img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

Documentário Cisne Negro - Uma homenagem a Cruz e Sousa será lançado nesta quinta (16)

Publicado em 16/07/2020


Victor Moraes
Documentário Cisne Negro - Uma homenagem a Cruz e Sousa será lançado nesta quinta (16)

JB - Frame doc Cruz e Sousa




Um ano depois da inauguração do mural Cisne Negro, obra de grandes dimensões no Centro de Florianópolis em homenagem a Cruz Sousa (1861 ? 1898), o Street Art Tour lança documentário homônimo que mostra detalhes e bastidores da pintura, assinada pelo artista Rodrigo Rizo.

Além de registros do trabalho do artista, o doc também traz depoimentos de historiadores e pesquisadores sobre a vida e obra do autor: da resistência e combate ao racismo à genialidade como poeta e expoente do simbolismo no Brasil. O lançamento será nesta quinta (16), às 20h, nos canais do Street Art Tour no Instagram (@streetarttourfloripa) e Facebook: facebook.com/streetarttourfloripa

Com imagens e direção de Victor Moraes, o doc é uma obra complementar e com o propósito de contextualizar o público sobre a homenagem: quem foi o poeta, sua relevância literária e social na Desterro do século passado e cujos versos ainda ecoam. Passado um ano, o mural se transformou num marco para Florianópolis e também para a cena de arte da Capital.

"De fato o mural se tornou um grande ícone e isso se deve também pela relevância monumental do tema. Hoje a discussão sobre o racismo foi amplificada pelos recentes casos de violência policial contra jovens negros periféricos e parte da sociedade reagiu e se posicionou com o movimento Vidas Negras Importam. Como reação, iniciou-se um movimento de revisionismo histórico importante que derrubou monumentos de homenagem a homens que contribuíram para esse sistema racista que perdura até hoje. Acho que o mural tem uma importância nesse processo, pois é um monumento que se ergue em homenagem a um homem negro ilustre que pode e deve ser referência para todos", afirma Rodrigo Rizo.

O mural de 900 metros quadrados começou a ser feito no começo de junho de 2019 no paredão do edifício João Moritz, localizado ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. O artista contou com o apoio de um elevador externo, que o levou a uma altura de até 30 metros para executar a pintura.

"Para nós, enquanto produtores, é um prazer nos envolvermos em um projeto que movimentou a cena histórica da nossa cidade por meio da arte urbana. Junto ao artista Rodrigo Rizo e ao videomaker Victor Moraes, responsável pela produção audiovisual, concordamos que seria importante não só registrar o processo de evolução do mural, mas também contextualizar a história do personagem", diz a produtora cultural Marina Tavares, idealizadora do movimento Street Art Tour ao lado do produtor Arturo Valle Junior e do artista Rodrigo Rizo.

Com pouco mais de 17 minutos, o doc tem depoimentos de Rodrigo Rizo; da pesquisadora, professora e militante Jeruse Romão; do historiador e biógrafo de Cruz e Sousa Fabio Garcia; e da educadora, professora e pesquisadora Maria Aparecida Rita Moreira. Tem ainda a participação do ator João Batista Costa, o JB, com leitura de um poema.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade