img

BRASIL

Presidente Jair Bolsonaro diz que insumos da CoronaVac chegarão nos próximos dias

Publicado em 25/01/2021

Presidente Jair Bolsonaro diz que insumos da CoronaVac chegarão nos próximos dias

A informação, segundo o presidente, foi repassada pela Embaixada do país asiático.



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na tarde desta segunda-feira (25), que os insumos necessários para a fabricação da vacina CoronaVac estão próximos da liberação pela China e devem chegar ao Brasil "nos próximos dias".

Além dos insumos da CoronaVac, o presidente disse que os ingredientes farmacêuticos ativos (IFA) da outra vacina em uso no Brasil, a produzida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, também estão com trâmite acelerado para que possam ser enviadas da China. 

Com a chegada da matéria-prima das duas vacinas, tanto o Instituto Butantan quanto a Fundação Oswaldo Cruz poderão produzir, envasar e rotular milhões de doses da CoronaVac e do imunizante da AstraZeneca.  

Também pelas redes sociais, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, compartilhou a publicação de Bolsonaro e destacou que o seu país continuará a ajudar o Brasil no combate à pandemia.

Nos últimos dias, em um esforço diplomático, ministros do governo se reuniram com o embaixador para tentar acelerar a liberação dos insumos, que tinham previsão de entrega no início do mês, mas ficaram retidos no país asiático. Segundo o presidente brasileiro, na sua live semanal transmitida na semana passada, o atraso no envio é uma questão apenas burocrática da China e não teria vinculação com a relação bilateral entre os países.  

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a primeira remessa de insumos da China deve chegar ao Brasil até o final desta semana. "A previsão de chegada dos insumos no Brasil é até o final dessa semana, garantindo com isso a continuidade da fabricação e distribuição das vacinas", afirmou em um vídeo postado nas redes sociais pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL

Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







ACATE e SENAI SC lançam programa para formação de desenvolvedores de software

06/03 | Tecnologia
As empresas catarinenses de tecnologia terão a oportunidade de ajudar na formação de novos desenvolvedores de software, profissionais entre os mais buscados e em falta no setor. A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o SENAI SC estão lançando novas turmas do projeto DEVinHouse.

Shopping Iguatemi Florianópolis lança festival para valorizar artistas locais

06/03 | Variedades
O Shopping Iguatemi Florianópolis lança na segunda-feira, dia 8, um Festival de Artes que vai garantir visibilidade para as obras produzidas por artistas plásticos que atuam na capital - sejam eles nascidos ou radicados na cidade.

Prefeitura de São José retoma obras de pavimentação no Bela Vista e Centro Históric

06/03 | Cidades
Os trabalhos estão sendo realizados na Rua Gisela e na Rua Getúlio Vargas

Vacinação em SC: 290 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nos grupos prioritários

06/03 | Comunidade
O balanço parcial de vacinação divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina mostra que Santa Catarina aplicou, até o momento, 290.320 doses da vacina contra o novo coronavírus.


Pelo segundo final de semana, transporte coletivo de Florianópolis será destinado prioritariamente a trabalhadores

05/03 | Cidades
As linhas de transporte executivo estarão suspensas nestes dias.