img

TECNOLOGIA

ACATE e SENAI SC lançam programa para formação de desenvolvedores de software

Publicado em 06/03/2021

FIESC
ACATE e SENAI SC lançam programa para formação de desenvolvedores de software

Fabrizio Machado Pereira


As empresas catarinenses de tecnologia terão a oportunidade de ajudar na formação de novos desenvolvedores de software, profissionais entre os mais buscados e em falta no setor. A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o SENAI SC estão lançando novas turmas do projeto DEVinHouse.



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


O programa se dedica a formar desenvolvedores em nove meses. No dia 4 de março, às 18h, será realizado o evento de lançamento para as empresas interessadas, que  terão  a oportunidade de patrocinar as turmas e contratar os profissionais ao final do ciclo. 

Empresas de todos os portes associadas à ACATE poderão se inscrever ou formar grupos de duas ou três companhias para patrocinar uma turma e ofertar, ao final, no mínimo cinco vagas de emprego. Serão cinco novas turmas - 40 vagas em cada uma delas - com início em abril, junho e agosto. O conteúdo será desenvolvido a partir do perfil demandado  pelas empresas apoiadoras, e os alunos inscritos poderão usufruir de bolsas de estudo que subsidiam até 100% do valor do curso. Ao final, alguns serão  contratados pelas empresas. 

“O programa é uma excelente oportunidade para as empresas de tecnologia colaborarem com a formação dos profissionais que elas mais precisam,  sabendo que eles terão uma excelente formação. Estudos já apontam que teremos um déficit de 100 mil profissionais no setor nos próximos quatro anos se não ampliarmos iniciativas como essa”, disse o presidente da ACATE, Iomani Engelmann. 

Na primeira turma em andamento, que teve início em novembro de 2020 e foi patrocinada pela empresa Softplan,  foram mais de 800 pessoas interessadas -  460 fizeram a prova e 40 alunos foram selecionados. As formações desses candidatos são variadas e vão desde recém graduados até profissionais de outras áreas buscando mudar de carreira.  

O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, explica que uma formação de qualidade é de extrema importância para ingressar na carreira. “O SENAI é um dos maiores formadores de desenvolvedores no campo da TI no Brasil e a maior escola profissionalizante da América Latina. Começar a carreira no mundo do desenvolvimento de software, um mercado que não para de crescer, é promissor. Além das bolsas de estudo, o projeto oferece a possibilidade de iniciar na empresa assim que se formar”, finalizou. 


Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







SC inicia processo para ser primeiro estado a fazer articulação da logística reversa

20/04 | Geral
A iniciativa integra o Programa Penso, Logo Destino do IMA que visa a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

Confira o calendário de vacinação desta semana para pessoas de 63, 67 e 68 anos em Florianópolis

20/04 | Cidades
A ampliação nesta semana também ocorrerá para profissionais de saúde autônomos de 50 anos ou mais, com comorbidades

Ceart Aberto à Comunidade: Edições Virtuais começam neste sábado (24)

20/04 | Variedades
O evento apresentará ainda em sua programação as obras selecionadas em um segundo edital, o ?Prêmio Invenções pandêmicas?, que traz 10 criações de estudantes do Ceart que irão compor uma exposição virtual.

Transcatarina inova mais uma vez e cria categoria Camping

20/04 | Esportes
A cada ano surgem mais novidades e, desta vez, é a criação de mais uma categoria: a Camping, que terá os pernoites no meio da trilha

Polícia Militar encontra grande quantidade de explosivos em Santa catarina

20/04 |
Esta foi a uma das maiores apreensões deste material ocorrida na região

Hotéis de Florianópolis personalizam roteiros com foco no turismo de natureza e experiências ao ar livre

20/04 | Turismo
IL Campanario Villaggio Resort e Jurerê Beach Village criam roteiros com atividades em terra, água e mar