img

TECNOLOGIA

Lente intraocular que tem revolucionado o tratamento da catarata chega a Santa Catarina

Publicado em 20/04/2021

Fotos: Divulgação
Lente intraocular que tem revolucionado o tratamento da catarata chega a Santa Catarina

A lente tem revolucionado o tratamento da catarata na Europa e Estados Unidos. Agora, finalmente, ela chegou ao Brasil e já pode ser implantada em cirurgias realizada no Estado.



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


Um senhor de 70 anos, aposentado, morador de Florianópolis, que sofria de catarata em estágio avançado, foi a primeira pessoa em Santa Catarina a receber a lente intraocular Vivity, tecnologia criada por um chinês e desenvolvida pela Alcon, maior e mais respeitada indústria de oftalmologia do mundo.

A operação inédita em Santa Catarina foi feita na semana passada pelo médico Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF).

“Senti-me honrado e entusiasmado em poder usar, pela primeira vez, esta tecnologia e, mais importante de tudo, fiquei muito satisfeito em dar ao paciente uma visão perfeita porque, no fim das contas, é essa a nossa mais importante missão”, sintetiza o oftalmologista, responsável por mais de 300 transplantes de córnea.

A nova lente faz com que a visão de média e longa distância seja nítida e não cause efeitos adversos, como acontecia com outras lentes.

É realizada, durante o procedimento cirúrgico, uma pequena incisão e a lente é colocada dobrada dentro do olho para, em seguida, se abrir e ficar na sua forma original.  Ou seja, não é milagre, é apenas a tecnologia de ponta, manuseada por profissionais capacitados, para a melhorar a saúde das pessoas.

A lente natural do nosso olho é cristalina, mas quando deixa de ser transparente, chamamos isso de catarata. Na cirurgia, se retira a catarata e é implantada a lente dentro do olho, que permite uma visão muito boa para longe e preserva a visão de perto.

O paciente poderá também abandonar o uso dos óculos e, se não houver reação, não precisará mais passar por cirurgias, apenas acompanhamento de rotina. “Resumindo, dá um salto na qualidade de vida”, resume Dr. Ernani, que semana que vem fará a segunda cirurgia com a nova tecnologia.



Lente intraocular que tem revolucionado o tratamento da catarata chega a Santa Catarina



Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







Governador Carlos Moisés de volta ao cargo afirma que a Justiça restabeleceu a verdade

07/05 | Geral
O governador Carlos Moisés afirmou que a decisão do Tribunal Misto de Impeachment, proclamada nesta sexta-feira, 7, restabeleceu a verdade e reparou um erro, já que não havia justa causa legal.

Governador Carlos Moisés é absolvido no caso dos respiradores e retornará ao comando do Estado

07/05 | Politica
Por 6 votos a 4, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) foi absolvido da acusação de crime de responsabilidade na compra dos 200 respiradores não entregues pela empresa Veigamed. A

Mega-Sena acumulada; próximo sorteio deve pagar R$ 20 milhões

07/05 | Brasil
Próximo sorteio será amanhã (8)

Confira a previsão do tempo para o final de semana em Santa Catarina

07/05 | Geral
O mar segue agitado, com ondas de sul em todo litoral. A altura varia de 2,5 m a 3,0 m (com picos chegando aos 3,5 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, de 2,0 m a 2,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca no Litoral Sul.

Morreu nesta quinta-feira Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet brasileira, aos 66 anos

07/05 | Tecnologia
Considerado uma referência da internet brasileira, Aleksandar Mandi morreu nesta quinta-feira 06/05.

ABIH-SC transfere para 2022 a Encatho e Exprotel

06/05 | Turismo
Decisão foi tomada com base em pesquisas realizadas com hoteleiros e fornecedores