes do ensino fundamental e médio, permitindo ao aluno participar da rotina da Casa e compreender o papel do Poder Legislativo Municipal, o Parlamento Jovem visa contribuir para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade, com ênfase nos problemas relacionados à adolescência, conforme dispositivos estabelecidos pela Resolução nº 526 de 12 de dezembro de 2018, de autoria da Mesa Diretora.  

 



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...