img

Florianópolis, 19/04/2024




MARKETING

Como evitar desperdício de alimentos e bebidas em restaurantes?

Publicado em 10/03/2021


Como evitar desperdício de alimentos e bebidas em restaurantes?



O Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos e bebidas no mundo. Acesse e saiba como evitar o desperdício em seu restaurante.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada família brasileira desperdiça cerca de 128,8 kg de alimentos e bebidas por ano. Esses dados colocam o Brasil entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo, o que é muito preocupante.

Diante desses dados, é de extrema importância que os restaurantes adotem algumas práticas para evitar com que esse número cresça. Pequenas em seus estabelecimentos podem dar um rumo melhor a essa triste realidade de desperdício de comida e bebidas.

Com o objetivo de ajudar seu restaurante a não fazer a venda de melhores bebidas e comidas que serão desperdiçadas, selecionamos algumas dicas de como evitar essa situação. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
 

Dicas para evitar o desperdício de alimentos e bebidas em restaurantes

Para evitar que o seu estabelecimento colabore com o desperdício de alimentos e de bebidas baratas, separamos algumas dicas para que esse problema comum de desperdício de alimentos não seja mais uma realidade.

  • Faça sempre o inventário de suas bebidas e alimentos, desse modo, será possível averiguar quais são os alimentos que sobram e faltam para o preparo de alimentos ou a venda de bebidas em seu restaurante;

  • Tenha uma ficha técnica para fazer o controle das compras de ingredientes de seu restaurante;

  • Prepare um cardápio com ingredientes semelhantes, garanta a utilização de um ingrediente em mais de uma receita;

  • Conserve seus alimentos e bebidas adequadamente e na temperatura indicada pelo fabricante, alimentos como o palito de chocolate podem estragar na temperatura inadequada.

Além disso, treine os colaboradores do estabelecimento para que as práticas citadas anteriormente possam ser seguidas.

 

Benefícios de evitar o desperdício

Ao evitar o desperdício de creme de Nutella e outros alimentos em seu estabelecimento, você garante os seguintes benefícios:

  • Promove a sustentabilidade;

  • Minimiza os gastos financeiros do seu estabelecimento;

  • Melhora a segurança sanitária no ambiente de trabalho.

 

Posso cobrar taxa de desperdício?

Não! Cobrar a taxa de desperdício vem sendo uma alternativa para inúmeros restaurantes, no entanto, essa é uma prática abusiva que vai contra o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

As multas para o descumprimento dessa norma pode chegar a até R$ 7 milhões, afinal, o cliente já paga pelo custo total da produção de alimentos e sobremesas com Nutella promoção, ou seja, não cobre em hipótese alguma a taxa de desperdício!









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...