img

Florianópolis, 24/04/2024




COMUNIDADE

Vacinação em SC: 290 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nos grupos prioritários

Publicado em 06/03/2021


Vacinação em SC: 290 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nos grupos prioritários



O balanço parcial de vacinação divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina mostra que Santa Catarina aplicou, até o momento, 290.320 doses da vacina contra o novo coronavírus.

Deste total, 221.391 correspondem à primeira dose (D1) e 68.929 à segunda (D2), um aumento de 22.186 doses (D1+D2) aplicadas em um comparativo com o boletim anterior, divulgado na quarta, 3 de março. O balanço é elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) com informações fornecidas pelos municípios catarinenses.

Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, a população indígena e os idosos com mais de 80 anos.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) emitiu nota de alerta aos municípios catarinenses para que eles definam estratégias para acelerar a vacinação contra a Covid-19. O documento solicita que, a partir do recebimento de nova remessa de doses, os municípios deem imediata continuidade à aplicação das vacinas nos grupos prioritários.

“A nossa orientação é para que as doses sejam aplicadas assim que chegarem aos municípios. Caso um município encerre a vacinação nos idosos com 80 ou mais, por exemplo, ele tem autonomia para iniciar a vacinação nos idosos com 79 anos, 78 anos e assim sucessivamente”, explica a gerente de imunização da Dive, Arieli Fialho.

Importante ressaltar que a pessoa só pode ser considerada imunizada após ter tomado duas doses da vacina. Além disso, a imunidade não começa imediatamente após a aplicação da segunda dose. Estudos preliminares indicam que o prazo para que a pessoa possa ser considerada imunizada, após a aplicação da segunda dose, é de 2 a 4 semanas, que é o tempo que o sistema imunológico leva para criar anticorpos neutralizantes que impedem a entrada do vírus nas células.

Por esse motivo, é de extrema importância que todos aqueles que já tomaram as duas doses da vacina continuem seguindo todas as medidas de prevenção, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.



Com informações de SECOM/SC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade